Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
litoral.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
ainda assim tirei estas fotos,

das pedreiras do cabo Mondego para Quiaios, bastante vento, tive pena de não ter levado o anemómetro, enfim, não se nota, mas ao fundo começava a formar-se nebulosidade junto a linha costeira,

:thumbsup: linda mesmo esta praia, o nosso litoral é uma maravilha, não me canso de o dizer! O litoral durante toda esta onda de calor foi um mundo àparte, é extraordinário como coexistem as duas situações apenas a dezenas de quilómetros.

tiradas já no regresso, um pouco a baixo da Barra de Aveiro, bem fresco, neste local penso que o mar já entrou terra a dentro,

:palmas: beleza de imagens, fotos excelentes, um sonho de cores suaves e composição!

temperatura a começar a descer a medida que chegava a Carcavelos, apesar disso na praia não se estava mal,

:cool: apesar de estar com uma afluência ainda notável.

o quase omnipresente capacete na serra de Sintra, como gostava de lá estar, mas não se pode estar em dois lugares ao mesmo tempo :lmao:,

Desta vez a escorregar dos cimos e pouco volumoso, mas o suficiente para trazer magia e refrescante humidade àquelas florestas musguentas. O vento lateral que sentiste era portanto de oes-sudoeste?
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta noite entrou mesmo o nevoeiro em peso aqui na praia, mas ficou-se só mesmo pela praia, lambendo o forte e fazendo as roncas dos navios cantar. O ambiente é sempre feérico nestas ocasiões.

Nesta altura não sei que temperatura estará exactamente, a estação do bairro parou pouco depois das 3h, quando registava 18,8ºC e 82%.

Ficam para já dois time-lapses curtos a descreverem bem o fim da tarde e início da noite de ontem (2 horas), e a madrugada enluarada de hoje com o cruzamento de nebulosidade alta de SSW com a baixa de oeste (50 minutos).

HD1080 ou 720. Pode ser mais interessante visualizar em velocidade 0,5 ou 0,25 , especialmente o segundo vídeo. As horas/minutos/segundos de início e término estão no próprio título.





Daqui a pouco talvez ainda ponha o amanhecer com nevoeiro.

Edição: já não se vê o forte, o nevoeiro entrou mais em terra. Mas a temperatura não desce abaixo dos 19ºC aqui na varanda. Ouvem-se os avisos de nevoeiro frequentemente. Vento nulo. Olhando para cima o nevoeiro é suficientemente fino para se verem cirrus através.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Neste momento 19,6ºC e 85% de HR no bairro um pouco mais longe da praia do que aqui. A mínima terá ficado pelos 18,7ºC com 88%. O nevoeiro não terá chegado lá mas aqui a visibilidade por alguns momentos foi inferior a 200m.
Agora já levantou, céu coberto com estratos finos e luminosos, mas a Caparica e Cascais ainda estão ocultas.

O amanhecer do primeiro dia de Julho teve uma mistura de nuvens e de ventos cruzados em vários níveis que só o time-lapse permite apercebermo-nos totalmente.
Nuvens altas de SSW; nevoeiros de Sul e de Leste; nuvens baixas de Oeste a Noroeste; nuvens médias de Sudoeste; nevoeiro finalmente a instalar-se vindo de SSW.

Vê-se melhor em HD720 velocidade 0,5.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bons dias,

Epa já estamos em Julho :hehe:

Por Cascais(centro) sigo com 20,5ºC , 90%HR , céu parcialmente nublado e vento muito fraco, quase nulo.
O sol vai tentando espreitar.
No fim de semana a forte nortada vai assolar a zona, mais lá em cima do que por aqui, como sempre.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Dia nublado, sol escondido.
Mínima: 18,2ºC
Atual: 22ºC

IPMA removeu a previsão de chuva à ultima da hora. Pelo radar vemos alguns ecos azuis de precipitação que passaram no litoral e neste momento parecem ir atacar o litoral norte.