Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015



TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Carcavelos está a conseguir aguentar nos 20,2ºC, certamente porque aqui a nortada hoje foi só moderada, até estranhei, e agora está fraca.



Isto é bom, quer dizer que continua a humidade bem elevada pelos cimos. Se houvesse uma estação algures lá em cima mostraria quase constantemente valores próximos da saturação.



:palmas: boa reportagem, belas fotos, aquele farol sobre a arriba é de onde fazem as grandes reportagens das ondas gigantes da Nazaré. O panorama do Sítio espanta sempre, mesmo quem já conhece, é um mirante excepcional.
A praia está com uma considerável largura, uma beleza, ainda bem. E que água convidativa. Nota que a sensação de frio pode ser aumentada se o corpo não estiver a receber directamente na pele a radiação solar, mesmo difusa pelas nebulosidade. E olha que dentro de água muitas vezes é onde se está melhor, se com isso não recebermos o vento (experiência de carcavelense). :D
Muito obrigado!!! Pois... eu fiquei um bocado desiludido porque pensava que ia conseguir fotografar ondas muito grandes mas afinal não passavam de 2m de altura :unsure:. No início não se via sequer o mar, mas, depois, quando o nevoeiro desapareceu, a cor da água estava muito bonita e até me apeteceu entrar mas depois vinha sempre o vento forte e frio a estragar tudo:lol:
Sentia frio mas depois com o casaco ficava com calor e estava sempre a tirar e a pôr. :shocking: Estava muito húmido, mas como estava frio, era uma humidade ótima e não era aquela humidade que aumenta a sensação térmica. Mesmo depois do nevoeiro desaparecer, continuava com frio e estranhava imenso ver as pessoas e os turistas de manga curta e calções de banho :wacko:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Boas!
Hoje fui dar um passeio pela Nazaré, e não percebo como é que as pessoas conseguiam andar de manga curta, muito normalmente, pela praia, pois estava um frio desgraçado e estava uma ventania que não se aguentava, e ainda haviam pessoas dentro de água!!! :cold: mas enfim...
Quando cheguei, estava muito nevoeiro e mal se conseguia ver o farol:
IJYdU2j.jpg

4zLzYeG.jpg

Depois, enquanto andava pela marginal da praia, o nevoeiro começou a desaparecer, até ficar assim:
58rFGQ2.jpg

Mais tarde, subi até ao Sítio da Nazaré e o nevoeiro ainda persistia em algumas zonas:
Yd87b7T.jpg

É incrível como conseguia ver a praia toda! Já tinha visto em fotos, mas estar lá, pessoalmente, é outra coisa...porém o vento continuava muito intenso:
OKlcVmG.jpg

jqAqiWB.jpg

Foi muito bom, apesar do frio, do vento e do nevoeiro :D
Boas fotos! :thumbsup:
Também fui lá pela primeira vez o ano passado em Abril e também apanhei nevoeiro e água verdinha. No farol é sempre uma ventania desgraçada, até filmei o vento que estava, quase que o telemóvel voava :D As ondas também estavam normais, nada de mais.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TiagoLC

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas fotos! :thumbsup:
Também fui lá pela primeira vez o ano passado em Abril e também apanhei nevoeiro e água verdinha. No farol é sempre uma ventania desgraçada, até filmei o vento que estava, quase que o telemóvel voava :D As ondas também estavam normais, nada de mais.
Muito obrigado!! :D Também queria ter ido ao farol mas agora paga-se :mad: e eu não tinha nem um cêntimo comigo. Estava imenso vento também!!! Quase que deixei o meu telemóvel cair também mas pronto não se brinca com a natureza. :lol: Tenho que ir lá quando as marés vivas chegarem. Deve ser muito interessante
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E ontem ( Sábado ) lá fui fazer a volta Sintrense, tinha pouco tempo, pois enquanto estiver a dar a volta a Portugal em bicicleta, foi mais para desenferrujar o meu TT mais velho, como estava um pouco ventoso levei o anemometro,
e primeira paragem, Peninha claro, registo do vento, uns fraquitos :lmao: 60,1 km/h e 17,6º C e um windchill que chegou aos 12,5º C, portanto a sentir as mãos bem geladas,

sim, sim, fiz uma promessa, mas é como os políticos, não se fizeram para cumprir :lol:, assim coloco umas imagens para retratar os locais, apesar de já serem mais que vistos,

20212577535_441a890b24_o.jpg


cabo Raso, 42,8 km/h e uma temperatura possivelmente a descer dos 20º C,

20025972699_e1aab575a4_o.jpg


Guincho, aparentemente menos vento e estranhamente ligeiramente mais morno e por vezes sentia quase como uma onda de calor, mas muito ténue, vento que registei, 39,5 km/h,

19589917504_7219674f3d_o.jpg


ainda parei na Pirolita, estava ventoso, mas sem relevância e na Roca, também sem relevância, mas temperaturas que não deveriam ter ultrapassado os 20º C.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Peninha claro, registo do vento, uns fraquitos :lmao: 60,1 km/h

Fábrica a meio gás? :lol:

Temos que arranjar maneira de pôr lá uma estação outra vez. A Peninha já teve uma no telhado, mas... voou, claro, tem que ser uma daquelas especiais para furacões. :hehe:

Que pacífica a vista, e com essa "brisa" até se estava bem, piquenique claro, não fosse o detalhe dos 12,5ºC de windchill! :p
Só faltou a Lua... :unsure:

Aquela segunda vista foi muito bem apanhada, gosto imenso quando uma foto me faz logo pensar onde é que é isto, onde é que é isto? :w00t:

Muito bonita a composição do Guincho a partir das lajes do hotel. Quase seco o capacete, apesar de se notar certa humidade no ar, especialmente na vista da Peninha.

Ainda bem que aderiste ao não cumprimento destas promessas! :thumbsup::lol:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Minima fresca( parece que veem para ficar): 16,2ºC
T.actual: 21,5ºC

Boa inversão na praia da Rainha (Almada) a temperatura a cair aos 10,0ºC de minima horaria.
Valor mais baixo da rede IPMA.

7DA7EJO.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas fotos Vitor!
Ontem, mas de manhã, também andei pela faixa costeira.

Foto da praxe, vale do Marmeleiro, felizmente esta vertente brutal e grande parte do vale escapou ao incendio.
Junto á ponte, na base da vertente da penha dos Marmeleiros ainda corre um fio de água, impressionante aquela nascente, estamos em Agosto, e com a seca que é conhecida. Neste troço da ribeira, água já não corre ha muitos muitos meses.

rfo7JkJ.jpg


Abano carregado de areia, um espectaculo! :cool:
CcgFVio.jpg


9yyPhIw.jpg


Guincho no horizonte

LG09xPk.jpg


Na volta de bike de ontem passei por varios sitios, a zona onde apanhei mais calor foi no vale da Atrozela e vale do Marmeleiro, como sempre.
Por lá, as 12:30 a temperatura devia rondar os 27ºC/28ºC com vento nulo.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom início de tarde, e mês! :)

Agosto começou ameno, na normalidade, por estes lados. 17,8ºC / 26,1ºC ontem, com a mínima a descer aos 15,5ºC hoje.

De momento sigo com 24,6ºC e 45% de humidade. Vento fraco do quadrante Oeste e 1016 hPa de pressão.

Céu limpo.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
34ºC

tenho tido sorte nas temperaturas, porque aqui a zona de Coruche costuma ser bastante quente, mas este ano a nortada tem aparecido todos os dias e assim que ela chega a temperatura estabiliza e não deixa as temperaturas subirem muito mais, mas lá está, reparo que muitas vezes enquanto o vento não aparece mais moderado a temperatura vai sempre a subir, tantos verões que Coruche vai aos 40ºC e compete pela máxima do país, mas este ano tem estado mais calmo nas máximas
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui está a ser mais uma tarde bem quente, com 33.7ºC.
Ouve-se bem na rua o cantar da cigarra, "que secalhar já pedia umas férias".
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Agosto entrou em força, máxima de 30,2ºC às 18h! Notável para Carcavelos sul, julgo que foi um dos cinco dias mais quentes do ano até agora.
E no entanto a manhã foi das mais frescas das últimas semanas, 17,3ºC de mínima, uma hora depois do nascer do sol.
A humidade variou entre os 84%, por aquela hora, e os 35% pouco antes das 16 horas. Desde esta hora aumentou e os 40% aquando da temperatura máxima foram bastante desconfortáveis, até porque o vento caíu, está uma nortada fraquinha apenas.

Bastante neblina nos horizontes pela madrugada e manhã, passando a bruma, céu brumoso, esbranquiçado. Mar calmíssimo, desgosto para os surfistas, alegria dos banhistas, água esplêndida (ou já estarei habituado?).
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000