Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,619
Local
Açores
Trovoada e chuva fortíssima em PDL. Brutal célula. Se não me engano chove granizo. A luz esteve quase a ir-se embora:

OXHhZzw.jpg


Tr2sm5b.jpg


WaP4nKU.jpg


24XGBsh.jpg
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
Granizo era algo que eu não contava.
As células não pareciam ser altas o suficiente para isso, mas, meteorologia é assim mesmo... Sinal de um aumento da instabilidade
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
Exatamente. Agora o grupo Oriental, está sob a influência de ar mais frio e seco, deverá haver uma diminuição temporária da convecção.
Nota para uma perda de organização da circulação, creio que aparentemente existem em simultâneo 2 centros, poderá ser uma mudança de localização do centro do sistema...
127f3aa0da02d69dd7910edb8e0f6c97.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ainda relativamente à imagem anterior, existem ainda alguma nuvens altas perto de São Miguel que poderão causar alguma precipitação, (sem radar, tiro no escuro). Entretanto o vento irá rodar brevemente para Oeste, se houver a continuação deste movimento.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
Estava a tentar perceber, através do site do IPMA, nas estações on-line, onde poderia estar o centro aproximadamente, mas pelos vistos, este já não atualiza desde as 15UTC... Num dia como este é uma falha miserável!
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu encoberto e vento moderado.

Hoje, caíram alguns aguaceiros, com destaque para um aguaceiro bem forte que caiu pelas 18h e tal. Vi alguns clarões e ouvi alguns trovões também a partir do final da tarde.

Partilho convosco uma fotografia de um relâmpago tirada hoje em Ponta Delgada.


Autor: Vítor Oliveira

u0IChxF.jpg



Foi gravado também um vídeo da trovoada, desta vez na Ribeira Grande.


Autor: Paulo César Teixeira





Há bastante tempo que não posto, tenho andado bastante ocupado com a universidade. Anteontem, dia 28, fez 4 anos desde que me registei no fórum MeteoPT. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Apagão de todas as estações do IPMA desde as 16:00.

Acumulados horários dos últimos três dias em todas as estações oficiais dos Açores:

zL48odR.gif


Resumo do mês de Setembro e acumulados diários da última semana (dia 30 incompleto).

3K9kUQB.gif


Angra do Heroísmo e Nordeste já ultrapassaram os 400 mm de acumulado no mês!

Santa Maria é a ilha com menos precipitação; Ponta Delgada e Mosteiros as estações mais secas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985