Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)



DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Boa ideia para segurar o sensor dentro do RS...aquela do parafuso e o arame,boa ideia,estamos sempre aprender,uns com os outros :p,os meus sensores estão presos,por um arame de cobre e enrolado ao parafuso de suporte do RS,para ficar a meio do mesmo.
A ideia inicial era colocar apenas um prego ou parafuso colado com cola quente, mas como não ia aguentar o peso do sensor nem ficava centrado, por isso tive que reforçar com o arame colado na parte de cima do prato e o parafuso apoiado por baixo do prato. Esta solução permite tirar facilmente o sensor para manutenção.

Primeiro dia de teste, com bons resultados.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boas Pessoal

Venho aqui mostrar-vos o meu trabalho desenvolvido de um RS de tubos, já tinha tentado fazer um a uns anos a trás mas não correu lá muito bem. Mas como quem corre por gosto não cansa, nunca desisti da ideia e andei em estudo algum tempo a procurar na net e a discutir com o meu colega @CptRena .

Pensou-se em colocar o ar frio a entrar por baixo e o ar quente a sair tambem por baixo mas chegamos a conclusão que nao iria funcionar corretamente porque se iriam misturar e o dados de temperatura não seriam o reais. Então optamos por colocar o ar frio a entrar por baixo e o ar quente a sair por cima tal e qual como ocorre nas correntes de convecção. Tendo em atenção que um RS de tubos necessita de ventilação 24h se não os dados não serão credíveis o quanto possível e o Rs não funcionará corretamente.

Deixo aqui um site em que me baseei e para quem estiver interessado em construir um RS de tubos: http://www.osengr.org/Projects/Solar-Radiation-Shield/IBF-Radiation-Shield.pdf
Irei mostras mais a baixo os passos de construção em fotos.

Material:

- Fan de 120mm

- Tubo PVC 125mm

- Tubo PVC 80mm

- Tampa PVC 160mm

- Tampa PVC 110mm

- Tinta

- Parafusos


21306000916_85dd1b698e_z.jpg


21332256865_a42baee096_z.jpg


21321584532_d68654433e.jpg


21306011636_a50895d928_z.jpg


20709567764_a98fa16664_z.jpg


20709570364_7cce20a1af_z.jpg


20711195353_e101e19f6e.jpg


21321599402_9e1e0da1aa.jpg


21306027706_0d9f61e3b7.jpg


20709583494_66b1df44c3.jpg


Aqui fica o aspeto final do RS de tubos.

Cumprimentos
 
Última edição:

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
É igual ao meu descrito por aqui algures, já a laborar há uns anos, apenas utilizo a fan de 8cms no tubo interior e apenas uma tampa;)
Mas com estes RSs é obrigatoria a ventilação a 24 horas, se não dá grandes erros alem da demora na actualização dos dados;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boas Pessoal

Venho aqui mostrar-vos o meu trabalho desenvolvido de um RS de tubos, já tinha tentado fazer um a uns anos a trás mas não correu lá muito bem. Mas como quem corre por gosto não cansa, nunca desisti da ideia e andei em estudo algum tempo a procurar na net e a discutir com o meu colega @CptRena .

Pensou-se em colocar o ar frio a entrar por baixo e o ar quente a sair tambem por baixo mas chegamos a conclusão que nao iria funcionar corretamente porque se iriam misturar e o dados de temperatura não seriam o reais. Então optamos por colocar o ar frio a entrar por baixo e o ar quente a sair por cima tal e qual como ocorre nas correntes de convecção. Tendo em atenção que um RS de tubos necessita de ventilação 24h se não os dados não serão credíveis o quanto possível e o Rs não funcionará corretamente.

Deixo aqui um site em que me baseei e para quem estiver interessado em construir um RS de tubos: http://www.osengr.org/Projects/Solar-Radiation-Shield/IBF-Radiation-Shield.pdf
Irei mostras mais a baixo os passos de construção em fotos.

Material:

- Fan de 120mm

- Tubo PVC 125mm

- Tubo PVC 80mm

- Tampa PVC 160mm

- Tampa PVC 110mm

- Tinta

- Parafusos

Aqui fica o aspeto final do RS de tubos.

Cumprimentos

Não sei se é só no meu computador, mas algumas fotos não estão visíveis. :(
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
É igual ao meu descrito por aqui algures, já a laborar há uns anos, apenas utilizo a fan de 8cms no tubo interior e apenas uma tampa;)
Mas com estes RSs é obrigatoria a ventilação a 24 horas, se não dá grandes erros alem da demora na actualização dos dados;)

Boas,

Mas o principio de funcionamento não tem nada a ver com o teu RS de tubos por isso não compares um com o outro.
O meu ar frio só entra por baixo e o ar quente só sai por cima enquanto no teu as trocas do ar fazem-se simultaneamente por baixo do RS o que em dias sem brisa nenhuma o ar vai misturar-se um com o outro.
Outro aspeto importante é ter uma outra tampa por baixo devido a radiação difusa para não influenciar as leituras do sensor.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,

Mas o principio de funcionamento não tem nada a ver com o teu RS de tubos por isso não compares um com o outro.
O meu ar frio só entra por baixo e o ar quente só sai por cima enquanto no teu as trocas do ar fazem-se simultaneamente por baixo do RS o que em dias sem brisa nenhuma o ar vai misturar-se um com o outro.
Outro aspeto importante é ter uma outra tampa por baixo devido a radiação difusa para não influenciar as leituras do sensor.

Ora vê as fotos do meu e compara, sim o meu o ar frio só entra por baixo, só pelo tubo interior e sai por cima...talvez não tenha actualizado as fotos da ultima versão do meu que já tem uns meses e no topo é composto por um mini RS de pratos...assim como o local de instalação.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Ora vê as fotos do meu e compara, sim o meu o ar frio só entra por baixo, só pelo tubo interior e sai por cima...talvez não tenha actualizado as fotos da ultima versão do meu que já tem uns meses e no topo é composto por um mini RS de pratos...assim como o local de instalação.

Ah pronto então é isso, mas pela descrição que fez acho que nunca vi essas fotos aqui pelo forum.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,

Gostava que alguém me tirasse umas dúvidas.
Tenho um RS para abrigar o meu sensor da minha estação meteorológica parecido com isto:
http://www.alcaglas.com/image/PVC-w...c-angles/rectangular-shape-profiletubopvc.jpg

Tenho andando a comparar com a estação mais próxima:
https://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ILISBOAF2#history

e detecto uma grande diferença nas minimas, o RS que fiz está na horizontal, por trás de uma antena parabólica, sugestões?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia,

Mínima de hoje na minha estação meteorológica (EMP):
6.4º C

Minima na estação meteorológica do Forte da Casa:
8.8º C

Temperatura Actual EMP:
11.8º C
HR 77%

Forte da Casa 11.5º C
HR 74%

Opiniões?:huh:

É totalmente impossível tirar conclusões a partir desses dados. São duas localizações diferentes com condições de instalação que desconheço...

PS: Vi agora a foto que colocaste atrás... Quando dizes que o teu RS é parecido com a foto que queres dizer? (é que a foto não é um RS...)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Obrigado pelo comentário, sim eu sei que não... de qualquer maneira não deixa de ser um abrigo...
O mesmo está feito em PVC, com um comprimento de 27cm e uma largura de 9cm... a minha ideia era fazer um com tubos em pvc que encontrei na net:
https://www.researchgate.net/profil...41850536857601@1458514927588/background/6.png

https://www.researchgate.net/public...O_DE_ABRIGOS_TERMO-HIGROMETRICOS_ALTERNATIVOS

Mas dado o tamanho do mesmo, desisti, visto que não tenho forma de o prender na varanda...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Obrigado pelo comentário, sim eu sei que não... de qualquer maneira não deixa de ser um abrigo...
O mesmo está feito em PVC, com um comprimento de 27cm e uma largura de 9cm... a minha ideia era fazer um com tubos em pvc que encontrei na net:
https://www.researchgate.net/profil...41850536857601@1458514927588/background/6.png

https://www.researchgate.net/public...O_DE_ABRIGOS_TERMO-HIGROMETRICOS_ALTERNATIVOS

Mas dado o tamanho do mesmo, desisti, visto que não tenho forma de o prender na varanda...

Ok então pelo que percebi não é um RS...

Se reparares nos exemplos que aí estão tens duas configurações: Ou tubo furado, ou RS de pratos (sendo o mais consensual e utilizado pelos organismos oficiais o 2º).

Ter um sensor dentro de um tubo de pvc simplesmente não constitui qualquer espécie de abrigo. Como o arejamento é insuficiente e admitindo que não existe qualquer influência de acumulação de calor nomeadamente por contacto com a superfície interna do tubo (o que acho difícil), existirá sempre um erro, nem que seja um delay acentuado face à realidade e inerente erro nos extremos.
 
  • Gosto
Reactions: remember

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Obrigado pela explicação... assim começo a perceber o porque das diferenças nas mínimas...
Sim pesquisando pela net fala em não deixar o sensor perto do pvc, pois pode sofrer radiação... Tenho que estudar outra alternativa!
Achei este bem interessante:
http://www.fau.usp.br/aut5823/Medicoes/Hirashima_Assis_2011_Tglobo.pdf

O pior será mesmo as peças...