Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
então nao percebo porque é que a previsão significativa e descritiva do IPMA colocam períodos de chuva para aqui
"REGIÃO SUL:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva em geral fraca no Alentejo, aumentando de
intensidade e frequência a partir do final da tarde, estendendo-se
ao Algarve."
Chuva fraca! Atenção! E como eu disse só ao final do dia é que começa a chover com mais intensidade. É tudo uma questão de interpretação
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Repost do tópico do Litoral Norte. O evento mal começou.

OZb53wC.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Aquelas nuvens a aparecer a SW parecem estar em direção a Lisboa/alentejo mas de qualquer maneira há sempre ali uma mudança e vai tudo para o norte para variar, ainda tenho esperanças, espero que o sul nao fique so com os restos, o GFS prevê isso, só espero que essa previsão nao se concretize
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Ah isso já é outra coisa. É óbvio que aí chove menos não é? E é óbvio que chove mais no norte! Já devias estar habituado ao clima alentejano
Todos sabemos que isso é assim, mas parece que dantes haviam frentes que varriam o país inteiro vindas de SW e que deixavam bons acumulados e +/- equilibrados, agora em 2 dias no norte chove o triplo do sul, já em setembro foi o mesmo...chove 2 dias e depois Pára, se ao menos fosse para continuar...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Todos sabemos que isso é assim, mas parece que dantes haviam frentes que varriam o país inteiro vindas de SW e que deixavam bons acumulados e +/- equilibrados, agora em 2 dias no norte chove o triplo do sul, já em setembro foi o mesmo...chove 2 dias e depois Pára, se ao menos fosse para continuar...
Essas frentes são típicas do inverno! Dizerem isso, em pleno Outubro, não é muito correto
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Essas frentes são típicas do inverno! Dizerem isso, em pleno Outubro, não é muito correto
Claro que nao é correto, o clima normal era haver cut offs nesta altura, instabilidade dias e dias como no ano passado, estas frentes são normais no inverno, nao é agora...pelo que estou a ver agora e normal o sul ficar a seco nestes eventos
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Já houve tantas cut-offs este ano, por aí! Ainda houve nesta última semana! Porque é que nunca é o suficiente para vocês?
O que houve nesta última semana foram fenómenos localizados, se não forem continuados, como é óbvio nao é suficiente
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Claro que nao é correto, o clima normal era haver cut offs nesta altura, instabilidade dias e dias como no ano passado, estas frentes são normais no inverno, nao é agora...pelo que estou a ver agora e normal o sul ficar a seco nestes eventos
Há anos mais desinteressantes que outros! Se no ano passado foi muito interessante, este ano está a ser uma seca. É assim o clima português. Não há nada que se possa dizer ou fazer para mudá-lo. Só nos resta aceitar e pronto! Não é por estarmos a lamentar pelos cantinhos que as coisas vão melhorar. Quando chover, choveu. Quando não chover, não choveu.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
As cut-offs geralmente são muito localizadas...
É uma lotaria gigante prever onde chove ou não. Só nos resta aceitar
estou a falar a cut-off/depressões que vêm de sudoeste e deixam uns bons acumulados. achas que 2mm é suficiente??? é que foi esse o acumulado do último evento....
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
estou a falar a cut-off/depressões que vêm de sudoeste e deixam uns bons acumulados. achas que 2mm é suficiente??? é que foi esse o acumulado do último evento....
Claro que não é o suficiente! Exactamente, do ÚLTIMO evento! Nada te garante que não haja chuva ou até mesmo trovoada hoje à noite...
Lá porque o último evento foi mau, relativamente a acumulados, não quer dizer que o evento de hoje seja assim...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano
Estado
Fechado para novas mensagens.