Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Afinal eu tinha razão. Temos várias células com trovoada agora a noite, deve ser grande festival elétrico.

Guarda e Castelo Branco conseguem ver trovoada e relampagos. Queremos fotos

A actividade elétrica sobre o território terminou logo pouco depois do pôr-do-sol, como estava previsto:

SwqERKl.jpg


As descargas a vermelho no mapa já ocorreram, relativamente à hora indicada no mapa, há mais de hora e meia, logo, antes das 21h, ao sol posto. Há umas poucas até às 21h15.
 
  • Gosto
Reactions: Albifriorento

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A precipitação registada na Guarda teve a coincidência de ocorrer exactamente em cima da EMA do IPMA, tal como a de Figueira de Castelo Rodrigo.
É raro, porque a área que a precipitação intensa abrange nestas células é bastante restrita e porque a rede do IPMA é escassa, mas tivemos a possibilidade de saber quanto uma célula com um eco daqueles consegue despejar em menos de uma hora. Isto, mesmo numa situação em que não era oficialmente prevista tal intensidade ("Aguaceiros por vezes fortes" devia ter sido a frase usada). Mas o Stormy previu isto! :cool:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: david 6

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
Ok, muitos relâmpagos agora aqui na zona, e bem audíveis. Dá-me a sensação que são duas células, uma que me parece ser a de Penamacor, para o lado de Idanha e outra directamente a sul de CB, para a zona do Ladoeiro, Monforte e Malpica.

Sem precipitação ainda.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Atenção Castelo Branco, ainda há uma célula que foi gerada no Marvão e se dirige para aí. Veremos quanto tempo mantém a actividade que tem vindo a intensificar-se:

42GJ8t1.jpg



Exactamente!

Ok, muitos relâmpagos agora aqui na zona, e bem audíveis. Dá-me a sensação que são duas células, uma que me parece ser a de Penamacor, para o lado de Idanha e outra directamente a sul de CB, para a zona do Ladoeiro, Monforte e Malpica.

Sem precipitação ainda.

fbXbMmz.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Albifriorento