IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As listagens das estações em Redes, na página do IPMA, são de difícil procura porque não estão com qualquer tipo de ordem.

A identificação pelo nome por vezes é confusa, sugere-se que o número da estação fizesse parte da sua identificação.

Esta é a compilação alfabética de todas as estações que figuram em Redes, excepto as ambientais.
Esta compilação foi automática, é uma cópia do texto das páginas respectivas, colada em Excel e ordenada.

GHz4Zaz.gif


Para quem quiser disponho do ficheiro em Excel, o que permite organizar as estações ordenando-as de diferentes modos, pelo nome, região, tipo, coordenadas, altitude, data de início,etc, e conjugar esta ordenação com parâmetros observados.
Não sei como inserir aqui um ficheiro Excel ou simplesmente txt.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
As listagens das estações em Redes, na página do IPMA, são de difícil procura porque não estão com qualquer tipo de ordem.

A identificação pelo nome por vezes é confusa, sugere-se que o número da estação fizesse parte da sua identificação.

Esta é a compilação alfabética de todas as estações que figuram em Redes, excepto as ambientais.
Esta compilação foi automática, é uma cópia do texto das páginas respectivas, colada em Excel e ordenada.

GHz4Zaz.gif


Para quem quiser disponho do ficheiro em Excel, o que permite organizar as estações ordenando-as de diferentes modos, pelo nome, região, tipo, coordenadas, altitude, data de início,etc, e conjugar esta ordenação com parâmetros observados.
Não sei como inserir aqui um ficheiro Excel ou simplesmente txt.
Excelente trabalho StormRic, :thumbsup:
Fiquei surpeendido com a data da estação de Tomar-Valdonas, pois a informação que eu tinha da imprensa regional
é de que tinha sido instalada em 1996 e não 1999.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic

jmbneto

Cirrus
Registo
26 Nov 2012
Mensagens
27
Local
Lisboa
Bom dia
A listagem que faz referência diz respeito a antiga rede de estações clássicas, daí não encontrar as ema que apresenta aqui em baixo.


Indico uma lista de estações, em funcionamento, que não constam na listagem das redes da página do IPMA e por isso não localizáveis geograficamente ou identificáveis quanto ao tipo e início de funcionamento:


Dunas de Mira (704)
Pegões (767)
Portalegre (cidade) (820)
Porto, S.Gens (649)
Reguengos, S. P. do Corval (840)
Santa Cruz (Aeródromo) (746)
Santarém (733)
Sintra, Colares (747)
Viana do Castelo (cidade) (610)
Vila Real (Cidade) (566)
Vinhais (612)
Viseu (675)
 

jmbneto

Cirrus
Registo
26 Nov 2012
Mensagens
27
Local
Lisboa
Vou averiguar o que se passa. Obrigado pelo reparo

A estação S.Pedro de Moel (721) não consta do menu de escolha em Variação Horária (versão em flash).
No entanto a ligação http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=721&idEstacao=721 permite aceder ao registo desta estação, apesar de o menu se referir a Alcácer (primeira estação na listagem do menu) e nem nos gráficos nem no HTML constar o nome da estação.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tenho imensa dificuldade em perceber o que se passa com as estações do IPMA. Existe assim tanta dificuldade em arranjar pessoas nas câmaras municipais ou juntas de freguesia que possam realizar a manutenção das estações? Já que estavam com a mão na massa o IPMA podia criar um CWOP ou pelo menos determinar os procedimentos para ser verificada a qualidade das observações nas estações amadoras.

O que se passa com que estações? Há que distinguir entre problemas nas próprias estações e certos atrasos ou lapsos que ocorrem na actualização da página do IPMA, por exemplo com o resumo diário, o qual neste momento ainda não foi publicado o do dia 26.
Quanto à manutenção das estações tenho que discordar, pois acompanho diariamente os registos de todas as mais de 100 estações (atente-se neste número) e não posso deixar de realçar a evidência do esforço que é feito na sua manutenção.

Aliás, penso que são muito bem vindas a este tópico informações sobre problemas que se detectem nas estações. A minha atenção vai para os registos pluviométricos, por exemplo.

Quanto à sugestão sobre um procedimento que permitisse uma verificação de qualidade mínima das observações nas estações amadoras, parece-me interessante e útil :thumbsup:. O que é um CWOP? Tenho poucos conhecimentos na área técnica das estações amadoras.;)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  • Gosto
Reactions: CptRena e JTavares

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Alguém de Braga confirma estes valores às 9h e às 10h de ontem dia 12, de 13,0 mm e 11,3 mm em Merelim? Já não é a primeira vez que esta estação este verão apresenta valores de precipitação repentinamente disparatados.

q9PFl6h.gif

Também já reparei. E não, nem choveu nessa altura por aqui, estava apenas nublado. É de facto estranho aparecerem de repente estes valores. Ou alguém se lembra de regar a estação de vez em quando ou então são erros. Duvido que o pluviómetro esteja com problemas pois ainda há pouco registou a precipitação que caiu correctamente.

Mais de 28mm registados :maluco:
jo0MWrA.png

Poderá ser um problema no circuito do pluviómetro. Oxidação nos terminais ou problema no interruptor do tipo "reed".
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Assinale-se o positivo retorno gradual de várias estações que estiveram inoperacionais durante algum tempo, por exemplo Fundão e Aldeia do Souto entre outras. :thumbsup:

O quadro geral das estações operacionais está agora bem composto, apenas com algumas ausências de certas estações de localização importante: Lamas de Mouro, Cabeceiras de Basto (estas para cobertura das montanhas do Alto Minho), Arouca, Moimenta da Beira, Miranda do Douro e Amareleja.

Penso que Ponte de Lima ainda não tem o registo pluviométrico a funcionar correctamente. Tem-se mantido a zero durante os raros eventos de chuva deste verão.

4xq9V42.jpg
 
Última edição: