Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2015



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Bom espectáculo visual de raios na direcção de Viseu.
Infelizmente é só mais uma célula que não passa aqui. Essa zona têm tido uma quantidade abastada de precipitação nas trovoadas dos últimos dias. O distrito da Guarda também teve, e Trancoso têm tido imensas células a formarem-se lá. A zona de Aveiro e Coimbra tiveram ontem grandes células e até mais que uma. A zona da Lousã até nem se fala. Ontem também tiveram células Mortágua, Tábua Nelas e Oliveira do Hospital. E Tondela teve hoje. E eu no meio, em Tourigo, tive sempre todas as células a passarem-me ao lado.

Parece que o quasi-tornado que vi hoje quis recompensar-me, mas caramba, todas as células passam ao lado e eu bem precisava de uma rega na horta.

Vivo nesta zona há pouco tempo e sendo assim sei pouco dos seus microclimas. Mas pergunto-me será que há qualquer coisa geográfica que faz com que esta zona onde estou tenha sempre menos actividade, menos precipitação. Nas cartas climáticas, é óbvio que as serras têm muito mais precipitação, e entre as serras da Lousá, Açor, Estrela e Caramulo, poderia explicar por que é que a zona Mortágua-Tondela têm menos precipitação. Já no episódios convectivos de Maio era a mesma coisa. Vejo todas as células que se formam junto à Estrela a migrarem para Viseu, abastando a zona de trovoadas. E vejo as células que se formam sobre o Açôr-Lousã a migrarem para Coimbra, abastando este caminho quando há este tipo de episódios. Explicações ou simples coincidência?
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Frente com muita, muita atividade, vários clarões.

Algumas nuvens com um azul clarinho esquisito, a lembrar imagens dos tornados americanos.

Vento um pouco forte, vão caindo umas pingas.

Referias-te a isto? :)

59sbvd.jpg


2eeehww.jpg
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Bom espectáculo visual de raios na direcção de Viseu.
Infelizmente é só mais uma célula que não passa aqui. Essa zona têm tido uma quantidade abastada de precipitação nas trovoadas dos últimos dias. O distrito da Guarda também teve, e Trancoso têm tido imensas células a formarem-se lá. A zona de Aveiro e Coimbra tiveram ontem grandes células e até mais que uma. A zona da Lousã até nem se fala. Ontem também tiveram células Mortágua, Tábua Nelas e Oliveira do Hospital. E Tondela teve hoje. E eu no meio, em Tourigo, tive sempre todas as células a passarem-me ao lado.

Parece que o quasi-tornado que vi hoje quis recompensar-me, mas caramba, todas as células passam ao lado e eu bem precisava de uma rega na horta.

Vivo nesta zona há pouco tempo e sendo assim sei pouco dos seus microclimas. Mas pergunto-me será que há qualquer coisa geográfica que faz com que esta zona onde estou tenha sempre menos actividade, menos precipitação. Nas cartas climáticas, é óbvio que as serras têm muito mais precipitação, e entre as serras da Lousá, Açor, Estrela e Caramulo, poderia explicar por que é que a zona Mortágua-Tondela têm menos precipitação. Já no episódios convectivos de Maio era a mesma coisa. Vejo todas as células que se formam junto à Estrela a migrarem para Viseu, abastando a zona de trovoadas. E vejo as células que se formam sobre o Açôr-Lousã a migrarem para Coimbra, abastando este caminho quando há este tipo de episódios. Explicações ou simples coincidência?
Tourigo mesmo, ou Pousadas? Tondela por norma fica sempre no meio da acção. Nos ultimos tempos é sempre a ver passar ao lado, ou por Santa Comba Dão, ou por Viseu. Mas quando é visitada costuma ser durinha :-)
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Ainda apanhei um ou outro :)

xpvdw3.png
 

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
A qualidade do timelapse não é a melhor e as condições de gravação também não o eram, mas fica uma ideia :) (ver em HD)

 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
...Vivo nesta zona há pouco tempo e sendo assim sei pouco dos seus microclimas. Mas pergunto-me será que há qualquer coisa geográfica que faz com que esta zona onde estou tenha sempre menos actividade, menos precipitação. Nas cartas climáticas, é óbvio que as serras têm muito mais precipitação, e entre as serras da Lousá, Açor, Estrela e Caramulo, poderia explicar por que é que a zona Mortágua-Tondela têm menos precipitação. Já no episódios convectivos de Maio era a mesma coisa. Vejo todas as células que se formam junto à Estrela a migrarem para Viseu, abastando a zona de trovoadas. E vejo as células que se formam sobre o Açôr-Lousã a migrarem para Coimbra, abastando este caminho quando há este tipo de episódios. Explicações ou simples coincidência?

Sim realmente aqui temos aqui um clima especial, muito por causa da zona geográfica. Estamos rodeados de Serras, temos a Estrela a leste, a Sul a do Açor, A oeste Luso, a norte Caramulo. (se as cenas de direcção estiverem erradas corrijam-me não sou muito bom em coordenadas.:D)
No que toca a trovoadas nestas situações que temos tido nos últimos dias, penso que é lotaria também ajudada pela orografia que cria e também desvia muita coisa. O Vento Também conta muito. Nestas situações de cutoff´s e complicado saber onde nascem e passam.


ao longo do tempo vais Verificar que a Serra da Estrela é um Motor de fazer Trovoadas no verão. (quando há condições).
se houver Nortada ( em Santa Comba nota-se bem nortada) Geralmente ficam confinadas á própria orografia e vão em direcção a Celorico da Beira, ou Guarda empurradas pela nortada... com sorte,as vezes vem até Nelas ou Mangualde, até Viseu isto se a nortada for fraca e se a célula for robusta.

Agora quando há instabilidade sem nortada como é o caso é isto que acontece. Lotaria. Geralmente aqui por Santa Comba é velas a passar ao largo :D

No inverno é ao contrario, o Caramulo e o luso de vez em quando é um motor de fazer nuvens em entradas de frentes marítimas. Quando calha chove sem parar durante todo o dia.
Aqui em Santa Comba já houve dias inteiros de Nevoeiro cerrado e em Tondela um sol espectacular.

Mas quem for mais entendido que explique melhor, não tenho grande conhecimento técnico, é o que tenho visto ao longo do tempo se estiver errado corrijam-me. :thumbsup: