Seguimento Litoral Norte - Setembro 2015

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
E pela terceira vez em relativamente pouco tempo, a cidade amanhece embrenhada num cheiro acre, ácido, terrível. Tenho a boca amarga à custa de respirar este ar insalubre, é mesmo medonho. Há pouco, pela janela, vi uma névoa baixa e amarelada, nãp sei se terá a ver com isso.
Acho urgente que esta situação seja averiguada, eu estou a passar muito mal com este cheiro e duvido que seja benéfico à saúde. Que lancem alertas no futuro se for preciso, e que se isso tiver origem em poluição e inversão térmica, que o problema seja solucionado ou ao menos que o tornem mais brando. Do jeito que está, é impossível.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E pela terceira vez em relativamente pouco tempo, a cidade amanhece embrenhada num cheiro acre, ácido, terrível. Tenho a boca amarga à custa de respirar este ar insalubre, é mesmo medonho. Há pouco, pela janela, vi uma névoa baixa e amarelada, nãp sei se terá a ver com isso.
Acho urgente que esta situação seja averiguada, eu estou a passar muito mal com este cheiro e duvido que seja benéfico à saúde. Que lancem alertas no futuro se for preciso, e que se isso tiver origem em poluição e inversão térmica, que o problema seja solucionado ou ao menos que o tornem mais brando. Do jeito que está, é impossível.

Por aqui a mesma coisa, já ontem cheirava, parece aquele cheiro de algas podres ou esgotos, não sei de onde virá, mas é muito incomodativo.. :evilmad:

Mínima de 14.1 ºc

Neste momento algum nevoeiro e 14.8 ºc
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Névoa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Algas podres e esgoto, vai por aí. Ontem eu também senti algo, era definitivamente algo do mar, mas estava apenas no limiar do desagradável. Mas hoje... credo.

E já pensei se não terá a ver com alguma lavagem dos tanques de navio ao largo, ou então, descarga anormal de esgotos.. :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Se calhar devíamos escrever a algum órgão público sobre o problema, daí já não podem fingir que não se passa nada. Mas a quem, às Câmaras Municipais?
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Por aqui mínima de 14,4ºC.

Por agora 22,3ºC e 58% de Humidade. Vento variável entre Leste e Sueste. Neste momento sopra de ESE a 6,4km/h

Por aqui a mesma coisa, já ontem cheirava, parece aquele cheiro de algas podres ou esgotos, não sei de onde virá, mas é muito incomodativo.. :evilmad:

Possivelmente esse cheiro é da Fabrica do papel em Cacia - Aveiro.

Aqui também senti, é raro mas por vezes acontece. O estranho hoje é que o vento aqui estava de ENE e não de SUL para conseguir trazer o cheiro .

Em Pedras Rubras às 8h esteve de SUL :confused:.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Penso que a responsabilidade é da agência Portuguesa do ambiente. As medições de qualidade do ar podem ser vistas em:

http://qualar.apambiente.pt/index.php?page=2&day=24&month=9&year=2015&x=16&y=7
Consultei a página mas, não estando habituada a esta leitura, fiquei um bocado na mesma. A Senhora da Hora parece ter valores altos de concentração de CO, contudo.

Parece-me, ainda, que o órgão a reger a situação seria o CCDRN, que curiosanente, segundo os meus cálculos, alberga a estação de Massarelos. Vou tentar encontrar um contacto ligado de forma mais directa às possíveis reclamações da qualidade do ar.
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Nevoeiro a entrar em terra, temperatura a descer . Atuais 16,3ºc e 92%HR. Tudo esbranquiçado :cool:

Ventos cruzados à superfície de SW e NW em altura. Imagem satélite há minutos atrás :
0xFraIl.jpg



Off Topic
Ainda sobre a provável fabrica que origina este cheiro , noticia de ontem:
http://www.ambientemagazine.com/mau...-fabrica-de-cacia-ha-60-anos-esta-a-diminuir/
 
Última edição:

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boa tarde
O dia amanheceu com muito nevoeiro, que se manteve até há pouco. Mínima de 12,8ºC
Por agora céu pouco nublado com algumas nuvens altas. Tempo muito agradável com vento muito fraco e 21,0ºC:cool:. Avistam-se algumas nuvens em desenvolvimento para o interior:thumbsup:.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Céu nublado por nuvens altas, cirrus e cirrocumulus com Halo solar. São visíveis alguns Cumulus mediocris para o interior.

Máxima chegou aos 23,6ºC às 16h.

Agora estão 19ºC ; 85% HR e vento SW 8km/h

TimeLapse que fiz entre as 13:26h e as 14:12h ( Ver em 1080p HD ) ;)


Imagem do satélite Terra captada às 13h, nuvens baixas agarradas ao litoral norte e centro
7miecbt.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
TimeLapse que fiz entre as 13:26h e as 14:12h ( Ver em 1080p HD )

:thumbsup: vê-se bem que no horizonte o nevoeiro ainda está agarrado mesmo à superfície, por entre os edifícios. Depois vai aumentando a altura e quando passa por cima estará a algumas centenas de metros. Parece a trajectória de um avião a descolar. O outro lá mais no alto ia de lado. :)