Sismos Internacionais 2015

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Vídeo extenso mas com muitas incidências deste sismo na Ásia:

 


Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,012
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Um terramoto de magnitude 7,1 abalou a Papua-Nova Guiné esta sexta-feira, a 61 quilómetros de profundidade, avança o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Não há relatos de danos ou vítimas. Contudo, levantou-se a possibilidade da ocorrência de um maremoto ao longo da costa daquele país – uma hipótese que, entretanto, foi afastada.

Rabaul é uma cidade na ilha de Nova Bretanha Ocidental e encontra-se junto ao vulcão activo Tavurvur. Em 1994, esta cidade ficou destruída devido a uma erupção.

Na quinta-feira, a mesma região foi atingida por um terramoto de magnitude 6,9 na escala de Richter.




http://www.publico.pt/mundo/noticia/terramoto-de-magnitude-71-atinge-papuanova-guine-1694244?frm=ult
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Novo sismo abalou o Nepal esta terça-feira

Hoje às 08:40

Em Atualização . Um forte sismo abalou, esta terça-feira, o Nepal semanas depois de um tremor de terra que matou cerca de oito mil pessoas.


O sismo, com 7.4 de magnitude na escala de Richter, que vai de 1 a 10, teve epicentro 68 quilómetros a oeste de Namche Bazar, perto do Evererest.

Em finais de abril, um sismo com 7.8 na escala de Richter causou mais de oito mil mortos e de 17 mil feridos. Seguiram-se várias réplicas e pequenos sismos nas últimas semanas, mas esta terça-feira milhares de pessoas deixaram as casas na capital Katmandu, quando a terra voltou a tremer.

"Este foi um dos grandes", comentou Prakash Shilpakar, proprietário de uma loja de artesanato na capital do Nepal, em declarações à agência Reuters, enquanto tentava contactar os pais, que vivem na cidade Bhaktapur, devastada pelo sismo de 25 de abril

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=4562747
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Neste mapa é possível observar através de uma escala de gradação de cores o movimento da superfície terrestre ocorrido como consequência do sismo no Nepal.
Os tons de azul mostram como a área em torno de Kathmandu tenha sido elevada, em direcção do satélite. As tonalidades de vermelho, em vez, referem-se a zonas que abateram, afastando-se do satélite.
Este interferograma foi obtido através da diferença em imagens de altimetria do satélite Sentinel-1.

em4mBaL.jpg
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Alerta de tsunami após sismo de 7,9 no Chile

Um sismo de intensidade acima dos 7 pontos na escala de Richter abalou, esta quarta-feira à noite, o Chile. Autoridades temem um tsunami, pelo que ordenaram a evacuação de toda a faixa costeira.

Segundo o diário "La Nacion", o sismo terá atingido os 7,2 naquela escala e foi emitido um alerta de tsunami para toda a costa.

O centro geológico dos EUA afirma que o sismo terá tido uma intensidade de 7,9 e lançou um aviso de tsunami para o estado norte-americano do Havai.

O epicentro do sismo está localizado a uma profundidade de 11 quilómetros, na região de Coquimbo. Uma das zonas mais afetadas é a Região Metropolitana de Santiago, a capital do país.

Fonte: JN