Saídas de modelos incomuns ou de sonho

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Será? Pelo que vejo a queda de pressão não será assim tao rápida para poder ser classificada como tal mas andará lá perto veremos. É normal ocorrer um fenómeno destes nesta altura do ano?
Não tenho conhecimentos suficientes para te responder a isso...
Não vi ainda a run das 18, mas a das 12, e parecia ser uma ciclogenése explosiva. Vou ver a run das 18 ao pormenor.
Ao redor do planeta estão a acontecer eventos históricos e extremos, quer seja secas, quer seja enormes enxurradas, creio que está provavelmente relacionado com o El NIÑO...
 
  • Gosto
Reactions: Luso Meteo


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
É realmente impressionante a quantidade de precipitação prevista no Minho e Douro Litoral, acumulados de 150mm em 12 horas não é nada bom e poderá provocar grandes inundações a confrimar-se esperemos que não haja estragos. A chuva sim é precisa mas que não venha toda junta...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não tenho conhecimentos suficientes para te responder a isso...
Não vi ainda a run das 18, mas a das 12, e parecia ser uma ciclogenése explosiva. Vou ver a run das 18 ao pormenor.
Ao redor do planeta estão a acontecer eventos históricos e extremos, quer seja secas, quer seja enormes enxurradas, creio que está provavelmente relacionado com o El NIÑO...
É possível, também não sei, aguardo esclarecimentos por parte dos membros mais experientes nestas andanças :)
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
É possível, também não sei, aguardo esclarecimentos por parte dos membros mais experientes nestas andanças :)
Sim, estive a ver os dados previstos para Viana do Castelo, e está posta de lado para já uma ciclogénese explosiva.
O decréscimo da pressão está longe de 1hpa por hora... Está sensivelmente a metade disso.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS anda a ameaçar com Furacões ou tempestades tropicais a passarem pelos Açores:

uO17n8P.png


n0exno1.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Snifa, antes desse, passa outro junto ao Grupo Ocidental, dia 23. Já o ECM não vê nada e coloca um AA sobre os Açores. Eu gosto mais, do cenário do ECM existe ali uma tendência para descer uma depressão e se transformar numa cut-off, quem sabe o Sul não poderá ver algo até ao final do mês, ou então, vai para o Mediterrâneo como é habitual. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas e lserpa

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É possível, também não sei, aguardo esclarecimentos por parte dos membros mais experientes nestas andanças :)

Para já não está modelada uma ciclogénese explosiva por nenhum dos modelos de referência - descida da pressão no centro da depressão de 24 mbar em 24 horas - mas anda lá perto (entre os 15 e os 20 mbar), o que deixa em aberto a possibilidade de tal ainda ocorrer. É relativamente normal acontecer nesta época do ano, que é quando a actividade tropical é mais intensa no Hemisfério Norte e ocorre uma maior interacção entre as massas de ar tropicais e quentes com massas de ar mais frias de origem polar.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Para já não está modelada uma ciclogénese explosiva por nenhum dos modelos de referência - descida da pressão no centro da depressão de 24 mbar em 24 horas - mas anda lá perto (entre os 15 e os 20 mbar), o que deixa em aberto a possibilidade
A saída do GFS volta a pôr a questão em aberto! A das 18 de ontem excluía essa possibilidade. Independentemente de ser, ou não explosiva tudo aponta para um evento e pêras.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
Snifa, antes desse, passa outro junto ao Grupo Ocidental, dia 23. Já o ECM não vê nada e coloca um AA sobre os Açores. Eu gosto mais, do cenário do ECM existe ali uma tendência para descer uma depressão e se transformar numa cut-off, quem sabe o Sul não poderá ver algo até ao final do mês, ou então, vai para o Mediterrâneo como é habitual. :lol:

Estou com esperança nessa depressão e na formação da cut-off a nosso jeito. Há muito que o anti-ciclone não dá tréguas a sudoeste e já bem precisamos de chuva como deve ser. Ou muito me engano ou a frente de Quarta vai ser um fiasco para o Algarve. A tendência dos modelos é para esfrangalhar a frente ao atravessar o Sul, o típico nestas situações.