Sismos Portugal - 2015

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Assustam-se porque podem ser sismos premonitórios:





Como já disse anteriormente, estes sustos são saudáveis.

Não vais ter nenhum grande sismo saído das falhas do país esses são a crosta ajustar-se e são pequenos e numerosos, o dito grande virá da zona de gorringe e não de Monchique ou de Sintra
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
outro no Algarve sentido de 3.4, alguem sentiu ou ouviu algo do Sul? houve outro 55min depois perto de Ourique de 2.4 mas não foi sentido

2 sismos seguidos de 3 e algo :intrigante:

É estranho não ter sido mais sentido, pois para 3.4 de magnitude, apenas 3 Km de profundidade seriam de esperar efeitos pelo menos semelhantes ao de Sintra.

Também é interessante que os dois maciços, Sintra e Monchique têm origens magmáticas semelhantes: a par do de Sines, são maciços eruptivos sub-vulcânicos, "vulcões falhados", intrusões de bolsas de magma que não chegaram à superfície, formadas aquando da abertura do Atlântico Norte.

Para uma primeira ideia do processo, consulte-se, por exemplo:

http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2010/downloads/Caminhando com a Geologia na Serra de Sintra.pdf
página 18.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
sismos de grau 3 são normais no Algarve... desde que não sejam superficiais. Só tenho de memória sismos mais fortes que abanam tudo em casa. E lembro-me de pelo menos 4.

Toda a gente se lembra do sismo de dezembro de 2009. Até em lisboa se sentiu e foi a sudoeste de sagres.

Esse foi sem dúvida, o mais assustador, quer pela intensidade, quer pela duração do mesmo.

Não vais ter nenhum grande sismo saído das falhas do país esses são a crosta ajustar-se e são pequenos e numerosos, o dito grande virá da zona de gorringe e não de Monchique ou de Sintra

Essa falha de Gorringe é que assusta mais no Algarve e o último significativo faz em Dezembro já 6 anos, desde daí a falha tem tido muito pouca actividade sentida, que actividade tem todos os dias.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Uma ideia que tenho mas que não sei se será válida.

Esse tão grande sismo que um dia irá destruir metade de Portugal, não terá já ocorrido em anos anteriores mas com uma magnitude menor que o de 1755?

Refiro-me, por exemplo, ao de 12 de Fevereiro de 2007 de magnitude 5,9 ou ao de 17 de Dezembro de 2009 de magnitude 6,0.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Lá pelas serras de Monchique deve ter dado um grande estrondo e abanão, foi quase à superfície e daquela magnitude toda !
Este deve ser o local de Portugal continental onde ocorrem mais sismos.

A serra deve estar a crescer !
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Uma ideia que tenho mas que não sei se será válida.

Esse tão grande sismo que um dia irá destruir metade de Portugal, não terá já ocorrido em anos anteriores mas com uma magnitude menor que o de 1755?

Refiro-me, por exemplo, ao de 12 de Fevereiro de 2007 de magnitude 5,9 ou ao de 17 de Dezembro de 2009 de magnitude 6,0.

O mais parecido, pode ter sido o de 28 de Fevereiro de 1969 foi o mais próximo ao de 1755.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mas o facto de as pessoas se assustarem tem a ver com o saberem que há sismos que são premonitórios. Claro que neste caso recente ficariam mais descansadas se também soubessem que não é destas zonas que virá o grande sismo. O susto é provocado pela percepção de perigo iminente e os pequenos sismos, interpretados como premonitórios transmitem essa percepção. Simplesmente, os verdadeiros premonitórios neste caso serão os que estão frequentemente a ocorrer precisamente em Gorringe, mas esses as pessoas não sentem, por isso não se assustam, ou então estávamos em susto permanente, o que não está nada longe da realidade, afinal de contas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Uma ideia que tenho mas que não sei se será válida.

Esse tão grande sismo que um dia irá destruir metade de Portugal, não terá já ocorrido em anos anteriores mas com uma magnitude menor que o de 1755?

Refiro-me, por exemplo, ao de 12 de Fevereiro de 2007 de magnitude 5,9 ou ao de 17 de Dezembro de 2009 de magnitude 6,0.

Não necessariamente. Por exemplo na Califórnia de vez em quando faz um sismo mais intenso. Mas continuam a esperar pelo the big one.

No ano passado fez um sismo de 6.0:

http://www.theguardian.com/world/2014/aug/24/california-earthquake-northern-san-francisco-bay-area

Ainda assim...

http://www.cbsnews.com/news/california-nearly-guaranteed-to-get-major-earthquake-in-next-30-years/

Registos sísmicos pré-1755 seriam bastante úteis.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O mais parecido, pode ter sido o de 28 de Fevereiro de 1969 foi o mais próximo ao de 1755.

A energia libertada nesses sismos é ínfima relativamente ao de 1755 e as tensões que se vão acumulando mantém-se. As escalas de tempo geológico e das transformações e movimentos da crusta são tão grandes que de 1755 até agora passou uma fracção de milésimo de segundo numa fricção como a que produzimos quando passamos um dedo num vidro molhado e o seu movimento se faz aos sacões.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a falha de Loulé é muito fácil de ver... entre Faro e Loulé na EN125-4 mais precisamente entre os sítios da Goncinha e da Alfarrobeira... do lado direito está um barranco escavado...

Isso é parte da falha.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O sismo de 1755 de tão intenso e invulgar que foi para esta região ainda hoje não é inteiramente compreendido e diferentes teorias continuam a aparecer e novos estudos continuam a ser feitos, mas é relativamente consensual de que aquele conceito que temos de um sismo num dado local (Gorringe por ex.) é um bocado limitado, e que devemos mais olhar para a coisa como uma ruptura ou múltiplas ao longo de centenas de quilómetros. Há até teorias que falam de uma ruptura secundária no vale do Tejo.

Do ponto de vista geológico e geofísico, o sismo de Lisboa de 1755, com intensidade máxima XI e magnitude
estimada M=8,5 a 8,9 segundo Martins e Mendes Víctor (1990), apresenta-se como uma séria anomalia, um
paradoxo da sismicidade de margens passivas, pois sismos com magnitudes semelhantes apenas ocorrem na
vizinhança de zonas de subdução (p. ex. Japão, Califórnia, Chile) ou de colisão (p.ex. Himalaias).

Falha de Marquês de Pombal: estrutura sismo-tsunamigénica do sismo de Lisboa de 1 de Novembro de 1755?
http://repositorio.lneg.pt/bitstream/10400.9/1019/1/Terrinha_28627CD_L65.pdf

O mistério do epicentro
http://expresso.sapo.pt/dossies/dos...smos_portugal/o-misterio-do-epicentro=f553562

Sabe-se pouco sobre o terramoto de 1755
http://www.gazetadefisica.spf.pt/magazine/article/505/pdf
 

Macroburst

Cirrus
Registo
3 Dez 2011
Mensagens
78
Local
Lisboa
Ainda bem que se fala no sismo de 1755. Desde muito jovem que procuro todo o tipo de registos históricos do acontecimento, isto apesar de não ser geólogo e sempre me pareceu que nos modelos possiveis existem algo que não explica a mecânica de todo o evento. Algumas informações da época referem que o sismo(?) foi sentido desde Marrocos até países como Alemanha. Estudos recentes no Reino Unido falam dos efeitos do sismo em lagos na Escócia, assim como na Suiça. Até que ponto podemos ter como informação relevante este tipo de textos da época? Alguém com formação na área me poderá explicar como está neste momento a informação que existe sobre o sismo de 1755?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985