Sismos Portugal - 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Este sismo em termos geológicos, nada tem a ver com o de 69, certo?

Aparentemente acho que não, mas está tudo interligado, é como uma caixa cheia de calhaus, mexer num lado pode vir a mexer no outro lado.

https://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/geofisica/rel_sismo-1969.pdf

img_news-sismo69.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O IPMA alterou a localização do epicentro do sismo de Sintra, agora sim pode chamar-se assim.

Situa-se 360m a SSW do Palácio de Monserrate e a 2,8 Km a WSW do Palácio Nacional da Vila de Sintra.

QRGR27u.jpg


As coordenadas, o segundo exacto de ocorrência e a profundidade foram mudadas.

A profundidade é 18 Km; o instante foi 23:26:27 utc.

Também o grau foi alterado para grau IV devido à forma como foi sentido em Mafra.

9vJQchm.jpg


8DeH2zp.jpg


Para uma profundidade de 18 Km é praticamente irrelevante o rigor de localização apresentado à superfície ;), é mais por curiosidade.

Penso que o local é bastante conhecido, dispensa foto...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O facto de o IPMA indicar que foi sentido em Mafra e o grau IV terá que ver com relatos pessoais comunicados ao IPMA através da sua página nesta ligação:

http://www.ipma.pt/pt/geofisica/informe/

Já comuniquei a minha informação pessoal. Não são aceites informações relativas a terceiros.

Comuniquem! :thumbsup:
Não é necessário conhecimento algum de escalas sísmicas ou outro.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Houve duas réplicas!
Não as senti.

A primeira terá sido cerca de 9 minutos depois; a segunda às 2h40 de hoje.
O que é interessante são as profundidades: 6 e 3 Km para magnitudes fracas de 0,9 e 1,2. Provavelmente pequenos ajustes na estrutura de falhas ou cavidades que foram facilitados pela vibração do sismo anterior.

Ps7OAGk.jpg


Localizações aproximadas:

1ª: Albarraque (a 7 Km do principal)
2ª: No oceano, 1,5 Km a SW do Cabo da Roca (a 8 Km)

b7U9abP.jpg
 
Última edição:

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Só para dar o meu testemunho. Estou na localidade de Morelinho, a menos de 3 km em linha recta de Monserrate, e tinha acabado de adormecer. Acordei, não com a sensação de tremor, que já senti antes noutros tremores de terra, mas sim com a sensação de ouvir uma pancada ou ligeira explosão. Para terem uma ideia da sensação, a primeira coisa que fiz foi levantar-me e ver se um dos meus filhos, a dormirem no quarto ao lado, tinha caído ao chão. Verifiquei que a minha mãe ainda estava acordada, a ver TV, e perguntei se tinha ouvido alguma coisa. E ela disse-me que sim, que lhe tinha parecido um a barulho de algo a rebentar/explodir (tipo foguete/morteiro usado nas festas). Fui-me deitar sem desconfiar que tivesse sido um tremor de terra...
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Noticia do Diário de Noticias
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4688140


Sismo de 3,2 com epicentro próximo de Sintra foi sentido pela população


ng4459952.png

Eram 00:26 quando foi sentido um sismo de 3,2 na escala de Richter a sudoeste de Sintra, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Não há registo de quaisquer danos.

O IPMA adianta que o sismo deu-se a uma profundidade de 14 quilómetros na latitude de 38,76 e longitude de -9,46, que fica no Parque Natural de Sintra-Cascais, junto à N247, a meia distância entre o Cabo da Roca e a Aldeia do Juízo.

ng4459966.jpg

O local do epicentroFotografia © Google Maps

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Sintra e Cascais", refere um comunicado no site do IPMA.

Este sismo, acrescenta o IPMA, foi sentido pela população. Uma informação que se pode comprovar através das mensagens colocadas nas redes sociais.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Noticia do Diário de Noticias
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4688140


Sismo de 3,2 com epicentro próximo de Sintra foi sentido pela população


ng4459952.png

Eram 00:26 quando foi sentido um sismo de 3,2 na escala de Richter a sudoeste de Sintra, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Não há registo de quaisquer danos.

O IPMA adianta que o sismo deu-se a uma profundidade de 14 quilómetros na latitude de 38,76 e longitude de -9,46, que fica no Parque Natural de Sintra-Cascais, junto à N247, a meia distância entre o Cabo da Roca e a Aldeia do Juízo.

ng4459966.jpg

O local do epicentroFotografia © Google Maps

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Sintra e Cascais", refere um comunicado no site do IPMA.

Este sismo, acrescenta o IPMA, foi sentido pela população. Uma informação que se pode comprovar através das mensagens colocadas nas redes sociais.

Essa noticia não devia ter sido corrigida ? Se o epicentro foi noutra zona.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O IPMA adianta que o sismo deu-se a uma profundidade de 14 quilómetros na latitude de 38,76 e longitude de -9,46, que fica no Parque Natural de Sintra-Cascais, junto à N247, a meia distância entre o Cabo da Roca e a Aldeia do Juízo.

Esta localização está errada, foi a primeira aproximação do IPMA e alterada umas horas depois. Esta imagem e a parte da notícia referente não devem aparecer explícitas aqui pois futuramente induzirão em erro.


Essa noticia não devia ter sido corrigida ? Se o epicentro foi noutra zona.

O jornalista não voltou a consultar a página do IPMA ou não se apercebeu da alteração que foi ao nível apenas das centésimas de grau.
Quer a localização quer a profundidade foram alteradas.

As últimas localizações do sismo e suas réplicas estão nesta mensagem acima:

Houve duas réplicas!
Não as senti.

A primeira terá sido cerca de 9 minutos depois; a segunda às 2h40 de hoje.
O que é interessante são as profundidades: 6 e 3 Km para magnitudes fracas de 0,9 e 1,2. Provavelmente pequenos ajustes na estrutura de falhas ou cavidades que foram facilitados pela vibração do sismo anterior.

Ps7OAGk.jpg


Localizações aproximadas:

1ª: Albarraque (a 7 Km do principal)
2ª: No oceano, 1,5 Km a SW do Cabo da Roca (a 8 Km)

b7U9abP.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
o meu pássaro cerca de 20 minutos depois do sismo ficou doido dentro da gaiola, voava de um lado para o outro com a luz apagada. Achei muito tempo após o abalo por isso não liguei muito...

Poderá ter sido as réplicas que ele sentiu, mas a primeira foi apenas 9 minutos depois e muito fraca, magnitude 0.9, custa-me a crer que sentisse. A segunda, ligeiramente menos fraca, 1.2, foi mais de duas horas depois.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985