As tempestades vistas lá por cima das nuvens (avião)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Este tópico merece ser reactivado! Com certeza que todos os membros devem ter belas fotos de nuvens tiradas de avião.
Não encontro outro tópico dedicado ao tema, alguém tem ideia se existe?

Já há muitos anos que não viajo de avião. Costumava tirar dezenas ou centenas de fotos nas viagens, ou seja, ia toda a viagem colado à janela, a não ser que fosse de noite e mesmo assim se houvesse luzinhas lá em baixo fazia vídeo.
Ficam para já três fotos que estavam mais à mão, enquanto vou organizar melhor o que tenho. Mas o que realmente gostava era de ver as vossas fotos! :D

Esta primeira não é de tempestades mas não resisto a mostrar uma vista conhecida, só que lá do alto, apanhada por sorte pois não é uma rota muito comum :hehe:. A qualidade não é boa porque a janela estava bastante suja e apanhei a turbulência do jacto de um dos reactores.

ggv0Btb.jpg


E duas vistas do Atlântico tropical, perto da costa da Florida, EUA. Estas com uma janela numa posição perfeita e limpinha.

ooaI65p.jpg


iFwY0sR.jpg
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As fotos da mensagem anterior foram obtidas no dia 31 de Julho de 2007, cerca das 22:30 utc, ao largo da Florida.

A situação era esta:
PgYAJMg.png

LkJ6MEv.png


Mais imagens captadas entre as 22:00 e as 23:20 utc desse dia. A hora local seriam menos 5 horas, portanto entre as 17:00 e as 18:20, hora em que a convecção é mais intensa.

Às 21:59, ao largo da costa da Carolina do Sul/Virginia:

6NhyU8b.jpg


22:19, ao largo da costa da zona norte da Florida:

fh0jY8n.jpg


22:21 (zoom nas células do horizonte):

VLFBaWz.jpg


22:24 (aproximação ao aglomerado de células sob a bigorna maior):

UT1mO7U.jpg


22:31:35 (início da entrada sob a bigorna, altitude ainda de cruzeiro, cerca de 10/11Km):

L5wtajJ.jpg


22:32:10 (apenas 35 segundos depois da anterior, veja-se a subida da torre que perfurou a camada horizontal). Aqui começou a turbulência que obrigou a colocação dos cintos e impediu a continuação da sequência fotográfica.

Rwyuzwe.jpg


22:55 Depois de uns vinte minutos bastante interessantes e agitados :rolleyes: :trovao::scared:, pôde tirar-se os cintos de segurança. Luz sob a extensa bigorna da célula atravessada, já em descida:

7vbxC1H.jpg


22.56 O aglomerado de células que teve de ser atravessado, mas em grande parte contornado, é deixado para trás (para noroeste, lado direito da foto) e levou o voo até sobre as Bahamas. Penso que o ilhote visível nesta imagem em baixo será Sandy Cay:

qkya6ve.jpg


23:07 Células no horizonte sobre a Florida:

IGHbnaj.jpg


23:09 Dourado tropical, muita humidade, viragem para aproximação a Miami:

t8rgyvP.jpg


IE1ipLf.jpg


23.11 Viragem completada, vista para norte:

cNWYMLI.jpg


23:18:14 Descida, cumulus congestus inofensivos:

GGSXV6c.jpg


23:19:49

1e0UW6y.jpg


23.29 Descida para MIA com céu encoberto mas sem chuva:

ulZVYh2.jpg
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Fantásticas fotos! :thumbsup::w00t:

Adoro viajar de avião, sempre que possível vou à janela e vou toda a viagem a olhar lá para baixo até ficar com dor de pescoço. :D

Tenho algumas fotos das minhas viagens de avião, mas estão noutro computador que não tenho comigo aqui em Espanha, em Agosto quando estiver de férias vou ver se encontro algumas para partilhar aqui neste tópico, mas não têm a qualidade das fotos dignas de profissionais aqui postadas pelo @StormRic. :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fantásticas fotos! :thumbsup::w00t:

Adoro viajar de avião, sempre que possível vou à janela e vou toda a viagem a olhar lá para baixo até ficar com dor de pescoço. :D

Tenho algumas fotos das minhas viagens de avião, mas estão noutro computador que não tenho comigo aqui em Espanha, em Agosto quando estiver de férias vou ver se encontro algumas para partilhar aqui neste tópico, mas não têm a qualidade das fotos dignas de profissionais aqui postadas pelo @StormRic. :)

Obrigado :D, exactamente, dores de pescoço! Quando reservava a passagem de avião tentava sempre marcar logo o lugar no melhor sítio possível, conforme o avião, quando não conseguia chegava a pedir a alguém para trocar, tive sempre a sorte das pessoas serem simpáticas. A qualidade da janela e o estado de limpeza são neste tipo de fotografia o mais determinante do resultado. Para diminuir a visibilidade da sujidade dos vidros, usa-se uma abertura o maior possível, f/3,5 por exemplo, e cola-se a objectiva o mais perto possível do vidro; também convém limpar com um toalhete; quando há deposição de cristais de gelo ou embaciado entre duas superfícies da janela, devido à humidade interior e o extremo frio exterior, é que não há nada a fazer. E sobretudo é uma questão de sorte nas áreas nebulosas que o avião atravessa. Houve viagens que eram um desapontamento. Numa certa viagem o espectáculo estava todo do outro lado do avião, mas como ia completamente lotado não tive a lata de incomodar alguém para trocar de lugar; e era uma travessia dos Alpes :facepalm: :lol:

Estas oportunidades são raras assim como as fotos que se vêem, o espectáculo suplanta sempre a menos boa qualidade, seja qual fôr a câmara, e é isso que importa. Venham de lá fotos!:thumbsup:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,179
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Este tópico merece ser reactivado! Com certeza que todos os membros devem ter belas fotos de nuvens tiradas de avião.
Fantásticas! :palmas:
Apesar de saber que não tenho muita coisa vou ver o que se arranja. A maioria não deve ser de tempestades certamente, e ainda bem! Quando vou lá em cima agradeço que a coisa seja o menos turbulenta possível! :D