IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,293
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O IPMA não tem aviso de trovoadas?

O IPMA nunca tem aviso de trovoadas! Trovoada é sempre uma espécie de acompanhamento multimedia para os "aguaceiros por vezes fortes e de granizo". Por mais incêndios que sejam iniciados por descargas, por mais prejuízos que nem se conseguem contabilizar nas redes e aparelhagem eléctrica, por mais cabeças de gado que sejam electrocutadas nos campos fora dos currais, etc, o IPMA acha que o primeiro trovão que as pessoas ouçam é sempre um aviso atempado e mais que suficiente.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
O IPMA nunca tem aviso de trovoadas! Trovoada é sempre uma espécie de acompanhamento multimedia para os "aguaceiros por vezes fortes e de granizo". Por mais incêndios que sejam iniciados por descargas, por mais prejuízos que nem se conseguem contabilizar nas redes e aparelhagem eléctrica, por mais cabeças de gado que sejam electrocutadas nos campos fora dos currais, etc, o IPMA acha que o primeiro trovão que as pessoas ouçam é sempre um aviso atempado e mais que suficiente.

É uma boa questão essa. O IPMA do continente agrupa os dois. Talvez por ser mais comum a ocorrência de chuva e trovoada em simultâneo. Nos Açores é diferente. Trovoadas são pouco comuns. Ainda assim é estranho não utilizarem a sua própria lista de critérios. Porque até no continente, penso eu, é mais comum haver trovoada seca do que nos Açores (que é raro).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
De há uns tempos para cá a AEMET em dias de previsão de muita trovoada tem divulgado nas redes sociais um output de descargas dum modelo deles (HARMONIE) mas não fiquei inteiramente convencido. Houve um dia há umas semanas atrás que reparei que na parte portuguesa foi um grande flop. Mas pode ter sido azar/coincidência. De qualquer forma é sempre útil.

Por curiosidade, previsão desse modelo para hoje

sK4aASw.png


E já agora, para amanhã:

uLXFel5.png




Sobre as DEA, o mais importante era o IPMA ver o que se passa no output, pois algo não está bem, aparecem localizações estranhas e nem tem sido usual nos últimos anos, costumava ser bastante certinho.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
O IPMA nunca tem aviso de trovoadas! Trovoada é sempre uma espécie de acompanhamento multimedia para os "aguaceiros por vezes fortes e de granizo". Por mais incêndios que sejam iniciados por descargas, por mais prejuízos que nem se conseguem contabilizar nas redes e aparelhagem eléctrica, por mais cabeças de gado que sejam electrocutadas nos campos fora dos currais, etc, o IPMA acha que o primeiro trovão que as pessoas ouçam é sempre um aviso atempado e mais que suficiente.
Pois é que quando vou ao meteoalarm (da Europa) vejo quase sempre avisos de trovoada em todos os países, menos Portugal! Acho que é algo que falha no IPMA!
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
O IPMA dantes ainda colocava avisos de trovoada mas depois começou a condensá-los em avisos de precipitação apenas, não sei bem porquê. Avisos de rajadas fortes provenientes da convecção também acabam por ser condensados num aviso de precipitação. Poderiam por exemplo ser condensados no aviso de trovoada, se não quisessem usar o de vento.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,736
Local
Loures
O IPMA dantes ainda colocava avisos de trovoada mas depois começou a condensá-los em avisos de precipitação apenas, não sei bem porquê. Avisos de rajadas fortes provenientes da convecção também acabam por ser condensados num aviso de precipitação. Poderiam por exemplo ser condensados no aviso de trovoada, se não quisessem usar o de vento.

Posso estar enganado mas acho que essa condensação foi depois da passagem de IM para IPMA :hmm:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Posso estar enganado mas acho que essa condensação foi depois da passagem de IM para IPMA :hmm:

Porque será que fazem essa "condensação"? Acho que estão a desvalorizar as descargas elétricas e suas eventuais consequências.
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
O que se passa com o radar de Coruche? Já o vejo parado há muito tempo, ninguém sabe de nada?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Posso estar enganado mas acho que essa condensação foi depois da passagem de IM para IPMA :hmm:

Essa condensação, foi feita, depois de ocorrer o tornado em Lagoa e de mais alguns, desde daí, que o aviso de precipitação engloba por vezes, fenómenos de vento extremo e as trovoadas, a meu ver, não faz muito sentido existir um aviso para trovoada, em casos em que a previsão seja aguaceiros e trovoadas, como não faz muito sentido, existir um aviso para vento nos casos em que haja possibilidade de existir fenómenos extremos de vento, avisos para vento só nos casos em que seja vento sustentado e com rajadas frequentes e não em situações de fenómenos extremos de vento em que são muito localizados, na minha opinião, o IPMA faz o mais correcto e assim não se tem 3 ou 4 avisos quando se pode englobar tudo num só, desde que a informação seja correcta do aviso, não vejo mal nenhum nisso.

Se às vezes, já existe críticas, não choveu e tivemos aviso amarelo todo o dia, se metem um aviso de vento quando as situações são de vento fraco a moderado e só na ocorrência de alguma célula mais violenta é que pode vir alguma rajada mais forte não faz muito sentido ter esse aviso para vento. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e SpiderVV

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Em termos de avisos relacionado com o vento forte(nortada) aqui na zona o IPMA tem melhorado a olhos vistos.
Admito perfeitamente que eles tenham alguma dificuldade em prever a velocidade correcta das rajadas, pois isto por aqui, trata-se de um fenomeno local.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena