Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
O AEMET já emitiu nova previsão mensal, baseada no modelo do ECMWF. Anomalias negativas em temperaturas para próximas 3 semanas; negativas na precipitação para a semana de 21 a 27, inconclusiva para a semana de 28/09 a 4/10 e positiva para 5 a 11 de outubro.
Creio que não querem arriscar nesta altura do ano, seguindo a tendência natural do início do Outono. Vamos esperar por novidades, que acredito sinceramente, podem surgir no final da próxima semana. :)



http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p54tesp1.pdf


5Y972fi.png
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nos próximos 5 dias , devera estar céu limpo , algum calor e noites frescas ( em especial no Norte ) , normal para a época .

Contudo , a médio prazo , os modelos começam a entrar em contradicao nas saídas que vão aparecendo . Isso poderá ser um sinal de possível mudança de tempo a médio prazo .
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

De facto o final do Verão está já aí mas o AA diz "calma, ainda não me vou embora" :). Pelo contrário, a partir do final da semana parece que se vai querer fixar a N/NE da P.I., algures nas ilhas britânicas, induzindo uma corrente de E/SE no continente.. Algo que não aconteceu praticamente o Verão todo, mas que aconteceu na Primavera e vai começar agora no Outono. Curioso...

De qualquer das formas, este posicionamento do AA a norte a P.I. vai favorecer, ao que parece, a formação de uma "cut-off" algures a oeste/sudoeste da P.I., atendendo ao que os modelos parecem começar a querer indicar. Seja como for, ainda é demasiado cedo para sabermos se vai acontecer, e onde. Quase certo parece ser o AA a ir para a sua zona de "bloqueio" à P.I., e parece que norte do país vai ter um Verão "à grande" durante uns dias, se assim for, com muita "lestada".
 
  • Gosto
Reactions: StormyAlentejo

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
qFmFatx.png

Lá está o GFS a insistir no Furação IDA em rota de "colisão" com os Açores...
Por outro lado, a chuva prometida para as eleições, desaparece como desaparecem os nossos problemas na campanha eleitoral. :facepalm: O pior é quando se acabam as promessas e vem o tempo verdadeiro :D
Go9Iy79.png


Off-Topic: Não deve ser impressão minha, mas as run's do GFS vão do optimismo ao óptimo (run das 18 UTC e das 00 UTC) para o pessimismo à péssimo total (run das 06 UTC e das 12 UTC). :buh: :maluco:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Lá está o GFS a insistir no Furação IDA em rota de "colisão" com os Açores...

O tópico não é o mais apropriado. Mas complemento a tua intervenção dizendo que o GFS e o ECM estão na onda das contradições. O GFS adota a antiga posição do ECM (TT nos Açores) e o ECM adota a antiga posição do GFS mandando a tempestade para longe:

nsHheyH.png


Atividade muito frustrante essa de olhar para os modelos :D
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
E por falar de trovoadas, na última actualização automática do IPMA (previsão do tempo até 10 dias)
prevê-se aqui para Ponte de Sôr, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros para esta sexta-feira
e aguaceiros e trovoada para sábado, será desta que assisto a um espectáculo decente?!... :pray: :trovao:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
já não tenho esperança que a instabilidade do fim-de-semana venha a ocorrer... estamos condenados à seca :angry:
Já sabemos o que vale as previsões automáticas com mais de 3 dias, são ilustrativas de uma tendência e o que hoje de manhã os modelos preveem para os próximos dias, logo à noite ou amanhã já pode ser bem diferente. Dei uma vista de olhos nas previsões automáticas pelas capitais de distrito e não só e a instabilidade prevista é para ocorrer nos distritos abaixo do eixo-montejunto/estrela.
 
  • Gosto
Reactions: Candy
Estado
Fechado para novas mensagens.