Estação Meteorológica: Disponibilizar dados online

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Através deste meu primeiro post neste forum cumprimento todos os seus membros e solicito ajuda para tentar disponibilizar dados da minha estação meteorológica na internet.

Olá, bem vindo!

Não tenho estação nem conhecimentos para responder à questão mas com certeza vários membros darão a ajuda necessária. Entretanto sugiro uma leitura deste mesmo tópico para ir entrando no ambiente e talvez obtendo já alguns esclarecimentos.

Cumprimentos e boas observações desde os Açores, que são muito bem vindas!
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Através deste meu primeiro post neste forum cumprimento todos os seus membros e solicito ajuda para tentar disponibilizar dados da minha estação meteorológica na internet.
Peço-vos a vossa compreensão para o facto de ser um perfeito ignorante nesta matéria.
A minha estação é uma DAVIS VANTAGE PRO2. Segundo aquilo que compreendi da leitura no site da DAVIS, só conseguirei ligação à internet através do WEATHERLINK IP e os dados só poderão ser disponibilizados no site deles: WEATHERLINK.com.
Esta solução parece-me bastante redutora.
Poder-me-ão informar se existe outra solução?
Será possível disponibilizar os dados para outros sites?
Agradeço desde já a vossa ajuda.
Cumprimentos


Olá. Parabéns desde já pela bela estação!

Relativamente à disponibilização dos dados na net, tens várias outras opções disponíveis: desde colocares os dados num site teu (não é complicado mas exige já outros procedimentos), como mandares os dados para o site Wunderground ou para o Meteoclimatic por exemplo. Existe um outro mas quando me recordar já meto aqui.:D

Em ambos os sites, basta fazer o registo da estação e seguir as instruções.
http://www.wunderground.com/weatherstation/hardwareandsoftware.asp
http://wiki.wunderground.com/index.php/PWS_-_Personal_Weather_Stations#Software_Configuration

http://forum.meteoclimatic.net/index.php/topic,3512.0.html

Qualquer dúvida, é só colocares aqui.
 

AFSM

Cirrus
Registo
3 Jul 2015
Mensagens
11
Local
Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Olá, bem vindo!

Não tenho estação nem conhecimentos para responder à questão mas com certeza vários membros darão a ajuda necessária. Entretanto sugiro uma leitura deste mesmo tópico para ir entrando no ambiente e talvez obtendo já alguns esclarecimentos.

Cumprimentos e boas observações desde os Açores, que são muito bem vindas!
Muito obrigado.
 

AFSM

Cirrus
Registo
3 Jul 2015
Mensagens
11
Local
Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Olá. Parabéns desde já pela bela estação!

Relativamente à disponibilização dos dados na net, tens várias outras opções disponíveis: desde colocares os dados num site teu (não é complicado mas exige já outros procedimentos), como mandares os dados para o site Wunderground ou para o Meteoclimatic por exemplo. Existe um outro mas quando me recordar já meto aqui.:D

Em ambos os sites, basta fazer o registo da estação e seguir as instruções.
http://www.wunderground.com/weatherstation/hardwareandsoftware.asp
http://wiki.wunderground.com/index.php/PWS_-_Personal_Weather_Stations#Software_Configuration

http://forum.meteoclimatic.net/index.php/topic,3512.0.html

Qualquer dúvida, é só colocares aqui.
Agradeço as informações disponibilizadas que certamente me serão muito úteis numa fase posterior.
Para já, a minha dificuldade é a de ligar fisicamente a estação à internet. Creio que só o conseguirei fazer através do Weatherlink IP. Daí o meu pedido de ajuda, na expectativa de encontrar algum membro do forum que tivesse uma estação igual e que me pudesse dar algumas orientações.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Agradeço as informações disponibilizadas que certamente me serão muito úteis numa fase posterior.
Para já, a minha dificuldade é a de ligar fisicamente a estação à internet. Creio que só o conseguirei fazer através do Weatherlink IP. Daí o meu pedido de ajuda, na expectativa de encontrar algum membro do forum que tivesse uma estação igual e que me pudesse dar algumas orientações.

??
A estação tens de a ligar a um pc, em primeiro lugar. Deves ter um datalogger USB na consola, suponho. Com isso, ligas a consola ao pc e com o Weatherlink, tens acesso aos dados da estação. Certo? A partir daí, se o pc estiver ligado à internet, tens as opções que referi anteriormente, mais essa do Weatherlink IP, etc...

