Sismos Portugal - 2015

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
wiNAUd4.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


Macroburst

Cirrus
Registo
3 Dez 2011
Mensagens
78
Local
Lisboa
Na madrugada de ontem, os meus pássaros acordaram muito inquietos, quase em pânico e à hora aproximada do sismo das 3:22 a S Mora. Lamento não poder confirmar a hora certa. O sismo teve uma intensidade de 0,9. Hoje porém não houve reacção nenhuma apesar da intensidade. Alguém observou alguma reacção anormal dos animais?
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Na madrugada de ontem, os meus pássaros acordaram muito inquietos, quase em pânico e à hora aproximada do sismo das 3:22 a S Mora. Lamento não poder confirmar a hora certa. O sismo teve uma intensidade de 0,9. Hoje porém não houve reacção nenhuma apesar da intensidade. Alguém observou alguma reacção anormal dos animais?

Quando aqui acontece um evento desses de madrugada, o silencio é tal que ficamos a pensar se fomos os únicos que ouvimos, já que a canzoada que ladra toda a noite por causa dos "amigos do alheio" ou sei lá o quê, nessas alturas está caladinha e sossegadinha sem darem um único latido ...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na madrugada de ontem, os meus pássaros acordaram muito inquietos, quase em pânico e à hora aproximada do sismo das 3:22 a S Mora. Lamento não poder confirmar a hora certa. O sismo teve uma intensidade de 0,9. Hoje porém não houve reacção nenhuma apesar da intensidade. Alguém observou alguma reacção anormal dos animais?

Os meus gatos são muito sensíveis e como já referi, nada acusaram em momento algum.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É interessante que o IPMA tenha nomeado o local por Sintra, quando na verdade aquela zona já é dentro do concelho de Cascais que está, aliás, bem mais perto do que a vila de Sintra. Penso que será pelo ponto de vista estrutural da paisagem, por ser na Serra de Sintra.

O IPMA alterou a localização, este comentário já não se aplica pois o novo local fica efectivamente mais perto de Sintra (vila), 4 Km a oeste.
 
Última edição:

Macroburst

Cirrus
Registo
3 Dez 2011
Mensagens
78
Local
Lisboa
Eu lamento ter que escrever este comentário, mas acho "pouco prudente" ver homens de ciência ou amantes da ciência, manifestarem-se na maior parte das vezes de forma depreciativa quando alguém escreve ou fala de experiências que teve ou fenómenos, que com a cultura ou formação que possui não encontra explicação. Todos sabemos que as pessoas não falam todas verdade mas se em mil testemunhos tivermos um ou dois que falam verdade, então aí surge um problema. Se há relatos mais "extremos" que falam de luzes no céu, poderá ser o fenómeno "earthquake lights"? Não sei qual a posição da ciência.
 

Macroburst

Cirrus
Registo
3 Dez 2011
Mensagens
78
Local
Lisboa
Eu gosto de um bom mistério, que nos faça ver que quanto mais sabemos, mais sabemos o pouco que sabemos. Os fenómenos fazem despertar um espírito quase religioso ou clubistico, de um lado a ciência oficial (Santo Ofício), do outro os "ignorantes". Afinal a ciência é a procura do que não se sabe. Eu prefiro a frase, creio que de Galileu Galilei, "eu não sei". Creio que é da posição da comunidade cientifica e da sua tentativa de explicação, que surgem os amantes da teoria da conspiração.
  • :D
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por mera curiosidade, este é o local aproximado à superfície na vertical (epicentro) do foco de geração das ondas sísmicas (hipocentro), situado 14 km abaixo da superfície e que não terá relação directa com o detalhe da orografia. Já em relação à serra de Sintra como acidente geológico no seu conjunto, pode-se admitir relação mas que carece de investigação. Relembre-se que o Maciço Eruptivo de Sintra foi um "vulcão falhado" há cerca de 80 milhões de anos. É muito interessante ler a história desta pequena montanha.

O IPMA alterou a localização, esta foto será substituída por outra da nova localização.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eu lamento ter que escrever este comentário, mas acho "pouco prudente" ver homens de ciência ou amantes da ciência, manifestarem-se na maior parte das vezes de forma depreciativa quando alguém escreve ou fala de experiências que teve ou fenómenos, que com a cultura ou formação que possui não encontra explicação. Todos sabemos que as pessoas não falam todas verdade mas se em mil testemunhos tivermos um ou dois que falam verdade, então aí surge um problema. Se há relatos mais "extremos" que falam de luzes no céu, poderá ser o fenómeno "earthquake lights"? Não sei qual a posição da ciência.

Todos os relatos são importantes, para o estudo do fenómeno ou para o estudo das reacções sociais ao fenómeno. Sem dúvida que não se pode descartar simplesmente os relatos por não se enquadrarem nos conhecimentos científicos presentes. No caso das "earthquake lights" existe investigação científica em curso. Era interessante registar esses relatos. Não sabemos o suficiente para os ignorar classificando-os como fenómenos sociais ou psicológicos.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Por mera curiosidade, este é o local aproximado na vertical (epicentro) do foco de geração das ondas sísmicas (hipocentro), situado 14 km abaixo da superfície e que não terá relação directa com o detalhe da orografia. Já em relação à serra de Sintra como acidente geológico no seu conjunto, pode-se admitir relação mas que carece de investigação. Relembre-se que o Maciço Eruptivo de Sintra foi um "vulcão falhado" há cerca de 80 milhões de anos. É muito interessante ler a história desta pequena montanha.

yTlPcx6.jpg
Obrigado por mostrares o documento!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Macroburst

Cirrus
Registo
3 Dez 2011
Mensagens
78
Local
Lisboa
Não quero que pensei que estou a criticar alguém aqui do fórum, longe disso. Como já disse adoro um bom mistério, seja do ramo da geologia, física, biologia etc, mas também o fenómeno OVNI (objectos voadores não identificados, não ETs em naves). Imagino que vão achar tótó...
  • :maluco:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Sobre as estações meteo não tenho conhecimentos para dizer se há ou não relação mecânica directa. Se fôr uma estação com alguma parte do seu funcionamento mecânica, era perfeitamente possivel que a vibração a pudesse ter movimentado ou facilitado o seu movimento que estava prestes a ocorrer devido à variação normal dos agentes atmosféricos que mede. As variações observadas nestes números, relativos a temperatura, sendo na ordem de apenas uma unidade do último algarismo significativo mostrado, nada permitem concluir quanto a uma variação real significativa do parâmetro atmosférico; para ocorrerem variações destas basta que a casa decimal seguinte ou outra ainda menor tenha variado de uma das suas unidades para o arredondamento fazer passar o útimo dígito para o valor seguinte, ou seja uma variação de uma centésima de grau celsius seria suficiente para passar de 20,0 para 20,1ºC, por exemplo. No intervalo de tempo de um minuto é insignificante e não atribuível a um factor outro que não a variação meteorológica normal.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa