Seguimento Açores e Madeira - Junho 2015

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aí discordamos.

Não sou eu que o afirmo. Tanto que as fontes estão disponíveis online para quem as quiser consultar.

Tu gostas do assunto mas nem toda a gente partilha esse gosto.

Sim, gosto como tu e tantos outros gostam, por isso mesmo a informação devia ser mais cuidadosa senão ainda podem pensar que o Oriental fica mesmo ao lado dos grandes continentes....

Quanto à fundamentação, isso vai ao encontro do que escrevi anteriormente, não vejo problema na entrevista. Nem nas aulas se ensina tudo quanto mais numa mera entrevista..

É a tua opinião e como tal merece ser respeitada.

Quanto aos avisos... nem sempre os modelos ajudam.

Ainda se a desculpa fosse apenas e somente os modelos...
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Não sou eu que o afirmo. Tanto que as fontes estão disponíveis online para quem as quiser consultar.

Refiro-me a isto:

as entrevistas deveriam ser melhor explícitas e melhor fundamentadas, até porque correm o risco de cair em descrédito,

Imagina o teu cenário ideal... tens um meteorologista a debitar montes de informação, fundamentação atrás de fundamentação, para um jornalista, que é um completo leigo. Esse leigo tem de perceber para comunicar a outros leigos, os leitores. Mas antes disso, o editor, outro leigo, tem de perceber, e aprovar, o que o jornalista escreveu. Ora, se o jornalista não percebeu, é bem provável que o editor não perceba. Como é que o leitor vai perceber? Está-se mesmo a ver que o editor vai cortar muita informação.

Entrevistas na TV com meteorologistas é uma coisa. Aí podem debitar o que quiserem. Na imprensa escrita o melhor mesmo é simplificar. E a melhor forma de captar a atenção de um qualquer leitor é informação simples, curta e dramática do género: "Açores experienciam o mês de Abril mais seco de sempre". Um título do género: "Açores experienciam o mês de Abril mais seco de sempre nas ilhas com clima Csb" não terá os mesmos leitores :lol:

PS:

Sim, gosto como tu e tantos outros gostam, por isso mesmo a informação devia ser mais cuidadosa senão ainda podem pensar que o Oriental fica mesmo ao lado dos grandes continentes....

Isso é geografia não meteorologia :p
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Refiro-me a isto:

Imagina o teu cenário ideal... tens um meteorologista a debitar montes de informação, fundamentação atrás de fundamentação, para um jornalista, que é um completo leigo. Esse leigo tem de perceber para comunicar a outros leigos, os leitores. Mas antes disso, o editor, outro leigo, tem de perceber, e aprovar, o que o jornalista escreveu. Ora, se o jornalista não percebeu, é bem provável que o editor não perceba. Como é que o leitor vai perceber? Está-se mesmo a ver que o editor vai cortar muita informação.

Sim, eu percebi. Então porque também não cortaram informação em relação ao grupo Ocidental e Central partindo do principio que existem ilhas (plural) que segundo as classificações de Koppen Geiser incluem-se de igual modo nas categorias que também são comuns ao Grupo Oriental, em vez de (como sempre) englobarem os dois grupos num só, como se todas as restantes 7 ilhas tivessem as mesmas caracteristicas edafo-climáticas? A resposta é claramente óbvia: rótulos e etiquetas, nada mais, nada menos.
Quem faz boa meteorologia, na minha opinião, claro, não deveria cometer tais lacunas, porque só demonstra falta de profissionalismo. Há que saber resumir de forma precisa, clara e honesta a informação debitada, caso contrário nem vale a pena abrir a boca.


Isso é geografia não meteorologia :p

Pelos vistos nem a própria geografia, quanto mais o resto.
Na minha geografia física dos meus tempos de escola, as Canárias, Cabo Verde e Madeira, ainda faziam parte do grupo de arquipélagos mais próximos dos grandes continentes (tal como diz a entrevista), exceptuando-se obviamente os Açores por estarem mais afastados, mas hoje parece que já incluem o Oriental como não fazendo parte da lista do mesmo clima dos Açores, fazendo crer que apenas o Ocidental e o Central é que têm as tais características, (salve seja!) relativas às zonas mais "afastadas" dos grandes continentes, quando toda a gente entendida minimamente em meteorologia e que não concorde com estereotipações, sabe que isso não é verdade.
E foi daí a minha chamada de atenção ao tentarem classificar este grupo com um só clima, quando existem igualmente outras ilhas pelo Central que fazem parte da mesma lista de categorias, e outras até com categorias iguais a São Miguel ou às zonas mais altas de Santa Maria, portanto acho que essas pseudo catalogações não fazem o menor sentido de existirem. Com os avisos é a mesma coisa.
Nos Açores, as zonas costeiras são sempre mais secas. Facto! Mesmo nas Flores e no Corvo.
Embora, claro que se formos para zonas mais húmidas, o clima muda, mas isso é igualmente o denominador comum em todas as ilhas, mesmo em Santa Maria, ou na Graciosa que são as mais secas.
O que acontece é que presentemente, parece que a tendência é para menor precipitação nos Açores durante o Verão, e isto é igualmente válido do Ocidental ao Oriental, sendo apenas compensado nas maiores altitudes pela constante humidade relativa elevada.
Resumindo, a verdade é que os Açores têm vários climas, e só acho errado, sermos obrigados a lidar com estas lamentáveis modices que tentam a todo o custo estereotipar ilhas e etiquetar outras sem a mínima necessidade.
Todas as ilhas do Arquipélago dos Açores, sem excepção, desde o Grupo Ocidental ao Oriental, têm registado, com maior ou menor grau, períodos de seca meteorológica mais alongada, e esse mesmo fenómeno pode ser sentido com diferente intensidade entre os vários locais de uma mesma ilha.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Sensação térmica ainda muito alta (+-30º):

XYEWnju.png


Pelo menos para os Açores, avisos respeitantes a temperatura não fazem muito sentido dada a sua raridade. Se fossem relativos à sensação térmica, provavelmente seriam bem mais usuais (e úteis). O tempo desagradável deve continuar, pelo menos no G. Ocidental, nas próximas 48 horas:

MUsyFtU.gif


Neste fórum está faltando o contributo de membros do G. Ocidental :D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Pelo menos para os Açores, avisos respeitantes a temperatura não fazem muito sentido dada a sua raridade

@Orion, não existem avisos respeitantes a temperatura para os Açores.
Ou melhor, o existir eles até existem, mas nunca são lançados quando deveriam. Raros ou não, os critérios de avisos penso que são para ser levados a sério, e se eles existem, com certeza são para ser respeitados.
Questionei essa mesma pergunta ao director do IPMA Açores, e a única resposta que tive foi que simplesmente não há que lançar avisos para a temperatura nos Açores.
O ano passado por exemplo, e há 2 anos, pelo Verão, tivemos temperaturas recorde no arquipélago que mereciam claramente avisos.
Alguém por acaso viu algum deles lançado?
 

Micaelense95

Cirrus
Registo
17 Jun 2015
Mensagens
7
Local
Ponta Delgada
Se o grupo oriental passou a ter a classificação do tipo Csb, então o que dizer das zonas mais secas do Pico, do Faial, da Graciosa e da Terceira, uma vez que tais zonas se afastam do padrão normal daquilo que se entende por clima temperado oceânico?
É verdade que é a geografia que decide o tipo de clima que se tem, mas não só. A orografia tem também um peso brutal no desencadear das precipitações. Vejamos o exemplo da Madeira que mesmo estando mais a sul dos Açores tem valores de precipitação média anual bastante superiores ás ilhas ocidentais e centrais dos Açores, só competindo mesmo com os valores da ilha de S. Miguel a este nível.
 
