Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Também é surpreendente a mínima de ontem da Praia da Rainha, 7,9ºC, uma vez que daqui lá em voo de pássaro são apenas alguns quilómetros e tudo plano. O campo rebaixado aqui ao lado e uma zona encaixada na Mata dos Ingleses na depressão da Ribeira de Sassoeiros merecem com certeza atenção pois penso que devem ter mínimas comparáveis.
.

É verdade, boa minima junto a praia da Rainha, não sei se na ribeira de Sassoeiros consegue ter o mesmo potencial que aquela zona em termos de inversão, sinceramente apostaria mais no vale da ribeira de Barcarena ou do Jamor, mas posso estar enganado.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas rajadas por aqui.
A temperatura mantem-se estável, segue nos 21,7ºC, humidade nos 46 %
___________

Seiça,Ourem,
com mais uma amplitude térmica superior a 20ºC, desta feita a EMA registou 24ºC.
Extremos: 8,2ºC / 32,2ºC
 
  • Gosto
Reactions: Geopower e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta tarde no vale do Tejo.

Foto tirada por um colega de trabalho.

ZP0jAqg.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
sinceramente apostaria mais no vale da ribeira de Barcarena ou do Jamor, mas posso estar enganado.

Concordo, citei aqui a zona da ribeira de Sassoeiros por ser a única em que talvez possa fazer uma investigação e por poder acompanhar. Costuma ter neblinas rentes ao solo e costumava ter geadas mas estas não consegui ver este ano, provavelmente não fui lá nas alturas certas mas de facto as mínimas que observei aqui na varanda, apenas como referência claro, não se aproximaram dos valores dos anos anteriores.

O Jamor é mesmo bem fresquinho, aquela grande extensão de fundo plano do vale assim que se põe o sol esfriava rapidamente, lembro-me quando lá vivia ao pé, e não só na zona do complexo desportivo, penso que mais acima até chegar a Queluz tem muitos pontos propícios. Era vulgar ao amanhecer haver neblinas a encher o vale.


Aqui agora estão 23,5ºC e o vento mantém-se muito comedido, pouco mais do que fraco, 23,8ºC na varanda.
Toda a zona de Cascais/Lisboa/Setúbal mantém-se acima dos 21º. Só em Sintra do lado norte e no Cacém já desceu aos 19ºC.
Colares lidera a descida, 17,1ºC uma hora atrás, claro, aquela várzea arrefece notavelmente, quando desço a serra por aquele lado, à passagem por Colares sinto sempre bem fresco.
Curioso o Cabo Raso ainda ser a mais baixa de todas, 16,9ºC às 21h. Água do mar fria...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Curioso o Cabo Raso ainda ser a mais baixa de todas, 16,9ºC às 21h. Água do mar fria...

Passei por lá às 19:30, o termometro da conta quilometros, marcou 18,8ºC, claro que a medição não foi bem feita, dado que não parei, mas estava fresco por la, alguns minutos depois,em Cascais cheguei a registei 24,7ºC. :calor:
Apanhei uma lestada valente na estrada que liga Aldeia de Juzo a Malveira da Serra, aquela zona é sempre impressionante em termos de vento.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Madrugada tropical, a temperatura não desceu dos 21,3ºC. :calor:
Neste momento, já registo 25,0ºC. :hehe:

Notavel a actual leitura das estações da rede IPMA
Inversões vs Lestada, proporciona sempre diferenças incriveis.
Está visto que Alvega vai ter uma amplitude térmica bem agressiva.

Bvc9s8Q.jpg