Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2015

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
No final desta página:

http://www.ospo.noaa.gov/Products/ocean/sst/anomaly/index.html

Dados disponíveis desde 1996.

Obrigado Orion. Por acaso também sigo esse link para saber as anomalias na temperatura das águas dos oceanos, mas ainda não tinha reparado no histórico :facepalm:
:D
Durante a manhã estive a pesquisar um pouco e encontrei estes links, os quais são bastante interessantes e permitem alguma base de comparação.
http://www.elnino.noaa.gov/forecast.html
http://www.pmel.noaa.gov/tao/elnino/el-nino-story.html

Não me queria alongar muito no tema, pois sei que não é o tópico adequado. Seria interessante para todos os "curiosos" do forum criar um grupo de análise da evolução do tempo e tentar assim melhorar a análise e a previsão a médio e longo prazo.

Quanto à previsão para os próximos dias, felizmente todos os modelos parecem apontar para um verão mais ameno, na linha das previsões mensais do ECMWF (http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/publicacoes/meteo.prev/bpm_1008.0609_2015.pdf) e que o GFS tem seguido (http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/previsao-semanal-europa).
Sei que o tempo nem sempre está ao gosto de todos, principalmente para aqueles que nesta altura querem aproveitar a praia. Mas, no meu caso e depois de 3 meses sucessivos de bastante calor, já apetece um ligeiro alivio nos termómetros...
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e Thomar


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)

Sim concordo, apesar de que a água doce é menos densa que a água salgada, pelo que em princípio deverá estar relacionada com a temperatura à superfície do oceano nas proximidades da costa.

Embora existam outros factores, como o vento "up-welling", que pode afastar a camada superficial (mais quente) e fazer subir águas profundas (mais frias).
Mas o vento atua pontualmente (diário) podendo afetar a média (semanal), pelo que o seu efeito ficaria diluído em mapas mensais ou sazonais (a desconsiderar o fator vento).
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Muito gosta o GFS de fazer sonhar. :lol:

gfs-0-192.png


Porém até às 90h/80h não me fio. A atmosfera na Europa Central está muito dinâmica, baixas pressões a vaguear e zonal muito subida dada a presença do anticiclone escandinavo. Tudo isto fará com que a cada saída dos modelos tudo se altere quase totalmente até a uma distância temporal mais próxima.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Muito gosta o GFS de fazer sonhar.

GFS18z a mostrar entrada fria pouco comum para Agosto... iso 5 sobre o norte do país

Se isto vier a verificar-se será muito interessante sem dúvida! Mas é melhor mantermos um saudável cepticismo por enquanto, já estamos habituados a que perto do evento quase tudo se dissolva ou passe ao lado.
Está a parecer-me pelos modelos que o anticiclone não vai ao lugar habitual do verão tão cedo, mantém-se sobre os Açores ou mais longe até.
 
  • Gosto
Reactions: Ruipedroo e Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Se isto vier a verificar-se será muito interessante sem dúvida! Mas é melhor mantermos um saudável cepticismo por enquanto, já estamos habituados a que perto do evento quase tudo se dissolva ou passe ao lado.
Está a parecer-me pelos modelos que o anticiclone não vai ao lugar habitual do verão tão cedo, mantém-se sobre os Açores ou mais longe até.

Ainda estamos longe do possível evento. Digo eu...
Mas...
Tenho casamento nesse dia e acreditem que nem noiva nem convidadas gostariam dessas temperaturas, dado os figurinos escolhidos! :cold:
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR
Registo
15 Ago 2015
Mensagens
6
Local
Portugal
Se isto vier a verificar-se será muito interessante sem dúvida! Mas é melhor mantermos um saudável cepticismo por enquanto, já estamos habituados a que perto do evento quase tudo se dissolva ou passe ao lado.
Está a parecer-me pelos modelos que o anticiclone não vai ao lugar habitual do verão tão cedo, mantém-se sobre os Açores ou mais longe até.


Bem se tudo dissolve se ou passa se ao lado significaria que não chovia em Portugal claro que nestes meses de Verão é mais raro que isso aconteça principalmente a sul do sistema montanhoso Montejunto Estrela. Mas daqui a um mesito já estamos a meio de Setembro portanto elas as baixas pressões irão começar a dar sinais vida se não for esta será outra mais tarde ou mais cedo elas virão ai . Uma coisaé certa o clima no nosso país tem dois estados basicos : o anticiclone mais frequentemente e estavel a sul e as baixas pressões vindas do Atlântico mais frequêntes a Norte. Tanto o aanticiclone como as baixas pressões não irao desaparecer nunca iremos deixar de ter o anticiclone a dar nos tempo estavel como também não deixaremos de ter as visitas das baixas pressões mais ou menos frequentes. Portanto estamos sempre sujeitos a um padrão ou outro e em qualquer época ano principalmente em ja na recta final do mes de Agosto onde desde de Maio que o anticiclone se impos.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem se tudo dissolve se ou passa se ao lado significaria que não chovia em Portugal

O meu comentário só pode ser entendido no contexto das várias situações que durante este verão foram previstas pelos modelos e têm sido comentadas a uma distância de mais de uma centena de horas; não é obviamente extrapolável fora deste contexto limitado.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
O ponto triplo (onde a frente fria atinge a quente iniciando a fomação da oclusão) que terá passado pela zona do Cabo Carvoeiro:

ZG6lodq.gif


Novo sistema frontal vem logo atrás e será reponsável pelo episódio de chuva fraca/chuvisco/nevoeiros de amanhã.
Como diz o outro... Limpinho, limpinho! Passou pois!!!
 

Natur Algarve

Cirrus
Registo
19 Jan 2015
Mensagens
7
Local
Algarve
Boa noite os modelos sugerem tempo seco e mais fresco ate final do mes. Veremos o que posteriormente teremos em Setembro onde creio que podera ser bastante quente no litoral e com boas lestadas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

aparentemente parece que podemos ter uma frente no próximo Domingo/Segunda-feira.

ECMWF:

lkGHXOx.png


HzcY2fP.png


o GFS vê a depressão mais cavada e mais a norte:

mhqhPBk.png



De qualquer modo será uma frente fraca por estas bandas e que afectará mais as regiões do Norte.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

vamos ver no que isto vai dar, a frente de domingo/segunda feira:

O GFS foi atrás do ECMWF e colocou a depressão mais a sul:

ECMWF:

9VjSLqq.png


GFS:

iFSvYYV.png


UKMO:

jJXeNae.gif


Boa "chuvinha" em perspectiva :rain:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Estive a consultar os modelos do GFS, após ontem ter visto que os modelos evoluíam para uma alteração significativa do tempo no final de agosto e início de setembro (mesmo sabendo que até lá muita água irá correr por debaixo da ponte) e todas as manhãs o GFS traz uma alteração radical das previsões... Por vezes até parece que refizeram totalmente a previsão...
Só para dar um exemplo, ontem à noite o GFS previa que a TP Danny tinha uma evolução significativa e uma nova tempestade tropical desenvolvia-se atingindo os Açores (tal como as previsões em dias anteriores após o run das 12h) e hoje tudo desapareceu como o Houdini fazia :facepalm: