Seguimento Sul - Setembro 2015



vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Bom dia! ;)
Este fim-de-semana houve um mix de calor de outono durante o dia e frio de inverno durante a noite. No domingo, às 3h da manhã estavam 20ºC em Vilamoura e na zona de Ourique estavam 10ºC e um ventinho que ajudava a bater o dente :lol:

Bom, ontem de tarde, por volta das 18h30, tirei esta foto e minutos depois começou a chover fraco e continuou assim, entre fraco e moderado até às 23h.
3y3u7Q7.jpg


Hoje está bem mais fresquinho, havia nevoeiro nas zonas mais baixas, ao descer aqui a Serra do Cercal dava para ver que havia só nevoeiro na linha da costa e no percurso do Rio Mira. De resto a paisagem era (e ainda é) esta, um manto destas nuvens:
CwySP2e.jpg
 

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)
Obrigado

Esses dados dizem respeito ao Algarve em geral, ou a Tavira em concreto? Presumo que seja talvez Faro, possivelmente a unica estacao meteorologica nessa altura.
A minha curiosidade deve-se ao facto de apos 6 anos no Luxemburgo estar a pensar regressar a Portugal, neste caso seria Tavira, cidade que gosto muito. Estou cansado do frio e extenso Inverno aqui no Luxemburgo. A minha cidade Natal, a Covilha, estaria fora de questao, uma vez que os Invernos tambem nao costumam ser muito amenos. :)



Só em publicações do IPMA, embora seja possível existir online, mas não na página do IPMA que só tem para as capitais de distrito.

Nas Normais 1931-60 a máxima absoluta foi de 41,2ºC (Julho) e a mínima foi negativa -2,7ºC (Janeiro). Outros valores próximos incluem -2,0ºC (Fev.) e -1,6ºC (Dez.) e 40,2ºC (Ago.).
Estes extremos mantiveram-se nas Normais 1941-70.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Obrigado

Esses dados dizem respeito ao Algarve em geral, ou a Tavira em concreto? Presumo que seja talvez Faro, possivelmente a unica estacao meteorologica nessa altura.
A minha curiosidade deve-se ao facto de apos 6 anos no Luxemburgo estar a pensar regressar a Portugal, neste caso seria Tavira, cidade que gosto muito. Estou cansado do frio e extenso Inverno aqui no Luxemburgo. A minha cidade Natal, a Covilha, estaria fora de questao, uma vez que os Invernos tambem nao costumam ser muito amenos. :)

Se gostas de tempo ameno (e tiveres algum pé de meia razoável), sim, o Algarve pode ser uma boa escolha pra viver.
 

Kevin_

Cumulus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
126
Local
Wahlhausen - Luxemburgo (499m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
ontem de tarde, por volta das 18h30, tirei esta foto

Os altostratus têm efeito undulatus, visível ao fundo ao centro e do lado direito. Boas fotos, muito bonita a segunda.

Obrigado

Esses dados dizem respeito ao Algarve em geral, ou a Tavira em concreto? Presumo que seja talvez Faro, possivelmente a unica estacao meteorologica nessa altura.
A minha curiosidade deve-se ao facto de apos 6 anos no Luxemburgo estar a pensar regressar a Portugal, neste caso seria Tavira, cidade que gosto muito. Estou cansado do frio e extenso Inverno aqui no Luxemburgo. A minha cidade Natal, a Covilha, estaria fora de questao, uma vez que os Invernos tambem nao costumam ser muito amenos. :)

Estes dados são de Tavira. Possuo as publicações do antigo INMG com as Normais desde que começaram a ser publicadas (1901-30) até aos anos 90. Neste momento só tenho acesso imediato às 1931-60, além das 1941-70 só para o Algarve.
Há muitas estações em funcionamento no Algarve desde as primeiras décadas do século passado. Praia da Rocha por exemplo funcionava desde 1915.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Bom dia ;)

Hoje o dia começou bem mais fresco. Na minha zona estava sol, algumas nuvens compridas que pareciam ter sido do nevoeiro e outras que davam aspecto de chuva. Tirei esta foto à saída de Colos para o Cercal, como podem ver, céu parcialmente nublado:
7MByXid.jpg


Perto do Cercal, já estava bem escuro, lá então, parecia ser de madrugada ainda e estava bastante vento:
N48whbJ.jpg


Depois de passar a Serra:
PVZrmrf.jpg


(ficaram um pouco escuras, porque foi com o telemóvel e não reparei na iluminação :hehe:)
Agora aqui pela Ribeira da Azenha continua assim nublado, mas esse tipo de nuvens (da foto acima) estão a seguir para terra e o sol já vai conseguindo passar.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Boa tarde

Às 8 da manhã, em Portalegre, parecia um dia de novembro. Tempo fresco (12ºC/13ºC), céu encoberto com cara de poucos amigos. Na viagem para o trabalho, pouco a pouco, o Sol ia surgindo entre nuvens e quando cheguei a Arronches, reparava-se claramente a evolução das nuvens para SE, com o tempo fresco (aprox. 14ºC)
Durante a manhã, o céu ficou mais encoberto e o vento está a começar a soprar mais forte. A temperatura está perto dos 20ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
O céu permanece encoberto e assim tem estado toda a manhã, á pouco ainda chuviscou mas foi quase imperceptível, pelo aspecto do céu parece mesmo que vai cair uma tempestade mas fica-se mesmo pelo " parece" , o vento fraco/ nulo e está um dia relativamente fresco.
Pode ser que lá para o fim da tarde venha chuva fraca, enfim é o que há.:(:facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Por aqui o vento já apareceu, nada de anormal nos últimos dias, com algumas rajadas mais fortes.
O céu continua nublado, apesar de já ser bem mais leve e o sol já o filtrar sem problemas, mesmo assim estão 21ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bom dia ;)

Hoje o dia começou bem mais fresco. Na minha zona estava sol, algumas nuvens compridas que pareciam ter sido do nevoeiro e outras que davam aspecto de chuva. Tirei esta foto à saída de Colos para o Cercal, como podem ver, céu parcialmente nublado:
7MByXid.jpg


Perto do Cercal, já estava bem escuro, lá então, parecia ser de madrugada ainda e estava bastante vento:
N48whbJ.jpg


Depois de passar a Serra:
PVZrmrf.jpg


(ficaram um pouco escuras, porque foi com o telemóvel e não reparei na iluminação :hehe:)
Agora aqui pela Ribeira da Azenha continua assim nublado, mas esse tipo de nuvens (da foto acima) estão a seguir para terra e o sol já vai conseguindo passar.

Não me lembro bem qual é a tua actividade Vamm mas não me importava de trocar contigo só para andar ai por todas essas zonas de Odemira...

Em Faro uma manhã de céu parcialmente nublado e calor... pelo menos eu tenho calor.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Não me lembro bem qual é a tua actividade Vamm mas não me importava de trocar contigo só para andar ai por todas essas zonas de Odemira...
:lol: por acaso não me posso queixar da bonita vista que tenho a caminho do trabalho, é qualquer coisa de maravilhoso!
Além de que saio de casa com um estado do tempo e assim que passo para a zona da Costa, muda completamente! Até mesmo em termos de temperatura, normalmente há uma diferença brutal entre os dois lados.
(Antes era estudante universitária, agora sou estagiária numa associação de animação rural - ligada a um turismo rural - mesmo assim ainda não mostrei por aqui as vistas lindíssimas que há aqui deste terreno :rolleyes: de onde se consegue avistar o porto de Sines em dias limpos)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic