Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Vai ser provavelmente o dia mais chuvoso do ano, eu sei que requer avisos, mas vai salvar-nos da seca no Norte e Centro.

Dilúvios nem sempre salvam de secas (especialmente as severas). Às vezes destroem mais do que ajudam (arrasto dos solos, etc.). Especial cuidado deve ser dado a quem vive em zonas recentemente fustigadas por incêndios. E mesmo que não vivam, é sempre bom verificar o estado das linhas de escoamento. É muita chuva em pouco tempo. Situações dificeis vão aparecer inevitavelmente.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Dilúvios nem sempre salvam de secas (especialmente as severas). Às vezes destroem mais do que ajudam (arrasto dos solos, etc.). Especial cuidado deve ser dado a quem vive em zonas recentemente fustigadas por incêndios. E mesmo que não vivam, é sempre bom verificar o estado das linhas de escoamento. É muita chuva em pouco tempo. Situações dificeis vão aparecer inevitavelmente.
Sim não estou a dizer que um dilúvio é uma coisa boa, só mencionei o lado positivo da chuva. Só espero que não hajam desastres e que o IPMA lance os alertas devidos!
 
  • Gosto
Reactions: Orion

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Independentemente da actividade da perturbação que nos vai afectar Terça e Quarta-feira, 15 e 16 de Setembro, penso tratar-se da fase terminal da tempestade tropical Henri, estas perturbações (mesmo ex) carecem de muita atenção e cuidado...não me esqueço do efeito na Galiza de uma ex-Hortense
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Independentemente da actividade da perturbação que nos vai afectar Terça e Quarta-feira, 15 e 16 de Setembro, penso tratar-se da fase terminal da tempestade tropical Henri, estas perturbações (mesmo ex) carecem de muita atenção e cuidado...não me esqueço do efeito na Galiza de uma ex-Hortense

Não me parece que o seja. A depressão em si penso que ainda não esteja formada, sendo que quando ela passar a NW da PI ainda estará em fase de rápido cavamento.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
YXt012p.gif


FGKRelc.png


H5QRjfV.png


A água precipitável, como já referi, é muito elevada. Depois dependerá das condições da atmosfera. Em certos locais a chuva será mais pesada do que em outros.
 
Última edição:

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Independentemente da actividade da perturbação que nos vai afectar Terça e Quarta-feira, 15 e 16 de Setembro, penso tratar-se da fase terminal da tempestade tropical Henri, estas perturbações (mesmo ex) carecem de muita atenção e cuidado...não me esqueço do efeito na Galiza de uma ex-Hortense


Da página NOAA referente ao Henri:
000
WTNT43 KNHC 112033
TCDAT3

REMNANTS OF HENRI DISCUSSION NUMBER 12
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL082015
500 PM AST FRI SEP 11 2015

Henri is no longer a tropical cyclone. Visible images clearly show
that Henri lacks a well-defined center, with scatterometer and
satellite data also suggesting the circulation has degraded into a
southeast-to-northwest oriented trough. The scatterometer did show
a small area of 35-kt winds, so that intensity is kept.

The remnants of Henri are expected to trek northeastward then
eastward over the North Atlantic and should transition into an
extratropical low on Saturday. Future information on this system
can be found in High Seas Forecasts issued by the National Weather
Service Ocean Prediction Center...under AWIPS header NFDHSFAT1 and
WMO header FZNT01 KWBC.


FORECAST POSITIONS AND MAX WINDS

INIT 11/2100Z 40.0N 58.5W 35 KT 40 MPH...REMNANTS OF HENRI
12H 12/0600Z...DISSIPATED

$$
Forecaster Blake
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tecnicamente falando os restos do "Henri" são aquela primeira baixa pressão que falámos ontem, é a seguinte que depois interage com o Jet.
Obviamente está tudo relacionado, até antes do Henri, já havia este padrão de fluxo de ar tropical húmido e quente que colide agora com uma massa de ar frio que vem de norte no Atlântico.
De qualquer forma já perceberam que o GFS começa agora a suavizar um pouco, ou a "dispersar" um bocado. Independente disso, é expectável um episódio de chuva intensa, algo em torno dos 100 mm ou mais parece razoável no noroeste, dependendo da instabilidade e orografia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
eu preocupava-me mais com o vento... ainda é incerto mas pode haver destruição na rede elétrica e telefónica.

O que tem estado a ser modelado não é uma ciclogénese explosiva. O Jet demora bastante tempo a curvar, e quando curva a sério já há uma espécie de pântano barométrico de baixas pressões diluindo muita energia por uma vasta região.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O GFS na saída das 12h reduziu para cerca de metade os acumulados no Minho, o que já se enquadra na época e não é de forma alguma um evento extraordinário.

No entanto aumentou nos distritos daí para sul, sendo agora os maiores acumulados atingidos nos do Porto e Aveiro, cerca de 150mm na semana; chega ainda ao distrito de Leiria com valores à volta dos 50 mm.

Ventos médios de 40 Km/h.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
Segundo o meteograma para Espinho estão previstos 122,4 mm de precipitação.:rain:
Os maiores acumulados de chuva certamente serão a partir do inicio da tarde até ao final da tarde.
Segundo os modelos e previsões irão ocorrer várias inundações localizadas junto ás ribeiras pois coicidirá com a meia maré e maré cheia.
Relativamente a quedas de árvores, só prevejo a queda de ramos pequenos ( esta conclusão é devido à observação das árvores em dias de nortada forte).

gfs.php
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A depressão de terça esta a fugir toda para os distritos do Porto e Aveiro , como bem referiu o Stormric . Então , o distrito de Viana vai em queda livre , em relação a precipitação . Pelo menos , por aqui não devera passar de um simples temporal de setembro .
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
A depressão de terça esta a fugir toda para os distritos do Porto e Aveiro , como bem referiu o Stormric . Então , o distrito de Viana vai em queda livre , em relação a precipitação . Pelo menos , por aqui não devera passar de um simples temporal de setembro .

Direi mais Braga e Porto.

O Baixo MInho e o Douro Litoral são neste momento os concelhos mais afectados pela chuva.

No entanto a depressão tanto pode acabar por cair mais a Norte ou mais a Sul um pouco. Tem andado assim no mete e tira dentro do Noroeste.

No entanto, pelo menos 100mm parece estarem quase garantidos em praticamente todo o NO.

E 100mm em pouco mais de 24horas ainda no mês de Verão não é nada habitual. Já aconteceu certamente mas não é nada"normal" por assim dizer. Não me recordo de uma precipitação destas ainda dentro do período de Verão do mês de Setembro.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Direi mais Braga e Porto.

O Baixo MInho e o Douro Litoral são neste momento os concelhos mais afectados pela chuva.

No entanto a depressão tanto pode acabar por cair mais a Norte ou mais a Sul um pouco. Tem andado assim no mete e tira dentro do Noroeste.

No entanto, pelo menos 100mm parece estarem quase garantidos em praticamente todo o NO.

E 100mm em pouco mais de 24horas ainda no mês de Verão não é nada habitual. Já aconteceu certamente mas não é nada"normal" por assim dizer. Não me recordo de uma precipitação destas ainda dentro do período de Verão do mês de Setembro.


Ocorreu em setembro de 1986 , caíram cerca de 100 mm em poucas horas , o que provocou diversas inundações e quedas de arvores um
Pouco por todo o Minho .
 
  • Gosto
Reactions: GabKoost
Estado
Fechado para novas mensagens.