Seguimento Litoral Centro - Julho 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Mais quente do que ontem. Dos 17,9ºC de mínima e 83% de humidade ao nascer do sol passou a 27,6ºC e 52%, em subida e descida, respectivamente.

As nuvens altas do amanhecer rapidamente continuaram para norte/NNE e quase desapareceram, subsistem alguns laivos e rastos de avião em céu esbranquiçado pela bruma/neblina. Não se vê a Arrábida e a custo o Cabo.

Vento fraco de norte.

Um amanhecer com pouca luz, é de referir que para o interior havia uma considerável carga de poeira do Sahara nos níveis médios, em afastamento rápido para Leste. O céu tinha um aspecto velado.

 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Estes próximas dias em Lisboa vão continuar a ser monótonos. Estamos nos 30ºC há uma semana e vai continuar. Nem muito frio nem muito calor, bons dias para ir à praia.
Máxima: 30,7ºC
Mínima: 17,7ºC


Os valores de temperatura do interior Norte ultrapassam os do Sul! Deve-se fritar por lá!
Nortada em força outra vez, rajada de 64,6 km/h há 10 minutos
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vendaval infernal aqui por Sintra.
Até na Serra de Sintra caiem algumas árvores mais frágeis...
Isto nunca mais vai ter fim?

Isto é típico de Julho, este ano talvez algo aumentado pelo forte gradiente térmico entre o interior da península e o oceano. Especialmente na serra de Sintra têm caído árvores, não há vez que lá vá nos últimos dois anos desde o Gong que não veja novas quedas de árvores. A floresta está em grandes áreas fragilizada pois foram abertas clareiras e o efeito de periferia expõe árvores que cresceram no meio de outras e agora se encontram sem essa protecção: não têm tempo de se adaptarem criando enraizamentos, limitando a sua altura ou adoptando uma posição e configuração de menor resistência ao vento. As áreas intervencionadas no sentido da erradicação de espécies invasoras são outras zonas fragilizadas, a concentração tornou-se menor e o vento penetra por entre as árvores em vez de passar por cima das copas. É também o facto de que áreas plantadas há muitas dezenas de anos, ou mais, estão cada vez mais a atingir alturas acima do solo que inevitavelmente, num relevo cuja principal característica climática é o vento, levará as copas a serem sujeitas aos ventos cuja força aumenta com essa mesma altura.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Noite fresca, 19,4ºC e 78%. Vento fraco de norte.

Poente brumoso e provavelmente com um véu de fumo trazido dos incêndios a norte pela circulação da depressão térmica típica. Lá está, como sempre nestas situações de nortada, as nuvens baixas ao largo da costa que, eventualmente, se chegarão mais próximo e encobrirão parte do litoral.

vscrKms.jpg


0EpzKb3.jpg


1jbQlYV.jpg