Astronomia e Ciências Espaciais 2015

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
NASA revelou hoje ter descoberto planeta com condições semelhantes ás da Terra:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=783280

Terra2FRENTE.jpg
 


cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
Indica mais dados por favor:

- Quanto tempo durou a fase brilhante (sem contar a permanência do rasto que deixou);
- A que altura acima do horizonte, mais ou menos;
- Quanto tempo depois do brilho máximo se ouviu o ruído.
- Sabes se há mais relatos/observadores.

Consegues desenhar ou referenciar a trajectória nesta simulação da abóbada celeste nesse momento aproximado?


Portanto:

A fase brilhante, ou seja a fragmentação durou cerca de 1 segundo, a duração total deverá ter sido entre os 2,5s a 3s
A altitude não tenho ideia, foi muito alto, acima dos 20 kms
O tempo para o boom foi á vontade uns 2 minutos talvez 3,

2cr1s7r.jpg
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Portanto:

A fase brilhante, ou seja a fragmentação durou cerca de 1 segundo, a duração total deverá ter sido entre os 2,5s a 3s
A altitude não tenho ideia, foi muito alto, acima dos 20 kms
O tempo para o boom foi á vontade uns 2 minutos talvez 3,

2cr1s7r.jpg

Se o tempo entre a explosão e o som foi de 2 a 3 minutos, o meteoro fragmentou-se a ~50km de altitude.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A fase brilhante, ou seja a fragmentação durou cerca de 1 segundo, a duração total deverá ter sido entre os 2,5s a 3s
A altitude não tenho ideia, foi muito alto, acima dos 20 kms
O tempo para o boom foi á vontade uns 2 minutos talvez 3,

Obrigado pelos dados :thumbsup:

Pelo atraso na chegada do "boom" será portanto uma distância de 40 a 60Km em linha recta.
A altura, como a marcaste no planisfério celeste, será à volta de 45º, o que dará para a altitude cerca de 28 a 43 Km (para estas altitudes a depressão do horizonte é desprezável).

Se puderes dar uma olhada nas imagens deste link de procura no Google, consegues indicar uma foto que seja o mais parecida possível com o que viste?

https://www.google.pt/search?q=fire...2&ved=0CB4QsARqFQoTCPP5uYqp8sYCFYNtFAod79wBWw

O dado de observação mais importante para a sua localização e avaliação da altitude a que ocorreu a desintegração, e portanto do provável tamanho do meteorito, é o tempo que levou o som a chegar (tal como no caso de um raio o tempo do trovão é uma medida que permite calcular de forma bastante precisa a distância a que se deu a descarga).

A trajectória que desenhaste no hemisfério celeste é bastante curta, portanto a direcção de entrada apontava para próximo da área de observação e consequentemente o ângulo de entrada na atmosfera não era muito diferente da altura da observação acima do horizonte em graus.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
DAYTIME PLANETS: Usually, astronomers wait until the sun sets to start taking pictures of the heavens. On July 28th in Malaysia, astrophotographer Shahrin Ahmad showed that darkness is not required. "I photographed four planets in broad daylight," he says. Here they are bracketed by the sun and Moon:

8thUwZY.png


From left to right are crescent-shaped Venus, Jupiter, Mercury, and ringed Saturn. "We were blessed with a good clean sky over Sri Damansara," says Ahmad. "Mercury was surprisingly easy to spot, despite the fact that it was located about 5º from the Sun."

This kind of daytime astronomy is made possible, in part, by modern GOTO telescopes. Once the computerized telescope is aligned on the sky, it can find planets and other objects at any time of day. Some targets, like Venus, are arguably more beautiful when surrounded by daytime blue than nighttime black.

http://spaceweather.com/
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,535
Local
Castelo Branco

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A Sonda climatológica Deep Space Climate, que actualmente se encontra um milhão de quilómetros da Terra, desculpem, da NOSSA casa, capturou um trânsito da Lua sobre a Terra.

Nunca tinha visto nada semelhante! Não só a visão conjunta como simultaneamente o lado oculto da Lua totalmente iluminado.
O furacão visível deve ser o Dolores, penso que era essa a sua posição no dia 16 de Julho.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Este ano ainda não dediquei muito tempo às Perseidas. Costumo ver todos os anos. Este ano sem lua promete ser interessante (desde que não hajam nuves ou fumo). O último ano que valeu mesmo a pena assistir a esta chuva foi o de 2012. Vi várias dezenas e ainda deu para ver cerca de três bólides quando ainda nem tinha anoitecido totalmente. A ver se este ano se repete.

Sempre que me ponho a observar os céus nesta altura deparo-me sempre com uns pontos individuais brilhantes em movimento, como se fosse uma estrela a deslocar-se. Umas vezes pouco brilhantes, outras que do nada ganham um brilho intenso e desaparecem rapidamente, sempre a uma velocidade lenta. Já vi isto noutras alturas do ano mas quando chegam as Perseidas eles aparecem com muita frequência mesmo. Alguém mais entendido sabe do que se trata? Já me falaram em satélites mas duvido muito que hajam tantos a cruzar os céus numa noite e dá-me sempre a ideia que é algo ligado à chuva de meteoros.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já me falaram em satélites mas duvido muito que hajam tantos a cruzar os céus numa noite e dá-me sempre a ideia que é algo ligado à chuva de meteoros.

São satélites certamente, pelo seu movimento lento quando comparado com a rapidez das estrelas cadentes (meteoritos e bólides) nunca poderiam estar ligados à chuva de meteoros.
Há satélites que reflectem muito a luz do sol em certas posições, por exemplo vê as fotos que o Teles costuma pôr, e como vão rodando sobre si próprios esse refelexo da luz vai variando:

http://www.meteopt.com/forum/topico/astronomia-e-ciencias-espaciais-2015.8069/page-13#post-494336
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo e CptRena

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,535
Local
Castelo Branco
Já vi uma estrela cadente, foi estranho, até porque nunca tinha visto nenhuma a entrar de sul para norte.

Já agora, alguém sabe de algum fenómeno astronómico que faça com que uma estrela pisque de forma acentuada, desapareça e depois volte a piscar de forma acentuada e depois desaparecer? Isto claro, sem deslocação aparente. Provavelmente terá sido apenas uma nuvem a passar em frente de uma estrela, mas parecia mais um avião, embora não se deslocasse.