Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.
M

Membro excluído 274

Se é explosiva ou não, excecional ou não... na verdade já nem isso interessa, a verdade é que desde que sou gente nunca vi tal coisa em pleno Verão.
Tiro o chapéu ao IPMA por fazer o seu trabalho a tempo e horas, precaução nunca é demais!
Os modelos já não irão variar demasiado, amanhã faremos nowcasting, entrarão em jogo os fatores orograficos e haverá certamente as surpresas de última hora que não vêm nos modelos!
Como dizem em Chaves, desde que venha bem "chobidinha" só fará bem... na verdade está tudo aliviado, há muito que se esperava que chovesse!
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não é necessário que uma depressão evolua como ciclogênese explosiva para causar grandes quantidades de precipitação, se se confirmarem as previsões, a elevada precipitação prevista será o maior problema deste evento, em zonas sensíveis podem ocorrer inundações.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O cenário previsto para o Porto é abismal (amanhã às 12h). Atmosfera muito estável mas totalmente saturada desde os +-600/700 metros até aos +-6kms de altura. 46mm de água precipitável. Trovoada, neste cenário, é extremamente improvável:

5hzjBTm.png
 

Natur Algarve

Cirrus
Registo
19 Jan 2015
Mensagens
7
Local
Algarve
Boa tarde,

Olhando aos modelos observa-se claramente que a situação de amanhã e quem sabe também a de Quarta Feira até ao meio dia será considerada por uma situação muito instável sendo que os modelos apontam claramente para uma situação de chuva forte e persistente durante cerca de 15 horas pelo menos com acumulados superiores a 40 mm em 6h, e acima dos 100 mm em 24h, em determinados locais. São expetateis quedas de arvores e inundações em zonas mais vulneráveis.
Depois disso para já os modelos não mostram mais nada de excepcional !
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
As últimas saídas dos modelos começam a ter motivo para alguma apreensão...

É muita precipitação... (aliás não tenho memória de ver tanta água prevista no extremo noroeste de Portugal Continental). Pior ainda é muita água numa período muito longo, um carácter estratiforme bem definido. Os perfis verticais também não deixam grandes dúvidas.

Cada vez mais o aviso vermelho parece justificar-se... Muito mais para precipitação do que para vento, duvido muitíssimo que a ciclogénese seja explosiva, e mesmo os modelos não acentuam o parâmetro vento por aí alem...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Impressionante, amanhã pelas 23 horas já há regiões do NW acima dos 100 mm:

MNgEwPH.gif



23 horas do dia 16/09:

fPqjnqW.gif
 
Última edição:

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Acho que ninguém está a ser alarmista, pelo menos não mais do que a situação implica.... Não sei qual será o dia mais chuvoso de que há registo mas se se confirmarem as previsões este dia será o mais chuvoso desde que sigo a meteorologia atentamente (5\6 anos)... Neste tipo de situações de chuva estratiforme normalmente o acumulado acaba por ser superior ao previsto em alguns locais (pelo menos é o que me diz a experiencia passada) por isso não me espantariam 200mm\24h em alguns locais do noroeste, o que não é assim tao pouco... Sim, não será o fim do mundo mas é sem duvida excepcional ainda mais para a época em questão. Como este cenário já está previsto há algum tempo, na sexta-feira passada avisei o meu padrinho para se precaver e antecipar a vindima, o que ele acabou por fazee, evitando assim o prejuízo que o dia de amnha provocaria. Isso chama-se prevenção e é para isso que os avisos servem não são só para enfeitar.
 
M

Membro excluído 274

Once-Tropical Storm Henri will combine with another storm in western Europe to usher in heavy rain and locally damaging winds to the region Tuesday and Wednesday.

650x366_09141317_henri_rainfall.jpg

Henri will continue to race across the northern Atlantic before hitting the brakes upon arrival in Europe on Tuesday. Henri's remnants will interact with a large low pressure system and the combination will create a powerful storm that will then track toward the United Kingdom Tuesday night into Wednesday.

"The heaviest rain will target northern Portugal and northwest Spain," said AccuWeather Meteorologist Anthony Sagliani. "While heavy rain remains a threat to the United Kingdom, the worst now appears to bypass the region to the south."

Heavy rain will slam into northern Portugal and northwest Spain early Tuesday morning and continue throughout the day on Tuesday. More rain will then quickly spread into western France.

650x366_09141529_new_henri_wind.jpg


Farther north, rain, some heavy, will spread across the United Kingdom later Tuesday and Wednesday.

Rain amounts of 3-6 inches (75-150 mm) are expected in northwest Spain and northern Portugal while 1-2 inches (25-50 mm) will fall in western France and southern England.

The rain across northern Portugal and northwest Spain will be too much rain too quickly and will result in flash flooding in the region. Porto, Portugal, will be included in this risk.

Flash flooding will also threaten western France and southern England, but the threat will not be as severe or widespread.

Outside of these areas, rainfall will be widespread across northwestern Europe, though rainfall will largely be less than an inch (25 mm).

Accuweather
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Ora bem olhando aos modelos e, pelas minhas contas, é de facto uma "ciclogénese explosiva" mas como já se falou aqui isso não quer dizer nada no que diz respeito À precipiaçao. Seja explosiva ou não vai chover MUITO. Quanto ao vento não me parece nada de extraoridinario e como também já foi referido aqui pode ser mais complicado o pós frontal com a possibilidade de eventos convectivos.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
Para o pessoal com mais conhecimentos:
O centro da depressão não pode subir ou descer (N ou S) ainda em relação aos modelos?
Lembro-me do Gong em 2013 que estava previsto a parte sul da depressão (onde os ventos são mais intensos) acertar na zona de Aveiro e no ultimo momento chegou-se para sul e acertou na zona de Leiria.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.