Sismos Portugal - 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É esse mesmo o meu problema: estava na sala a ver Tv, ouvi um ruido semelhante a um trovão bem ao longe, mas com a característica bem definida do dos sismos que oiço por aqui. Como foi bem ao longe, vi logo que não era aqui, mas fiquei de "orelhas no ar", e não olhei para nenhum relógio. Continuei a ver TV e agora há pouco lembrei-me de ir ver ao site do IPMA se havia alguma coisa nas redondezas... claro, lá estava ele ... resultado, só pode ter sido isso. Também 120 kms em linha recta também não deve ser muito para uma intensidade tão grande como foi este.

O atraso de chegada aí deve ter sido de cerca de 12 seg. mas falta-nos o momento exacto ao segundo no epicentro. Aqui em Carcavelos com um erro de mais ou menos 5 segundos registei 00:26:45. Lembra-te do momento do programa que estavas a ver.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
É esse mesmo o meu problema: estava na sala a ver Tv, ouvi um ruido semelhante a um trovão bem ao longe, mas com a característica bem definida do dos sismos que oiço por aqui. Como foi bem ao longe, vi logo que não era aqui, mas fiquei de "orelhas no ar", e não olhei para nenhum relógio. Continuei a ver TV e agora há pouco lembrei-me de ir ver ao site do IPMA se havia alguma coisa nas redondezas... claro, lá estava ele ... resultado, só pode ter sido isso. Também 120 kms em linha recta também não deve ser muito para uma intensidade tão grande como foi este.
Não percebo! Eu moro a uns 30km do epicentro e não ouvi nada :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Da minha a casa ao epicentro são 4,8 kms.

Para distâncias tão próximas ao epicentro, passa a ser mais importante a localização do hipocentro e calcular a distância directa a este (hipotenusa do triângulo 14 por 4,8 = 15 Km de distância "lá abaixo"), cerca de menos de dois segundos para as ondas P.
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
O atraso de chegada aí deve ter sido de cerca de 12 seg. mas falta-nos o momento exacto ao segundo no epicentro. Aqui em Carcavelos com um erro de mais ou menos 5 segundos registei 00:26:45. Lembra-te do momento do programa que estavas a ver.

TVE : Aras de cielo, MEO, o momento exacto não me lembro... mas chamou-me a atenção o ruído, e raramente me engano, mesmo quando por aqui são muito fraquinhos.

Não percebo! Eu moro a uns 30km do epicentro e não ouvi nada :wacko:

Pela nossa experiência por aqui, dentro da casa onde vivo, conseguimos ouvir melhor do que estando na rua. Nem toda a gente ouve todos os sismos que por aqui acontecem aqui, há pessoas que sim, outras não, depende das caracteristicas do local onde estão. A casa onde vivo tem paredes muito altas e um dos alicerces está em cima de um calhar de granito que há por baixo da casa, talvez será por isso que a estrutura faz de caixa de ressonância, digo eu que não percebo nada disso...

consegues perceber um sismo destes a mais de 100km de distância? o shakemap nem sequer chega a coruche...

Acho que os shakemaps não têm a ver com a propagação sonora, mas sim pelo movimento da terra, digo eu.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Poderá haver oscilações de temperatura durante a passagem das ondas ?! A nossa estação teve uma alteração de 00.1 no exacto minuto da passagem das ondas!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pois, mas há quem tenha ouvido a 100km de distância, ou seja, o som deve ter sido mesmo muito forte ou alto e mesmo assim não ouvi nada. Mas pronto, devia estar distraído ou assim

Nota que o som de um sismo não se propaga pelo ar a grandes distâncias mas sim pela crusta terrestre. Podemos estar numa zona em que o tipo de rocha seja menos favorável a esta propagação. Ouvimo-lo pela vibração da rocha e estruturas.