Seguimento Incêndios - 2015

Sleet

Cumulus
Registo
2 Dez 2010
Mensagens
130
Local
Loriga, Seia (800m)
O caso de Mangualde é absolutamente aberrante, só na última semana (que eu me tenha dado conta) já tinha havido 5 incêndios naquela zona, a este e sudeste da sede de concelho. Isto a somar a um incêndio de proporções assinaláveis que já tinha ocorrido no mês passado. Hoje há 2 incêndios detectados num raio de 10 km em menos de 10 minutos e entretanto surgiu outro a 2 km do primeiro. Alguém duvida que isto tem tudo mão criminosa?

Aqui no concelho de Seia também tem havido nos últimos dias um caso idêntico, com incêndios sistemáticos em Vila Cova à Coelheira. Os últimos foram às 20:35 e 00:00 da noite passada.

Temos um país cheio de doidos.
 
  • Gosto
Reactions: nelson972 e james


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje daqui onde estou vejo o de Penacova. Dá-me ideia que começou quase na mesma hora que ontem o de Miranda do Corvo, um pouco mais a sul.

wt4BzAt.jpg
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Eu trabalho em Nelas mas vivo em Santa Comba, tenho colegas que são bombeiros voluntários e tiveram de sair a meio do trabalho.
anda a arder junto da estação de Mangualde. aquilo esta mesmo mau, mas durante a tarde foram-se avistando vários focos de incêndio, chegaram a ser três.

atualmente em Santa Comba este é o cenário que se ve. muito fumo, talvez pelo incêndio de Penacova ou o de Góis. .

KyYXtwu.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ativado plano de emergência em Mangualde

O Plano de Emergência Municipal foi ativado em Mangualde, Viseu, depois de um dos fogos que lavra no concelho ter ameaçado 150 habitações. Câmara pondera avançar com um pedido de declaração de calamidade pública.

ng4541614.jpg


Chamas junto a habitações em Mangualde


Um dos incêndios passou pelo "perímetro urbano da cidade" e "colocou em causa 150 habitações", o que levou à retirada de "idosos e crianças", disse à agência Lusa o presidente da Câmara, João Azevedo, afirmando considerar a "situação catastrófica".


De acordo com João Azevedo, já arderam "umas centenas largas de hectares do concelho", estando "em perigo a aldeia de Mesquitela e a zona da estação de Mangualde", o que também levou à retirada de algumas pessoas desses locais.

"O mais estranho é que este incêndio tenha sido projetado para dentro da cidade de Mangualde", referiu, considerando que se as chamas não forem combatidas "durante o dia, teremos uma noite de inferno".

De momento, as zonas de maior dificuldade de combate às chamas são "em Mesquitela e Cunha Alta", acrescentou.

Os Bombeiros Voluntários de Mangualde já lançaram um apelo à população para levar bens essenciais ao quartel, "como sumos, água, sandes e fruta", para ajudar os homens que combatem os incêndios no terreno, refere uma nota da Câmara Municipal.



A Autoridade Nacional de Proteção Civil informa na sua página que estão 240 operacionais no terreno, apoiados por 71 viaturas e dois meios aéreos.

Os três incêndios que lavram em Mangualde começaram entre as 12.00 horas e as 12.30 horas, sendo que "estão próximos" uns dos outros, explicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Um dos fogos em Mangualde levou ao encerramento da linha férrea da Beira Alta. Segundo o gabinete de comunicação da Infraestruturas de Portugal, a linha foi cortada entre Nelas e Contenças.

Fonte da Comboios de Portugal (CP) referiu que está a ser garantido o transbordo rodoviário entre Nelas e Fornos de Algodres, sendo que todos os comboios, regionais e intercidades, que fazem aquela linha estão retidos.


http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=4723685&page=2
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

robinetinidol

Nimbostratus
Registo
30 Jun 2015
Mensagens
608
Local
Fátima / Coimbra
Eu trabalho em Nelas mas vivo em Santa Comba, tenho colegas que são bombeiros voluntários e tiveram de sair a meio do trabalho.
anda a arder junto da estação de Mangualde. aquilo esta mesmo mau, mas durante a tarde foram-se avistando vários focos de incêndio, chegaram a ser três.

atualmente em Santa Comba este é o cenário que se ve. muito fumo, talvez pelo incêndio de Penacova ou o de Góis. .

KyYXtwu.jpg
No histórico não consta nenhum incendio de Góis... Mas há bocado lembro-me de ter visto um de Gois e de Tavira... Não sei o que se passou... E não dá para ver as nuvens no satélite...Alguém sabe?
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
eu
No histórico não consta nenhum incendio de Góis... Mas há bocado lembro-me de ter visto um de Gois e de Tavira... Não sei o que se passou... E não dá para ver as nuvens no satélite...Alguém sabe?

Eu também por isso disse Góis mas não sei ao certo. realmente a foto que tirei é em direção a Arganil, mas não está nada confirmado. ;)
 
  • Gosto
Reactions: robinetinidol

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
confirmado está aquele que anda por Gouveia, a freguesia de Aldeias e Mangualde da Serra ja foram afetados pelo incêndio, já passou por Paços da Serra, A senhora do Monte também já esta queimada. esta a subir em direção ao Vale do Rossio. isto segundo me disseram ao telefone.

para quem quiser seguir a malta vai postando no facebook

https://www.facebook.com/pages/Portal-de-Gouveia-Serra-da-Estrela/175087399196408
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

neste momento é visível a Norte da Maia uma enorme e grossa coluna de fumo, o fumo é denso e bem preto, pois mesmo de noite vê-se o contorno da coluna vertical e que forma quase um cogumelo por cima, impressionante, não sei o que esteja a arder, não parece mato mas algo industrial, alguém sabe de alguma coisa? O fumo é bem preto, a coluna vertical tem uma grande protuberância em altitude, também escura.. :unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A coluna não aumenta de largura, é preta, distingue-se bem na noite, parece um vulcão..cá para mim é incêndio industrial, de vez em quando nota-se uma tonalidade alaranjada na base da coluna..
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Impressionante, o alaranjado que emana da base na coluna, ainda não há nada nas notícias, a coluna mantêm a mesma largura e há momentos foram visíveis umas espécie de luzinhas que depois apagavam na base e na coluna como que a ser projectadas..
 
  • Gosto
Reactions: robinetinidol

paulo_rafael

Cirrus
Registo
3 Abr 2015
Mensagens
14
Local
Campo, Valongo
Impressionante, o alaranjado que emana da base na coluna, ainda não há nada nas notícias, a coluna mantêm a mesma largura e há momentos foram visíveis umas espécie de luzinhas que depois apagavam na base e na coluna como que a ser projectadas..

Informaçao na RTP Informaçao, incendio de grandes proporçoes em armazem industrial em sao mamede de infesta.
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Impressionante, o alaranjado que emana da base na coluna, ainda não há nada nas notícias, a coluna mantêm a mesma largura e há momentos foram visíveis umas espécie de luzinhas que depois apagavam na base e na coluna como que a ser projectadas..

Incêndio de grandes proporções em Armazém industrial em s . Mamede de infesta . Informação obtida através da Rtpi.
Sera este?
 
  • Gosto
Reactions: Snifa