Eu tenho duas dessas estações sob minha supervisão, e estão as duas a meter dados na net sem problemas, nos respectivos sites.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O @AFSM deve ter comprado uma Davis sem Weatherlink, deve ser essa a dúvida.
O weatherlink normal necessita de um PC ou outro dispositivo para enviar dados, o weatherlinkIP não necessita mas acho que só envia para o próprio site weatherlink.com da Davis, não ?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece que no próprio site da Davis depois dá para configurar o envio para outros agregadores, o site é que reenvia, mas apenas uns quantos (CWOP, GLOBE, Weather Underground, etc) o que é limitativo.

Can I send my data to websites other than the ones you have on the WeatherLink Network "Uploads" page?
No, these are the only third party upload sites supported by WeatherLink Network at this time.
http://www.davisnet.com/support/weather/faq/index.asp?ProdFam=15&submit=Get+Information

Com PC não há problema, mesmo o Cumulus acede via IP a este WeatherlinkIP, mas provavelmente a dúvida passa por prescindir do PC ou outro dispositivo. Daquelas coisas meio estúpidas a que a Davis se pode dar ao luxo já que o aparelho com software adequado certamente poderia ser mais flexível.
 

mjcorreia

Cirrus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
11
Local
Coimbra
Parabéns pela Estação Meteorológica.
Há aqui pessoas cujas respostas são muito valiosas, tal como aconteceu comigo quando me iniciei neste mundo da Meteorologia (embora, modestamente, não me considere um expert na matéria - muito longe disso).
Aconselho ler bem todos os posts aqui colocados. Não conheço bem a estação que comprou, mas sei que é muito boa. Eu tenho uma Oregon e tenho-a ligada online, com um servidor dedicado, permanentemente.
Fiz assim: instalei o programa Cumulus num velho PC Magalhães (que comprei usadíssimo no OLX...) e liguei a estação meteo (na consola) por USB ao Cumulus. Actualmente está disponível no Underground, simples mas eficaz. Não sei se a sua Estação dá para ligar directamente ao Cumulus e disponibilizar dados pela Net, após autenticação, claro. Há-de dar; pode é não ser assim tão fácil, pelo que li aqui. Mas vai conseguir.
Há outras formas mais interessantes e mais difíceis. E há, igualmente, pessoas dispostas a ajudar.
Boa sorte e votos de muitos êxitos com a Estação Meteo!
 

AFSM

Cirrus
Registo
3 Jul 2015
Mensagens
11
Local
Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores
Grato por todos os comentários.
Como já referi anteriormente, o meu problema é a ligação física ao computador. Segundo aquilo que julgo saber, as outras marcas disponibilizam um processo de ligação ao computador (ligação USB, porta COM ou qualquer coisa do género).
Nas estações da DAVIS, não existe essa possibilidade. A ligação ao computador ou directamente à internet só é possível através de dispositivos vendidos pela DAVIS e que são mais caros do que algumas estações vendidas no nosso mercado.
O dispositivo para ligação ao computador custa cerca de 120 USD, nos Estados Unidos. O dispositivo que permite a ligação directamente à internet, sem ter que passar pelo computador, custa cerca de 200 USD, nos Estados Unidos.
Daí a razão de tentar encontrar algum membro do forum que tivesse uma estação DAVIS e que tivesse encontrado outra forma de a ligar ao computar ou à internet, somente com recurso à capacidade imaginativa que é tão peculiar ao povo português......
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Grato por todos os comentários.
Como já referi anteriormente, o meu problema é a ligação física ao computador. Segundo aquilo que julgo saber, as outras marcas disponibilizam um processo de ligação ao computador (ligação USB, porta COM ou qualquer coisa do género).
Nas estações da DAVIS, não existe essa possibilidade. A ligação ao computador ou directamente à internet só é possível através de dispositivos vendidos pela DAVIS e que são mais caros do que algumas estações vendidas no nosso mercado.
O dispositivo para ligação ao computador custa cerca de 120 USD, nos Estados Unidos. O dispositivo que permite a ligação directamente à internet, sem ter que passar pelo computador, custa cerca de 200 USD, nos Estados Unidos.
Daí a razão de tentar encontrar algum membro do forum que tivesse uma estação DAVIS e que tivesse encontrado outra forma de a ligar ao computar ou à internet, somente com recurso à capacidade imaginativa que é tão peculiar ao povo português......

se ajuda
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
  • Gosto
Reactions: JTavares