Última edição:

Micaelense95

Cirrus
Registo
17 Jun 2015
Mensagens
7
Local
Ponta Delgada
@Orion, não existem avisos respeitantes a temperatura para os Açores.
Ou melhor, o existir eles até existem, mas nunca são lançados quando deveriam. Raros ou não, os critérios de avisos penso que são para ser levados a sério, e se eles existem, com certeza são para ser respeitados.
Questionei essa mesma pergunta ao director do IPMA Açores, e a única resposta que tive foi que simplesmente não há que lançar avisos para a temperatura nos Açores.
O ano passado por exemplo, e há 2 anos, pelo Verão, tivemos temperaturas recorde no arquipélago que mereciam claramente avisos.
Alguém por acaso viu algum deles lançado?

É de facto também uma das coisas que sempre me fez confusão aqui nos Açores, a total inexistência de avisos para a temperatura.
Se isto é fazer uma boa meteorologia (daquela a que há muito nos têm habituado) então nem vale a pena dizer mais nada. Tanto que nunca sigo as previsões do Instituto. Há anos que tenho acompanhado aqui as informações do Forum Meteo, e que na minha opinião merecem todo o meu respeito.
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,018
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Como pessoa que frequentou o curso de Comunicação Social e que também é leiga mas ávida por saber mais acerca do clima das nossas ilhas creio que os dois membros do nosso fórum acabam por ter de certa maneira razão embora supostamente discordem ...

As entrevistas devem ser claras, concisas e fáceis de entender para o cidadão comum que percebe tanto de meteorologia como de ovos estrelados porém as informações podem ser claras e não deixarem de ser o mais aproximadas possíveis à realidade ...

Sendo assim entendo que se pode comunicar com as pessoas leigas utilizando termos simples e pouco complexos mas que expliquem essas tais diferenças climatéricas entre ilhas ...

Assim sendo de um ponto de vista jornalístico ambos tem razão porque um defende a simplicidade da mensagem e o outro defende a veracidade da mesma o que é possível de obter numa mesma entrevista ...

E já agora Bem Vindo ao fórum Micaelense95

Saudações Angrenses
 

Micaelense95

Cirrus
Registo
17 Jun 2015
Mensagens
7
Local
Ponta Delgada
Como pessoa que frequentou o curso de Comunicação Social e que também é leiga mas ávida por saber mais acerca do clima das nossas ilhas creio que os dois membros do nosso fórum acabam por ter de certa maneira razão embora supostamente discordem ...

As entrevistas devem ser claras, concisas e fáceis de entender para o cidadão comum que percebe tanto de meteorologia como de ovos estrelados porém as informações podem ser claras e não deixarem de ser o mais aproximadas possíveis à realidade ...

Sendo assim entendo que se pode comunicar com as pessoas leigas utilizando termos simples e pouco complexos mas que expliquem essas tais diferenças climatéricas entre ilhas ...

Assim sendo de um ponto de vista jornalístico ambos tem razão porque um defende a simplicidade da mensagem e o outro defende a veracidade da mesma o que é possível de obter numa mesma entrevista ...

E já agora Bem Vindo ao fórum Micaelense95

Saudações Angrenses

Olá Wessel! Sim, concordo com teu ponto de vista, e com o do Azor, as entrevistas devem ser sempre claras e fáceis de entender. Mas também deveriam de ter feito o mesmo em relação ao Grupo Central. O clima reinante nos 3 grupos dos Açores que eu saiba é ainda o temperado marítimo, ou ele já mudou e só nós é que não nos apercebemos?
Basta ver os ultimos invernos nos Açores. Totalmente secos. Os verões idem aspas, e esse fenómeno foi igualmente comum não só ao grupo Oriental como também aos restantes grupos.

Abraço
Micaelense95
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite, por aqui na minha zona, Horta sul, mais uma noite tropical, sigo com 21,1°c e 83% de humidade, dados da minha estação ás 00:53UTC. Dentro de casa sigo com 25,0°c e 75% de humidade, damm, para quem é açoriano ou que viva nos Açores, sabe bem qual é a sensação de tanta humidade! Vai ser bonito para adormecer
Edit: vento é 0000,0km/h