Vespa Velutina ou Asiática?!



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
1º referenciar a situação do ninho/enxame;
2º fotografar se possível sem se aproximar (gestos lentos);
3º afastar-se devagar pelo mesmo caminho, nada de correr!
:)

Correr é a pior coisa que se pode fazer, e isto é válido para abelhas e vespas europeias também, e em caso de uma picada isolada nas proximidades de uma vespeiro/colmeia nunca entrar em pânico e começar a esbracejar, pode provocar uma ataque muito pior.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei se é o local adequado, mas cá vai.

Ontem aconteceu-me algo que normalmente é só com abelhas ou vespas normais. Desta vez, para terem a noção, achei que era um pássaro!
Ia no carro, numa recta, nem ia muito depressa, e ouvi grande pancada na janela do meu lado, que estava meio aberta. Primeiro pensei que tinha sido um pássaro, mas não vi nada no espelho. Até que vejo qualquer coisa no vidro de trás e até pensei que fosse um escaravelho, porque era preto. Encostei, fui abrir a porta da bagageira, quando vejo pelo vidro uma coisa que nunca tinha visto e nem sabia que havia cá em baixo. Fiquei realmente parva e assustada com o animal. Abri a porta, ela saiu e nunca mais a vi.
Quando cheguei a casa, falei com o meu pai, disse que o animal era preto e com 2 ou 3 riscas amarelas e ele disse que não era uma taranta (abelha/vespa/wtv), que para o tamanho, forma e cor que eu dizia não podia ser. Fiz uma pesquisa e aquilo que eu vi, era isto da foto:

Mais alguém já viu esta criatura?

:thumbsup:


Retirei dessa publicação estas imagens para ser mais fácil a identificação:
oo0mbaI.jpg


fCVPNrt.jpg


mJhCtBa.jpg


6TW5nCT.jpg
 
  • Gosto
Reactions: meteoamador

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
não deve ter sido uma vespa asiática... o pdf na pag 39 fala em outras vespas até de dimensões maiores e que são relativamente comuns.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
É um pouco off topic, mas já se cruzaram alguma vez com este bicharoco? Este ano já me cruzei bastante vezes, e são bem maiores que a vespa asiática só que são mais raros de se avistar do que qualquer outra abelha/vespa. Eles são perigosos? Assustadores são porque são enormes, se bem que acho que no vídeo nem parece tão grande.

 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É um pouco off topic, mas já se cruzaram alguma vez com este bicharoco? Este ano já me cruzei bastante vezes, e são bem maiores que a vespa asiática só que são mais raros de se avistar do que qualquer outra abelha/vespa. Eles são perigosos? Assustadores são porque são enormes, se bem que acho que no vídeo nem parece tão grande.



Ainda hoje de manha, aqui na minhas flores, vi esse abelhão, mas já foi a 2ª vez que me cruzei com ele, e já me tinha perguntado a mim mesmo que espécie seria, e o seu nome. Ele faz um barulho, a vibração das assas que se consegue ouvir a alguns metros, e também ele é visivel em pleno voo, desde que levanta da planta. Tinha-o avistado á cerca de 1 mes talvez, e aqui a poucos metros de onde o vi hoje outra vez.
Agora falando a respeito do titulo do tópico, nunca avistei por aqui essas especie da abelha asiática, e ainda bem, porque essa é mais um das pragas, que veio para o nosso país assim como o escaravelho da palmeira e outras, que só prejudicam, a nossa abelha do mel, que tão saboroso que ele é.
Aqui só vejo aquelas abelhas que fazem aqueles vespeiros nos buracos dos tijolos, mas sao sempre de pequena dimensao.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
são inofensivos para as abelhas, mas atenção a picada dói com o c*****o e não estou a brincar já fui mordido em miudo e foi uma coisa que nunca esqueci uma picada de abelha é um beliscão desse abelhão é um pontapé onde ca sabemos , ps esses dos tijolos são vespeiro mas não são abelhas que os fazem são vespas nativas e não se aproxime muito pois elas não gostam
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Correr é a pior coisa que se pode fazer, e isto é válido para abelhas e vespas europeias também, e em caso de um picada isolada nas proximidades de uma vespeiro/colmeia nunca entrar em pânico e começar a esbracejar, pode provocar uma ataque muito pior.

Podes crer que correr é a pior coisa e falo por experiência própria. Quando era puto, com uns 12/13 anos fui de bicicleta ao Pego do Inferno, para lá tudo numa boa estavam a tirar o mel das colmeias, quando vinha para cá, apanhei com o camião que levava o mel em cima, esquece lá isso, começaram-me a atacar fui abanar as orelhas ui foi uma festa, lixei-me para a bicicleta e desato a correr :lmao:fiquei com o pescoço parecia que tinha papeira. :lmao:Salvação foi o gajo do camião, ver e deitou o produto para afugentar elas, mas em corrida de velocidade garanto-te que corri mais depressa que o Obikwelu. :D Desde daí, que eu e as abelhas criámos um afastamento total, quando mais distantes melhor. :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e MSantos

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
É um pouco off topic, mas já se cruzaram alguma vez com este bicharoco? Este ano já me cruzei bastante vezes, e são bem maiores que a vespa asiática só que são mais raros de se avistar do que qualquer outra abelha/vespa. Eles são perigosos? Assustadores são porque são enormes, se bem que acho que no vídeo nem parece tão grande.

Penso que se trata da abelha carpinteira. Lembro-me de puto que a flor de predileção dessas abelhas eram as ervilhas de cheiro, não falhava, estavam lá sempre.

http://en.wikipedia.org/wiki/Eastern_carpenter_bee
http://www.pestplus.pt/abelhas--vespas.html
 
  • Gosto
Reactions: 1337

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Consultei o grupo que me foi mostrado aqui, a opinião deles aponta para uma vespa mamute ou para uma Sphecius Speciosus. O certo é que a dita cuja que vi, era grande, tinha a cabeça preta e o rabo com as manchinhas amarelas, o que bate certo com a vespa mamute que realmente existe em Portugal (mas eu nunca tinha visto!).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
essa ao que me dá para ver é a vespa asiática, as fotos não são grande coisa mas, dá para ver que as patas têm duas cores e o abdómen é quase todo negro. E sim existem vespas endémicas grandes, a vespa cabro que muitas vezes é confundida com a asiática é maior que a asiática. Mas a nossa vespa cabro é mais clara e com mais zonas amarelas e as patas são de uma só cor. A vespa das fotos tem as patas de duas cores escuro perto do corpo e amarelas nas pontas
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
essa ao que me dá para ver é a vespa asiática, as fotos não são grande coisa mas, dá para ver que as patas têm duas cores e o abdómen é quase todo negro. E sim existem vespas endémicas grandes, a vespa cabro que muitas vezes é confundida com a asiática é maior que a asiática. Mas a nossa vespa cabro é mais clara e com mais zonas amarelas e as patas são de uma só cor. A vespa das fotos tem as patas de duas cores escuro perto do corpo e amarelas nas pontas
É isso mesmo. Tem duas cores nas patas. As pontas são amarelas. Neste limpa garrafas andam vespas asiaticas, abelhas e uns abelhoes grandes. Que autoridades devo informar? Deve haver ninho perto.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
A limpa garrafas, ou Callistemon, é uma árvore que atrai uma imensidão de todo o tipo de polinizadores.
Pode informar atraves do http://www.sosvespa.pt/web, que é uma aplicação onde pode se registar, e ver no mapa de Portugal, a localização exacta dos seus ninhos.
 
  • Gosto
Reactions: keipha