Seguimento Litoral Centro - Junho 2015

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Boas

Aqui depois da máxima de 36,0ºC aconteceu o mesmo relatado um pouco por toda a parte aqui na zona, rajadas muito fortes de vento alguns pingos e descida repentina da temperatura, foi lindo ver o pessoal a fugir da praia :lol::lmao:

Rajada máxima registada pela minha estação de 60km/h pelas 16:21

Agora céu encoberto e 26,0ºC com vento nulo
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Prates

Cumulus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
123
Local
Póvoa de Santa Iria (100mts Alt.)
Vou deixar aqui 3 fotos que tirei por volta das 17h30 a partir da Arruda dos Vinhos, não me parece ser a célula que estava sobre o Cartaxo mas sim outra mais distante.
gTPDP3c.jpg
Ubxpt89.jpg
2onFN7z.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Noticia RR - O Instituto de Meteorologia ainda está a trabalhar os dados, mas já não tem qualquer dúvida que foi um tornado que, ao início da tarde, arrancou árvores de grande porte pela raiz na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra.

O meteorologista Bruno Café confirma o fenómeno e explica que, da análise a imagens tiradas por um civil, foi possível confirmar tratar-se de “um tornado, em que se via a formação da nuvem em forma de funil e que vinha até à superfície”.

Bruno Café acrescenta que o fenómeno “começou na zona da Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, e depois deslocou-se para a Península de Setúbal, sendo que este percurso deverá ter durado menos de uma hora”.

Além deste tornado, que provocou danos nos telhados de algumas habitações e a queda de várias árvores, o Instituto de Meteorologia diz ter registos de outras situações na zona Centro do país, nomeadamente no distrito de Santarém e no de Castelo Branco.

Como não há alterações meteorológicas até ao final do dia, é possível, segundo Bruno Café, que possa “ocorrer pontualmente um fenómeno semelhante, mais na zona Centro”.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=60655

Pois a noticia já tem 3 anos, as pessoas que nao olhem para a data podem ficar a pensar que é de hoje, e ficam induzidas em erro.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Daqui consegui ver bem para Este toda a instabilidade da zona de Coruche/Alcochete! Não tenho bem certeza, mas acho que consegui ouvir alguns trovoes muito longínquos dessas células...
Por enquanto nada de novo aqui, de assinalar o grande enfraquecimento do vento que esta quase nulo e a descida significativa da temperatura com apenas 25ºC. O céu encobriu completamente por nuvens médias/altas e aguarda-se por alguma trovoada e/ou chuva que não esta fácil desenvolver-se!!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Meteorologicamente falando, Lisboa tem-se vindo a tornar um lugar desinteressante. Tudo o que ocorre no resto do país não se dá em Lisboa, nestes últimos tempos.:mad: