Seguimento Litoral Centro - Junho 2015

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
É brutal o tamanho desta bigorna que começou a Este e já está por cima de Rio Maior!

BOA5gsn.jpg
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
A primeira questão para tentar desvendar o "mistério" é: Rs caseiro? Ou de origem? Se a 2ª opção qual a marca da estação (não esquecer que algumas estações não tem RS eficaz)

é caseiro, foi o Geiras que fez, mas eu tenho o RS +ou- há 1 ano e só agora de um dia para o outro é que registei estas 2 temperaturas mais elevadas, comparado com Coruche
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Daqui avisto a escuridão que está sobre a serra de aire e Candeeiros, os trovoes já se vao ouvindo á mais de meia hora, apesar de nao ser ainda muito barulhentos. Vamos ver o que virá de lá.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
é caseiro, foi o Geiras que fez, mas eu tenho o RS +ou- há 1 ano e só agora de um dia para o outro é que registei estas 2 temperaturas mais elevadas, comparado com Coruche

Pelos vistos tinha razão, sempre tiveste valores inferiores a Coruche ( nas t.máximas), não tinha logica começar acontecer o inverso, foi isso que me chamou atenção, o que está acontecer é super normal, estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros para uma melhor qualidade nos dados.
Eu não tenho estação meteorologica ( porque não quero), mas mesmo tendo dataloggers ou simples sensores tento ser rigoroso e estar sempre atento se ha alguma leitura incorrecta, digamos que faz parte.
Já agora, tenho 2 RS´s feitos pelo Geiras e funcionam bem, e no fim de semana passado levei um para Mafra e trabalhou na perfeição.

Cumprimentos
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Pelos vistos tinha razão, sempre tiveste valores inferiores a Coruche ( nas t.máximas), não tinha logica começar acontecer o inverso, foi isso que me chamou atenção, o que está acontecer é super normal, estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros para uma melhor qualidade nos dados.
Eu não tenho estação meteorologica ( porque não quero), mas mesmo tendo dataloggers ou simples sensores tento ser rigoroso e estar sempre atento se ha alguma leitura incorrecta, digamos que faz parte.

Cumprimentos

Felizmente nunca tive problemas e há 3 anos e meio que tenho aquilo a bombar. Até acho estranho nunca ter tido leituras inflacionadas!
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Pelos vistos tinha razão, sempre tiveste valores inferiores a Coruche ( nas t.máximas), não tinha logica começar acontecer o inverso, foi isso que me chamou atenção, o que está acontecer é super normal, estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros para uma melhor qualidade nos dados.
Eu não tenho estação meteorologica ( porque não quero), mas mesmo tendo dataloggers ou simples sensores tento ser rigoroso e estar sempre atento se ha alguma leitura incorrecta, digamos que faz parte.

Cumprimentos

e eu agradeço pela atenção, mas como tenho tido temperaturas parecidas às de Coruche, umas vezes mais outras menos não liguei muito, mas secalhar teem razão quando a diferença é de uns 33.6 para uns 38, depois de almoçar, vou ver o RS para ver se tem alguma falha
agora estabilizou nos 35.5
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Geiras

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
e eu agradeço pela atenção, mas como tenho tido temperaturas parecidas às de Coruche, umas vezes mais outras menos não liguei muito, mas secalhar teem razão quando a diferença é de uns 33.6 para uns 38, depois de almoçar, vou ver o RS para ver se tem alguma falha
agora estabilizou nos 35.5

Estamos cá, tal como disse o jonas_87, para ajudar. Neste caso, eu sobretudo tenho o dever de o fazer, tendo em conta que fui o responsável pela construção do RS. Preocupei-me na altura que os fiz e os vendi, preocupo-me agora com as leituras e irei sempre preocupar-me com os mesmos de modo a perceber onde possa ter eventualmente falhado, de forma a que possa corrigir futuramente em novos RS's que possa vir a fazer. Ao longo do tempo é natural que a fiabilidade vá reduzindo, devido ao envelhecimento do material. E é nessas situações que deve ser feita uma revisão, uma nova pintura, uns ajustes aqui e ali, tal como tenho feito no meu. De qualquer forma o RS sempre se manteve impecável, permitindo leituras fidedignas. Se de um momento para o outro isso deixou de acontecer, é questão de se verificar o que possa ter acontecido :)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
09.06.2015_13h45.JPG


Conjugação entre a forte a insolação da superfície terrestre com a morfologia do relevo, designadamente a presença de uma vertente soalheira exposta a sul do sistema Aire – Candeeiros, aliado à existência de suficiente humidade no ar nas camadas inferiores da troposfera, conduziu a rápidos movimentos ascendentes de ar que desencadearam rápidos fenómenos de condensação que, por sua vez, originam aguaceiros pontualmente fortes e eventualmente acompanhados de trovoada.

É o fim do mundo por aqui! Cai granizo entre 1 a 1,5cm com brutalidade!!!

Estás na vertente soalheira e muito perto do núcleo central da tempestade. Pelo menos mais vinte minutos de tempo severo aí; alguns quilómetros a leste daí não há precipitação nenhuma... tudo muito localizado.
 
Última edição: