Seguimento Açores e Madeira - Agosto 2015

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Para setembro já modela alguma coisa... Apesar de ter uma distância temporal avassaladora... Mas pelo menos já modelou alguma coisa...
42b6fc9957a9af3406270117bdf2d58e.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Ela fica negativa sempre por pouco tempo.

Ficou negativa a maior parte do Verão. Não houve coisas de maior mas recorrentes frentes fracas.

Para setembro já modela alguma coisa... Apesar de ter uma distância temporal avassaladora... Mas pelo menos já modelou alguma coisa...

Princípio de Setembro. A passar só de raspão. Em condições normais e a meio/fim de Setembro o cenário pode ser outro.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mas pelos vistos faltou a chuva

Chover, choveu. Não foi aquilo que querias. Querias era ter tido inverno em Agosto, outono em Outubro e mais inverno em Janeiro de 2016. Nem sempre isso acontece. Não aconteceu. Aliás, tendo em conta os últimos 14 anos muito dificilmente isso aconteceria ou voltará a acontecer frequentemente.
 

Ober

Cirrus
Registo
18 Jun 2015
Mensagens
98
Local
Várzea - Ilha São Miguel
Chover, choveu. Não foi aquilo que querias. Querias era ter tido inverno em Agosto, outono em Outubro e mais inverno em Janeiro de 2016. Nem sempre isso acontece. Não aconteceu. Aliás, tendo em conta os últimos 14 anos muito dificilmente isso aconteceria ou voltará a acontecer frequentemente.

É o normal não é? Por isso existem as 4 estações. Chuva no Inverno e sol no Verão.
Sim porque nem tivemos inverno propriamente dito. Aliás, há quantos anos temos tido invernos fora do normal? E há quantos anos temos tido Verões normais ou acima do normal?....
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É o normal não é?

É o novo normal. Ninguém gosta.

Aliás, acho que já estamos todos um pouco cansados de anticiclone desde o Inverno passado, mas ainda há excepções...

A questão é mesmo essa. O inverno ainda nem começou e está longe, tem características especiais e completamente imprevisíveis este ano e já estás a sentenciar a seca. 1997 foi o ano do último El Niño. Foi o ano da Ribeira Quente. Não deve ter sido seco e aborrecido. Se fores ao IPMA verás que esse ano foi extremamente chuvoso (clica no separador da precipitação):

http://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/1981-2010/020/

Aproxima-se um evento meteorológico que será extremamente perigoso. Algo nunca visto. Vai causar muita mossa a muita gente no mundo inteiro (danos diretos, danos nas colheitas, ...). E mesmo nós, nos Açores, podemos ter muito mais do que desejamos. É preciso... esperar. Mesmo Agosto já está a ser 'mole' (claro que o boletim ditará melhor). Setembro está à porta. Muita coisa certamente acontecerá ainda.

(site alterado)
 

Ober

Cirrus
Registo
18 Jun 2015
Mensagens
98
Local
Várzea - Ilha São Miguel
Acho um pouco arriscado e exagerado estarem a dizer que o futuro climático dos Açores vai ser isso ou aquilo com base apenas em dados mais recentes.
A meteorologia é muito mais do que isso. Por exemplo, fiquei a saber numa palestra, que só no último século, as temperaturas subiram e desceram duas vezes e que faz parte da variabilidade climática não havendo em princípio nada de anormal nisso. O aquecimento global que muitos falam parece ser só uma propaganda para inventar mais impostos sobre o carbono para esmifrar o povo...
O que é certo é que os padrões climáticos actuais estão trocados, sim é verdade, mas parece me um pouco cedo demais para se falar em mudanças futuras para os Açores, tanto que isso pode ser apenas uma variabilidade climática como tantas outras que já houve no passado.
 

Ober

Cirrus
Registo
18 Jun 2015
Mensagens
98
Local
Várzea - Ilha São Miguel
É o novo normal. Ninguém gosta.



A questão é mesmo essa. O inverno ainda nem começou e está longe, tem características especiais e completamente imprevisíveis este ano e já estás a sentenciar a seca. 1997 foi o ano do último El Niño. Foi o ano da Ribeira Quente. Não deve ter sido seco e aborrecido. Se fores ao IPMA verás que esse ano foi extremamente chuvoso (clica no separador da precipitação):

http://www.ipma.pt/pt/oclima/normais.clima/1981-2010/020/

Aproxima-se um evento meteorológico que será extremamente perigoso. Algo nunca visto. Vai causar muita mossa a muita gente no mundo inteiro (danos diretos, danos nas colheitas, ...). E mesmo nós, nos Açores, podemos ter muito mais do que desejamos. É preciso... esperar. Mesmo Agosto já está a ser 'mole' (claro que o boletim ditará melhor). Setembro está à porta. Muita coisa certamente acontecerá ainda.

(site alterado)

Não estou a sentenciar nada. Tu sim parece que estás a dar sentenças fatais de como será o clima futuro nos Açores, e como tal, acho um pouco arriscado fazer previsões a esse nível.
O ano passado também diziam que ia haver condições para ser um inverno muito frio e chuvoso, quando foi apenas a repetição dos invernos anteriores, portanto é legítimo eu hoje já não acreditar muito em previsões fora de horas. Cada um tem direito à sua opinião. Tu tens a tua e eu tenho a minha. E cada um perspectiva as coisas da forma que achar baseado em anos transactos, (sou um simples curioso como tu. Para mestrado ainda me falta muito) porque se assim não fosse a essa hora, eu ou tu quem sabe estávamos a dar a meteorologia na rtp Açores....