Ajuda compra de telescópio



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Boa Tarde

Estou a pensar adquirir um telescópio para poder observar o céu a noite mas não estou a procura de nada profissional.

Andei a pesquisar no olx e pela net, e encontrei estes dois em segunda mão.
Na opinião dos entendidos qual me aconselham!

http://barcarena.olx.pt/telescopio-celestion-astromar-70-iid-474615328

http://oeiras.olx.pt/telescopio-iid-476109358

Cumprimentos

Da minha parte, deixo um guia:

http://www.ccvalg.pt/astronomia/publicacoes/comprando_telescopio.htm

Dás poucos dados. De onde pensas observar? Quais são as tuas expectativas relativamente ao telescópio (o que esperas ver)? Isto é importante na formulação da resposta à tua pergunta. Em certos casos é preferível binóculos (são mais portáteis entre outras vantagens).
 
Última edição:

The_Command

Cirrus
Registo
31 Mai 2015
Mensagens
6
Local
Caldas da Rainha
Não tenho propriamente o vicio, e já algum tempo que ando para adquirir um telescópio. Acontece que ontem disseram-me que iria dar para observar a estação espacial pois a noite esteve com o céu totalmente limpo.
Julgo que a consegui ver a olho nu penso eu!!
Procurava algo que desse pelo menos para ver planetas a lua etc... já pensei na ideia dos binóculos e até encontrei este relativamente barato.

http://www.coisas.com/BINOCULO-BRESSER-COM-TRIPE,name,224863710,auction_id,auction_details

Procuro um telescópio barato e nada de topo porque gosto de observar as estrelas mas não me considero um fanático de forma a fazer isto um hobbie.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não tenho propriamente o vicio, e já algum tempo que ando para adquirir um telescópio. Acontece que ontem disseram-me que iria dar para observar a estação espacial pois a noite esteve com o céu totalmente limpo.

Observar a estação espacial internacional através do telescópio implica um investimento (tempo, dinheiro e conhecimentos) muito acima daquilo que estás disposto a dar. Vê-se melhor a olho nú e com binóculos (mas não há muita diferença).

Espero que outras pessoas contribuam neste tópico para enriquecer a discussão. A meu ver, o reduzido campo de visão dos telescópios é um problema. Podes estar a olhar para algo e não fazer a mínima. Os binóculos são mais fáceis porque o campo de visão é maior. Não esperes ver algo de especial com binóculos/telescópios baratos. A astronomia é um passatempo extremamente caro.

Estive a procurar e encontrei um vídeo que aparenta mostrar o que se vê através de um telescópio (penso eu igual ou muito semelhante) àqueles que mostraste:



No meu caso já tive um refletor de 114 mm e não se via muito melhor. Hoje ainda tenho binóculos 10x50. Campo de visão grande e dá para ver algumas coisas. Crateras da lua com alguma definição, nebulosas e Júpiter (sem detalhes) com as suas luas (pontinhos brilhantes de luz). Mas como escrevi, outros membros do forum certamente terão algo a escrever.
 

The_Command

Cirrus
Registo
31 Mai 2015
Mensagens
6
Local
Caldas da Rainha
Muito obrigado pela ajuda.

Penso que irei optar então por uns binoculos, pois poderá ser uma forma mais barata e se o interesse aumentar invisto então num telescópio.
Vou ver se este binoculo que meti no link em cima é +- razoável para o que quero. Além disso como pratico geocaching sempre há mais uso para dar a um par de binoculos.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Muito obrigado pela ajuda.

Penso que irei optar então por uns binoculos, pois poderá ser uma forma mais barata e se o interesse aumentar invisto então num telescópio.
Vou ver se este binoculo que meti no link em cima é +- razoável para o que quero. Além disso como pratico geocaching sempre há mais uso para dar a um par de binoculos.

Se souberes inglês, aqui tens um sítio:

http://www.space.com/26021-best-binoculars.html
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
esse não são uma boa escolha, iam-te desapontar a astronomia é como agradar a uma mulher se fores forreta corre mal, os melhores para amadores são os newtonianos não ligas as desvantagem de colimar, eu tenho um de 130mm e dá bem, depende de quanto quiseres gastar, no mundo dos telescópios maior é melhor e tenta-se ter sempre o maior ao menor preço. cada aumento de 130 para 135 ou 140 é acompanhado de um aumento exponecial em preço. não ligues as ampliações podes aumentar muito e em vez de saturno vez uma bola castanha. quanto a iss não fiques desanimado ela passa muitas vezes por cá e basta estar o ceu limpo ela é muito brilhante, www.heavens-above.com é muito útil podes ver a posição da iss em tempo real e podes ver os iridios
 

The_Command

Cirrus
Registo
31 Mai 2015
Mensagens
6
Local
Caldas da Rainha
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Vou mesmo optar por uns binoculos parece-me ser a melhor opção pelo menos para já.
Já pude encontrar na net a venda uns binóculos Bresser 10x50 tanto novos como em 2 mão a preços acessíveis, no entanto o Monóculo que apresentei a cima
bresser 20x60x com tripé também tem um preço bem baratinho em 2 mão. Pela pesquisa que fiz se tivermos uns binoculos acima de 10x50 convém termos um tripé para estabilizar.
Ora o bresser 20x60x tem tripé mas não encontro informação de que seja bom para observar o céu a noite, apenas indicam ser ideal para a natureza.
Acham que será bom para o que pretendo?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Vou mesmo optar por uns binoculos parece-me ser a melhor opção pelo menos para já.
Já pude encontrar na net a venda uns binóculos Bresser 10x50 tanto novos como em 2 mão a preços acessíveis, no entanto o Monóculo que apresentei a cima
bresser 20x60x com tripé também tem um preço bem baratinho em 2 mão. Pela pesquisa que fiz se tivermos uns binoculos acima de 10x50 convém termos um tripé para estabilizar.
Ora o bresser 20x60x tem tripé mas não encontro informação de que seja bom para observar o céu a noite, apenas indicam ser ideal para a natureza.
Acham que será bom para o que pretendo?

Os binóculos em termos estéticos e práticos são melhores que os monóculos. O 10x50 é uma excelente escolha (é das opções mais recomendadas para astrónomos amadores - a outra são os 7x50). Têm um peso leve a moderado mas são um bocadinho grandes (isto para levar em viagens grandes a pé - como por exemplo geocatching). Binóculos maiores, como escreveste, não são muito práticos. Entra numa loja e avalia os binóculos 10x50 antes de os comprares. Com um telescópio pequeno há a (des)montagem - se for o caso - e a portabilidade. É preferível comprar uns binóculos do que um telescópio e este ficar num canto devido à desilusão com a imagem ou a pouca paciência.

No fim de contas, e para ver a Lua, por exemplo, é muito mais fácil pegares nuns binóculos do que um telescópio (focar, mover etc).

Os melhores binóculos para a astronomia para principiante são os ...x50 (como escrevi antes - 7x50 ou 10x50). Pelo menos eram estes quando comprei os meus.

Adição: Quando escrevi para avaliar os binóculos é para veres a estética e sentires o peso. Só assim saberás se é útil para ti e para as tuas atividades.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
é marketing toda a gente pensa em binóculos é só para os passarinhos e assim, vê bem o bresser tem abertura de 60 que é igual a um dos telescopios, os binóculos têm outra vantagem como são binoculares não cansam a vista e compensa o ponto cego , eu possuo uns pentax 10x50 e acredita que os uso mais vezes do que o telescopio, como possuem correcção por prismas não apresentam aberrações cromaticas como muitos telescopios pequenos
 

The_Command

Cirrus
Registo
31 Mai 2015
Mensagens
6
Local
Caldas da Rainha
Boas

Recebi hoje o monóculo que tinha referido. Está como novo agora resta saber se é bom para o que pretendo.
Pedi um tripé emprestado e já concluí que não posso adquirir um tripé baratinho pois este é made in china bastante leve mas já deu para reparar que é muito instável.
 

David Faria

Cirrus
Registo
26 Nov 2015
Mensagens
2
Local
Portugal
Olá a todos.
Estou no mesmo caso do The_Command, mas posso adicionar mais uns dados.
A minha mulher anda há vários anos á procura de um telescópio, para ver (IMPORTANTE) a lua e (Não-importante) alguns planetas, talvez marte ou assim, os mais pertos.
Já li o site que me recomendaram e apenas consigo ver que o telescópio mais adequado para ela é um newtoniano.
O sítio para ver seria no pico duma montanha perto de onde vivemos, que é bastante alta e não-obstruída visivelmente, evidentemente.
Já tive também á procura no olx, mas como não tenho conhecimentos suficientes, não posso procurar devidamente.
O meu orçamento pode ir até 150€.
Com estes dados, conseguiriam ajudar-me ?

Obrigado.
David Faria.
 
  • Gosto
Reactions: Denise Pinto
Registo
21 Mai 2021
Mensagens
3
Local
Rondinha RS
Olá, sou novo aqui e queria a opinião sobre um telescópio que tenho a possibilidade de adquirir, sempre tive vontade ter um, mas nunca pude comprar, agora apareceu este, mas não conheço nada. Agradeço se ajudarem.

Telescópio Bosma 720x80