Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aqui é outro campeonato, infelizmente, isto está impossivel, imagina na Malveira da Serra, nem é preciso falar da Serra de Sintra. :hehe:

Que falta faz a EMA do Cabo Raso estar com o anemómetro inoperacional (já para não falar da inexistência de estações na serra).
Penso que aí em Alcabideche é uma das "saídas de produção da fábrica". Mesmo mais adiante, junto à costa, Estoril por exemplo, a onda do vento deve levantar.
 


am_loureiro

Cirrus
Registo
13 Jan 2015
Mensagens
4
Local
sintra.portugal
Boa noite.

Nortada impiedosa por Carcavelos... nos últimos 3 dias tem sido uma constante.
Sigo com 20,0°C. O vento lá fora está terrível, parece chuva a cair. Até fico com medo porque tenho uma árvore de 30 metros mesmo à frente da janela do quarto. Acho que nunca ouvi tanto vento.:wacko:
Nem no inverno houve tanto vento.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Incrível, o vento quase parou neste momento aqui. O mar deixou de estar picado.

Quando retomou o vento tinha virado para Leste.

Por vezes até vem de sul! Está completamente indeciso mas continua com rajadas ocasionais de diferentes rumos.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Que falta faz a EMA do Cabo Raso estar com o anemómetro inoperacional (já para não falar da inexistência de estações na serra).
Penso que aí em Alcabideche é uma das "saídas de produção da fábrica". Mesmo mais adiante, junto à costa, Estoril por exemplo, a onda do vento deve levantar.

Sim, é uma pena não termos os dados da estação do Raso, ainda assim grande jeito que dão as estações amadoras.
Alcabideche é uma das zonas mais afectadas em termos de nortada, a localidade encontra-se numa area exposta/aberta, numa elevação comparativamente com o vale da Atrozela / Pisão, não esquecendo a proximidade da vertente sul da serra, escassos 3 kms, tudo ajuda.
Como já tinha dito noutros posts, do conhecimento e vivência que tenho desta zona, posso dizer que as localidades com maior potencial de nortada são estas ( as primeiras são as que tem mais potencial). As próprias voltas de bike têm me ajudado a compreender melhor as diferentes intensidades do fenomeno.

  • Malveira da Serra
  • Janes
  • Zambujeiro
  • Cabreiro
  • Alcabideche
  • Murches
  • Alcoitão
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Grande incendio esta tarde aqui no distrito em Montalvo, Constancia, segundo a pagina da Prot.Civil contou com 193 operacionais, 42 veiculos e 4 meios aéreos, começou as 16:07, mas já está "em conclusão. Consegui observar essa coluna de fumo, a mais de 30 km de distancia.~
Oftopic- parece que o tópico sobre os incendio tinha pegado fogo, e agora nao se pode publicar lá.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Com tanta nortada este mês,parece que o agosto vai pelo mesmo caminho,nem no inverno houve tanto vento como neste mês de julho.

Por norma, Julho é o mês mais ventoso do ano na faixa costeira Ocidental. ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Boas

Mínima de 19,4ºC
Máxima de 30,1ºC

Rajada máxima ao final da madrugada de 50km/h

Agora estão 26,5ºC, 62%Hr, 1013,4hpa e vento fraco por vezes moderado
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,623
Local
Almada
Boa noite.
Mais 1 dia ventoso e com temperatura suportável.Mínima de 19,2ºC e Máxima de 29,4ºC.Na praia estava bastante desagradável devido à nortada e a temperatura da água não ajudava, 16,2ºC :cold:.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic