Armona

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Durante mais de vinte anos esta ilha da Ria Formosa fez parte da minha vida durante o verão. O espólio fotográfico é imenso, a magia da natureza deste trecho da costa do sotavento, integrado na Ria Formosa, foi uma obsessão e uma aventura renovada de descoberta. Por enquanto ficam algumas imagens da despedida, no ano de 2004. Imagens que estrearam o registo em digital mas as mais de duas dezenas de anos para trás ficaram em diapositivo e esperam digitalização.

3 de Agosto de 2004

Do vento


























8 de Agosto

Contrastes






9 de Agosto

Da Frente






















10 de Agosto


Do Azul






15 de Agosto

Da despedida





"A maré sobe devagar"

 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fotos lindas :palmas:
Adoro:cool:

Todos os anos costumo ir para a ilha da Fuseta, o ano passado estive em alguns sítios da ria formosa ( Pedras del rei , Santa luzia , Ilha de cabanas , Cacela velha , Altura e Praia verde). Tenho no PC algumas fotos , vou criar ver se crio um tópico para elas:)

:) obrigado! Com que então um aficionado da Ria Formosa também :thumbsup:, nos primeiros anos, fim dos anos 70 e princípio dos 80, era na ilha da Fuseta que eu ficava mas afinal é a mesma ilha. Nunca cheguei a ver a barra aberta em frente da Fuseta mas assisti à barra que a separa da ilha de Tavira a progredir de ano para ano, para desespero dos pescadores, mas é um processo natural imparável. As ilhas, baixios de areia e restingas são entidades dinâmicas, não havia ano que não fosse diferente, em alguns anos podia-se caminhar com pé até um quilómetro da costa, noutros o mar comia as dunas e as casas. E pude confirmar centímetro a centímetro como o oceano vai subindo também. O destino de grande área destas ilhas, se não mesmo toda, é desaparecerem, nunca poderá ser impedido.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Que maravilha de paisagem, do género que mais gosto, areia e dunas e litoral claro, e com o tempo a condizer e tudo :thumbsup:,
nunca fui de Algarves, mas em duas visitas relâmpago, fiz um registo em video talvez em 1995-6 de quase toda a extensão Algarvia, vídeos esses que quero ver se passo para o PC para ficar digitalizado, há dois anos tentei recriar as mesmas imagens filmei e fotografei o barlavento em duas idas, falta o sotavento que era para ter sido no ano passado, mas a saúde não me deixou, vamos ver se este ano já consigo lá ir, tentar fazer as mesmas imagens de há 19 ou 20 anos atrás.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Que maravilha de paisagem, do género que mais gosto, areia e dunas e litoral claro, e com o tempo a condizer e tudo :thumbsup:,
nunca fui de Algarves, mas em duas visitas relâmpago, fiz um registo em video talvez em 1995-6 de quase toda a extensão Algarvia, vídeos esses que quero ver se passo para o PC para ficar digitalizado, há dois anos tentei recriar as mesmas imagens filmei e fotografei o barlavento em duas idas, falta o sotavento que era para ter sido no ano passado, mas a saúde não me deixou, vamos ver se este ano já consigo lá ir, tentar fazer as mesmas imagens de há 19 ou 20 anos atrás.

Obrigado Vitor! Como podes ver o Algarve que eu gosto nada tem a ver com montes de gente e urbanismo até quase caír dentro de água. Aliás na Ria Formosa é possível estarmos sem ver pessoa alguma durante extensões de muitos quilómetros e apreciar todos os detalhes da fauna e flora das dunas e zonas húmidas, quer do lado da ria quer do lado do mar. Era um autêntico paraíso, não sei se continua a ser, já lá não vou há mais dez anos. Esse registo em vídeo deve ser um documento muito interessante mesmo!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
vejo isto de outra maneira... são aulas de mecânica de fluídos... escoamento turbulento, ressaltos hidráulicos...
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Obrigado Vitor! Como podes ver o Algarve que eu gosto nada tem a ver com montes de gente e urbanismo até quase caír dentro de água. Aliás na Ria Formosa é possível estarmos sem ver pessoa alguma durante extensões de muitos quilómetros e apreciar todos os detalhes da fauna e flora das dunas e zonas húmidas, quer do lado da ria quer do lado do mar. Era um autêntico paraíso, não sei se continua a ser, já lá não vou há mais dez anos. Esse registo em vídeo deve ser um documento muito interessante mesmo!

É como eu, betão e gente, estou farto, ainda por cima moro numa zona muito barulhenta em termos de transito e por vezes da "boa" vizinhança, quando pego no jipe e ando por ai, nem que seja pela zona de Sintra, onde posso ir a alguma zonas menos acessíveis pelo menos de carro, fico uns momentos a absorver a tranquilidade dos locais e claro, para tirar uns bonecos,
ao ver estas fotos vejo o quanto é saudável para o espírito e pulmões também :D, a parte do Algarve que já gosto de fazer, é para o lado de Sagres, e Sagres para cima nem se fala, belo,

tenho ver ver os registos videográficos que tenho, para isso espero que a maquinaria que tenho para passa para o PC colabore :lol:, e talvez os publique.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e StormRic

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Fotos espetaculares desta ilha StormRic, ainda para mais com estruturas convectivas a surgirem no horizonte:D

Este ano fui à descoberta desta fantástica ilha algarvia também. Adorei todo o enquadramento paisagístico, o brilho das águas cristalinas mansas e mais quentes, se bem que um pouco escurecidas dado a grande concentração de algas em certos locais (ainda assim continuam a surgir embalagens, latas e afins a boiar na água de pessoas desmioladas que não sabem conservar a natureza:angry::disgust:), e em geral fiquei maravilhado com a paz que a ilha transmitia. Deixo aqui várias fotos atuais da ilha (11 anos depois das do StormRic:D), espero poder voltar


26 de Julho:
73EhqTg.jpg

EIlnP4V.jpg

jqhIxrv.jpg

ls8JtUD.jpg

zezMIkO.jpg

gd9IGZf.jpg

3baTeOM.jpg

kisXq5w.jpg

2wWAoTD.jpg

i7HKkEc.jpg

JWxrBYI.jpg

GleowSg.jpg

MY1iFzB.jpg

NftmSZQ.jpg

LMr4UoP.jpg

yvDAI1Q.jpg

K6SHf9F.jpg

WUs88JT.jpg

8k1xnyw.jpg

0ydwfez.jpg

UPBEitK.jpg

KA7iG1h.jpg

ScHAWXf.jpg


Gaivotas:
qtoZPMk.jpg

5LIgGZZ.jpg

CXrSUY2.jpg

jgwg4lS.jpg

csykf7H.jpg

1jRTfc7.jpg

b8RkKM8.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Continuação das fotos

Poente e despedida:
4ts8FOt.jpg

XSfzDlt.jpg

lwBqbqT.jpg

mhqSP6P.jpg

yMvpohn.jpg

JUNO6fh.jpg

aCJc5ID.jpg

CajB0DC.jpg


Aviões que foram passando em direção ao aeroporto de Faro:
HdArTyA.jpg

G2i44NF.jpg

UszvzLy.jpg

McsRfx1.jpg

ehi3uN9.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fotos espetaculares desta ilha StormRic, ainda para mais com estruturas convectivas a surgirem no horizonte:D
emoji106.png
emoji106.png


Este ano fui à descoberta desta fantástica ilha algarvia também. Adorei todo o enquadramento paisagístico, o brilho das águas cristalinas mansas e mais quentes, se bem que um pouco escurecidas dado a grande concentração de algas em certos locais (ainda assim continuam a surgir embalagens, latas e afins a boiar na água de pessoas desmioladas que não sabem conservar a natureza:angry::disgust:), e em geral fiquei maravilhado com a paz que a ilha transmitia. Deixo aqui várias fotos atuais da ilha (11 anos depois das do StormRic:D), espero poder voltar
emoji106.png

Obrigado! É uma grande satisfação ver esta beleza que se mantém actualmente, que lindas estas imagens! Parabéns pela reportagem :palmas: ! Que lenitivo espectacular para as saudades!
Todos os dias na maré vazia era um desafio ir o mais longe possível pelos bancos de areia, estas fotos mostram bem como é fascinante e única aquela paisagem, a paz e a lonjura, a sensação de ainda ver algo quase com o seu aspecto primevo.
A luz daquela areia e a transparência da água! Quando vêm as algas e toda aquela massa biológica associada também é interessantíssimo de observar e de sentir, e que bons banhos de terapia se tomam nessa altura.
Quando se visita uma vez, não conseguimos deixar de esperar com certa ânsia pela próxima. Que se conserve esta natureza o mais possível.

Quanto à poluição ocasional que se observa, muita é trazida infelizmente pelo próprio oceano, incluindo muitos destroços de artefactos de pesca para além das omnipresentes embalagens. Observar como mesmo locais aparentemente impolutos estão inevitavelmente afectados pela poluição global veiculada pelas correntes marítimas, torna-nos certamente mais conscientes da terrível praga destrutiva que é a incivilidade e dos catastróficos erros do pretenso desenvolvimento da humanidade.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Aqui ficam algumas fotos que tirei o verão passado, dia 6 de Agosto, na Ilha da Fuseta.





As aves da Ria






Marés


A vegetação dunar e os sapais das águas calmas








Na nova barra, a corrente aqui estava mais forte.







Interessante trabalho do vento...


Um verdadeiro paraíso, a água aqui estava um caldo :wacko:




Mais umas do lado da Ria









Os viveiros e o Monte Figo com os seus 411 metros





Gostava mesmo muito de ver como está a vegetação das dunas. Quando puderes, não há pressa, põe no tópico da Armona. ;) obrigado! :thumbsup:

Tarde... Mas chegaram! ;)
 
Última edição: