Seguimento Litoral Centro - Junho 2015

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
mtwo4k.png
Exacto passou aqui mesmo ao lado da minha terra e agora entretanto começou de novo a chover a temperatura baixou para 34.6
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e david 6


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Nunca tinha visto nada como isto o céu ficou tipo nevoeiro co rajadas violentas de vento mas com areia mistura tipo tempestade no deserto e levou tido á frente em movimentos circulares, e dirigiu-se para o Montijo que se deixou de ver com a areia que estava no ar,
Pela descrição deste post, é possível que o @stormy tenha razão em falar de downburst, mas lá está, só mesmo com o radar de Coruche. Pode ter sido uma frente de rajada mais violenta apenas.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Muita gente a falar disso nas redes sociais. Concordo com o @stormy, provável microburst seco, estranho é que a convecção a existir, mesmo elevada, é bastante fraca.
Aqui há uns anos quando ocorreu algo do género algumas estações Davis notaram uma boa anomalia na pressão. Alguém reparou nisso ?
Zd3tbOW.png


Quase todas as estações deram um salto de +2 hPa.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,736
Local
Loures
Como disse o @Vince , bastante gente nas redes sociais a falar desse tal fenómeno. Há sensivelmente 25 minutos, os aviões na Portela alteraram a pista de aterragem da 03 para a 21, inclusivé um Transavia divergiu para Faro, agora não sei se a razão foi a mesma, pois não foi lançada nenhuma SPECI.

Também no seguimento Sul falam disso em Vendas Novas, post do @Brunomc .

EDIT 17:08 - na METAR das 17h, é indicado windshear em todas as pistas, razão pela qual foi mudada a pista de aterragem (a pista 21 oferece aos pilotos uma melhor aproximação por instrumentos).
 

fog

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
89
Local
lisboa
Junto à Praça de Espanha, fenómeno meteorológico idêntico ao já descrito. Caixotes do lixo, alguns já no exterior dos prédios, voaram uns tantos metros. O ruído foi assustador.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
O que aconteceu por Lisboa levou ao 'borregar' / go around / aterragem abortada do TAP 1271 um Airbus 320 proveniente de Viena - passou por cima de mim para aterrar, vinha eu na 2ª circular mesmo no alinhamento da pista. De repente um rugido imenso e volta a elevar-se. Vi no FlightRadar24 que foi dar um giro a Palmela para se fazer de novo à pista mas em sentido contrário - agora de norte para sul. Aterrou em segurança.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000