Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece que a seguir às eleições há mudança! :rolleyes:

PyU7SXs.png


LsfpDBL.png


:huhlmao:

Não, a sério, até é possível, está na altura, já chega de seca. :1143:

Off-topic: Onde posso ler mais sobre GFS e perceber mais sobre ler esses valores? Ou se alguém quiser resumir muito rapidamente como conseguem verificar se há chuva ou não, agradecia! ;)

Não percebi bem o que querias dizer. Apenas consultamos as cartas de previsão dos vários modelos em variados sites, nomeadamente aqui no próprio MeteoPt, http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica
e para o GFS até há esta previsão detalhada, os meteogramas: http://www.meteopt.com/previsao/meteogramas/gfs-portugal
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
E pronto, em menos de 24h passamos de 40mm para 8mm,:angry: amanhã já está tudo a 0 outra vez, não vale a pena ter esperanças de nada, estamos condenados á seca :facepalm: aquela previsão para depois das eleições é que continua +/- igual mas até lá ainda muita coisa muda
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
neste momento por não ter chuva. o tempo dos 40ºC já era, embora hoje deva chegar perto dos 35ºC :disgust:
E mesmo a chuva, Setembro não é propriamente mês de chuva aí no Alentejo...embora, naturalmente, ela seja desejável.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
E mesmo a chuva, Setembro não é propriamente mês de chuva aí no Alentejo...embora, naturalmente, ela seja desejável.
este ano só abril é que foi mês de chuva por aqui... Setembro pode nao ser muito chuvoso nesta zona mas costuma ter trovoadas de vez em quando... A chuva prevista para o início de outubro já se foi quase toda nesta saída :disgust: :dry:
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

manelmeteo

Cirrus
Registo
22 Jul 2015
Mensagens
56
Local
Portalegre- 700 metros( salão frio)/ Vidigueira
E mesmo a chuva, Setembro não é propriamente mês de chuva aí no Alentejo...embora, naturalmente, ela seja desejável.
Isso és tu que tás habituado a tempo fresco o ano todo, a nevoeiros, tempo nublado raramente tens 30 ou mais graus e não tens 5 ou 6 meses onde não chove praticamente e ainda é mais duro para quem trabalha ao sol e chega a esta altura já estamos fartos só de sol e calor e desejamos a chuva e o tempo mais fresco.
Ps: a chuva para o inicio de outubro foi-se:mad:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Isso és tu que tás habituado a tempo fresco o ano todo, a nevoeiros, tempo nublado raramente tens 30 ou mais graus e não tens 5 ou 6 meses onde não chove praticamente e ainda é mais duro para quem trabalha ao sol e chega a esta altura já estamos fartos só de sol e calor e desejamos a chuva e o tempo mais fresco.
Ps: a chuva para o inicio de outubro foi-se:mad:

Exacto, cada um habituado ao tempo que tem na sua zona, agora quando se deseja 40 graus no Verão e no Outono/Inverno a chuva e os dias de chuva que ocorrem no Litoral Norte ou os frios e gelos de Trás-os montes ou Beira alta..., isso é que é um pouco "estranho"... :unsure:

Lamento informar, mas o Alentejo não é o Litoral Norte, nem o Litoral Norte é o Alentejo, se é que me faço entender..

Mas não me levem a mal, desejos e preferências meteorológicas todos temos, nada de mal nisso, mas se eu viesse para aqui, no Inverno, desejar que nevasse ou fizesse tanto frio no Porto como em Nova York, o que diriam ou pensariam os membros do forum ? :D

Ou até mesmo se desejasse os 40 e mais graus do Alentejo aqui no Porto no Verão ? :calor:
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
este ano só abril é que foi mês de chuva por aqui... Setembro pode nao ser muito chuvoso nesta zona mas costuma ter trovoadas de vez em quando... A chuva prevista para o início de outubro já se foi quase toda nesta saída :disgust: :dry:
Não sei onde é que viste que a chuva se foi embora mas o GFS modela muita chuva e CAPE para amanhã e dia 29
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Não sei onde é que viste que a chuva se foi embora mas o GFS modela muita chuva e CAPE para amanhã e dia 29
sim, essa não foi, estava a falar da de inicio de outubro
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Que o Sul precisa de chuva, é um facto.
Mas em Setembro abaixo de Coimbra/Leiria, é normalissimo ser um mês de muito pouca precipitação.
E mesmo em Outubro, quantas vezes, a primeira quinzena é seca... Na maior parte dos anos.
É a minha percepção.
A média mensal de precipitação no Sul para o mês de Setembro deve ser olhada com cuidado. Porque parece que até chove alguma coisa, mas essa média é feita de muitos anos que chove muito pouco, e depois temos outros que chove 30/40 mm em 2 dias, chuva forte convectiva, que faz subir a média mensal dos últimos 30 anos.
Mas claramente é normal ter-se anos em que a pouca precipitação do Verão se estende até meados de Outubro no Sul.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Que o Sul precisa de chuva, é um facto.
Mas em Setembro abaixo de Coimbra/Leiria, é normalissimo ser um mês de muito pouca precipitação.
E mesmo em Outubro, quantas vezes, a primeira quinzena é seca... Na maior parte dos anos.
É a minha percepção.
isso é normal, o que não é normal é em 9 meses ter chovido decentemente em apenas 1 (abril). Como é óbvio estamos todos a pedir que chova o mais depressa possível
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
isso é normal, o que não é normal é em 9 meses ter chovido decentemente em apenas 1 (abril). Como é óbvio estamos todos a pedir chuva
Claro. Mas o problema da seca nunca é(ou muito raramente) resolvido nestes meses de Verão e início de Outono. Os meses de precipitação são de Outubro/Novembro a Abril/Maio.
É esperar que o Outono/Inverno seja bom.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.