Sismos Portugal - 2015

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,615
Local
Portalegre
Ainda bem que se fala no sismo de 1755. Desde muito jovem que procuro todo o tipo de registos históricos do acontecimento, isto apesar de não ser geólogo e sempre me pareceu que nos modelos possiveis existem algo que não explica a mecânica de todo o evento. Algumas informações da época referem que o sismo(?) foi sentido desde Marrocos até países como Alemanha. Estudos recentes no Reino Unido falam dos efeitos do sismo em lagos na Escócia, assim como na Suiça. Até que ponto podemos ter como informação relevante este tipo de textos da época? Alguém com formação na área me poderá explicar como está neste momento a informação que existe sobre o sismo de 1755?



Creio que, apesar de algo hollywoodesco, este vídeo pode ajudar nessa sede de conhecimento, tal como este artigo em inglês.

http://nisee.berkeley.edu/lisbon/

Boas pesquisas
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,615
Local
Portalegre
Quanto ao tema geral e aos mais recentes sismos ocorridos em Portugal Continental, dentro dos meus limites de conhecimento na área, sinceramente creio que estes sismos de fraca intensidade ajudam a aliviar a tensão existente na Crosta Terrestre sob os nossos pés. É preferível ter pequenos movimentos e alguns sustos mais habitualmente do que um sismo muito intenso e perdas humanas a cada século...

Para aqueles que são curiosos desta temática, deixo aqui este link:

http://expresso.sapo.pt/dossies/dos...ortugal/sismos-historicos-em-portugal=f553574
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Gorringe é um caso único pois todos os dados indicam ser uma nova zona de subducção em formação e que são famosas por sismos fortes, o problema é que não se sabe quanta tenção é lá gerada é como um elástico é sempre dificil saber que vai partir um ou ainda estica mais um bocado, se tivesse ocorrido em terra o sismo de 1755 iríamos ter um Portugal diferente, no epicentro as alterações geomorfologicas seriam tantas que ninguém iria reconhecer
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Recuando no tempo , também há registos com alguma documentação de sismos com grande intensidade :
No século 16 , provocou grande destruição , atingindo principalmente o Algarve ; no século 14 não há tanta informação , mas o abalo foi suficientemente intenso para provocar o colapso de várias ruas em Lisboa ; no século xii , sabe - se também que a terra tremeu em Lisboa , mas há pouca informação .

Contando também com o sismo de 1969 ( que foi mais intenso daquilo que reza a história , houve bastante destruição no Algarve , no norte do país foi suficientemente intenso para aterrorizar as pessoas e provocar a debandada para a rua , ainda para mais ocorreu de madrugada ; o facto de tão longe do epicentro , o abalo ter sido tão intenso dá para ver a intensidade do sismo ; mas isso foi encoberto pelo regime ) .

Fazendo uma retrospetiva histórica , parece que de 2 em 2 séculos ocorre um forte sismo , o último terá sido à 46 anos . Porém , ocorreram exceções a esta " regra " , como o sismo de Benavente em 1909 . O que indicia que poderão haver várias falhas em Portugal capazes de provocar fortes sismos .
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
a falha de Loulé é muito fácil de ver... entre Faro e Loulé na EN125-4 mais precisamente entre os sítios da Goncinha e da Alfarrobeira... do lado direito está um barranco escavado...

Isso é parte da falha.

Por acaso, nem sabia que essa zona pertence à falha de Loulé, pensava que era a norte de Loulé.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,410
Local
Ponta Delgada - Açores

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,410
Local
Ponta Delgada - Açores
Dá para ver de outra cidade? E como se faz?
Não existem muitas estações sísmicas com dados públicos em Portugal, mas podes dar uma vista de olhos aqui:

http://wpsmap.com/portugal/ (Not mobile friendly eheh )
Icones verdes correspondem a estações sísmicas. Clica numa estação para visualizares Webicorders, e acederes aos dados.
Nunca mais actualizei a lista de estações, quando tiver oportunidade actualizo.


@jorgepaulino
Sempre que achares que sentiste um sismo, basta mudar a data e hora (UTC) do link que enviei, acredito que seja visível em sismos de magnitude >0.8 em Arraiolos.

Para acederem a dados de outras estações a "query" tem os seguintes parametros:
Código:
http://wpsmap.com/portugal/seis.html?http://service.iris.edu/irisws/timeseries/1/query?net=PM&sta=PESTR&loc=--&cha=BHZ&start=2015-08-22T15:03:00.00&dur=180&output=plot&bpfilter=1-5

NET = Rede - PM (IPMA), LX (Instituto Geofísico), II (IDA Apenas na ilha de São Miguel)
STA = Estação
LOC = nenhum (--), 00, 10, etc..
START = Data T hora (UTC)
DUR = Duração em segundos do plot
OUTPUT = plot, sac, etc.
BPFILTER = Band pass filter, recomendo para sismos locais/regionais >1Hz < 5Hz
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito superficial, cerca de 1 Km de profundidade, por isso foi sentido apesar da fraca magnitude de 1,3.

Acho que ele ao longo dos anos também tem sentido e reportado por aqui microsismos um pouco mais profundos. Deve viver mesmo por cima de qualquer estrutura/contexto geológico meio invulgar que propaga melhor as ondas, ou qualquer coisa do género.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Cá está registado:

2015-08-22 15:04 38,78 -7,96 1 1,3 NE Arraiolos --- --- -

Já agora,
@fablept obrigado pelo link, desconhecia !

Tenho de arranjar um "tremometro" aqui para casa !

O caro Jorgepaulino nunca falha, Mais um sismo para a coleção! :)
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,410
Local
Ponta Delgada - Açores
Sismos de baixa magnitude em espaço aberto são dificeis de sentir..estar dentro de um edifício aumenta e muito a probabilidade de sentir um sismo de baixa magnitude. Dentro de casa as ondas sísmicas interagem com o edifício, móveis, etc..em espaço aberto apenas interagem com o solo.

Existem diversos factores que podem amplificar as ondas sísmicas, o tipo de solo (arenosos amplificam, rochosos não) e dentro de casa, como o @jorgepaulino indicou, a ressonância é outro factor, se as ondas sísmicas (movimento do solo) tiverem a mesma frequência que o período natural da casa, o edificio irá responder de forma amplificada às ondas sísmicas. Geralmente uma casa de 2 andares tem uma frequência natural de 5Hz, maioria das ondas S (maior amplitude) de sismos locais/regionais tem essa frequência..
Um dos melhores exemplos de como a ressonância tem capacidade para ser muito destrutiva, é a invenção de Tesla (Oscillator), uma pequena massa a oscilar na frequência natural de um edifício coloca o edifício inteiro a vibrar. Os Caçadores de Mitos (Discovery Channel), testaram este conceito numa ponte e é impressionante como uma massa de alguns kilos, colocou uma ponte inteira a vibrar.

Sobre ouvir as ondas sísmicas, só ouvimos a interação das ondas sísmicas com o solo, edificios, objectos, isto porque não conseguimos ouvir frequências menores que 20Hz, e a maioria dos sismos não provocam ondas sísmicas em frequências maiores que 20Hz, se ouvissemos as ondas sísmicas, seria algo mesmo aterrrador..imagino que fosse como um trovão mas com um tom muito mais grave, a vir do solo..