Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Mais um bocado e ainda se vai dizer que no norte não há seca. A não ser que estejam a descriminar Bragança e Guarda.
Eu concordo que a notícia é descabida e não faz sentido nenhum ainda hoje passei pela barragem da Aguieira e já não via um nível da albufeira tão baixo há alguns anos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Esta conversa não tem nexo nenhum. Fazem ideia da quantidade de vezes que leio notícias, do tipo, "chuva regressa no fim de semana" quando já chove há uns dias no norte, mas como não chove ainda em Lisboa não chegou ainda a "Portugal"? Está constantemente a acontecer ... Ou que vem aí muito calor e é quase só no sul ? Bom, se vamos andar sempre com querelas por causa disso não saímos disto, paremos por aqui com essa discussão absurda.

E já agora, leram bem a notícia ou ficaram-se pelo título? Não diz que a seca acabou, diz que desagravou em termos gerais, desagravar<> acabar, e explicita mesmo que acabou apenas no noroeste, e que um terço do território se mantém em seca severa, o restante em seca moderada e fraca, ou seja, precisamente o que vocês estão a dizer, que acabou apenas no noroeste :confused:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
O GFS continua a adiar a mudança para o Sul ou a suposta formação de uma cut-off. Até dia 15 nada de relevante e vamos ter mais uma frente que se evapora assim que cruza o Sul. A partir daí tudo em aberto sendo que começa a aparecer um cenário algo estranho. Pessoalmente acredito que apareça algo na 3ª/4ªsemana.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
O GFS continua a adiar a mudança para o Sul ou a suposta formação de uma cut-off. Até dia 15 nada de relevante e vamos ter mais uma frente que se evapora assim que cruza o Sul. A partir daí tudo em aberto sendo que começa a aparecer um cenário algo estranho. Pessoalmente acredito que apareça algo na 3ª/4ªsemana.

O GFS coloca ali uma alteração do padrão a meio do mês e depois já no fim, vê-se uma depressão vinda de sul ali pros lados da Madeira. Existe 2 coisas e isso reflecte-se nos últimos anos no sul que são as depressões vindas da Madeira em direcção ao Algarve, toda a gente sabe que as melhores chuvas são aquelas que começam pelo sul. No ano passado, a precipitação ocorreu toda na 1ª quinzena do mês e depois tivemos uma 2ª quinzena bastante quente, coisa que não se vê este ano nos anos.

Trovoadas, também nós aqui no lado do Sotavento elas acontecem é quando nós menos esperemos. :lol: :D Por acaso, aqui rendeu 9 mm não é nada mau, aí na Fonte de Apra quanto é que rendeu, ontem fui a São Brás e pareceu-me que tinha chovido menos do que aqui junto ao litoral.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
O GFS coloca ali uma alteração do padrão a meio do mês e depois já no fim, vê-se uma depressão vinda de sul ali pros lados da Madeira. Existe 2 coisas e isso reflecte-se nos últimos anos no sul que são as depressões vindas da Madeira em direcção ao Algarve, toda a gente sabe que as melhores chuvas são aquelas que começam pelo sul. No ano passado, a precipitação ocorreu toda na 1ª quinzena do mês e depois tivemos uma 2ª quinzena bastante quente, coisa que não se vê este ano nos anos.

Trovoadas, também nós aqui no lado do Sotavento elas acontecem é quando nós menos esperemos. :lol: :D Por acaso, aqui rendeu 9 mm não é nada mau, aí na Fonte de Apra quanto é que rendeu, ontem fui a São Brás e pareceu-me que tinha chovido menos do que aqui junto ao litoral.
Algarvio...2,5mm dia 4 e 2,0mm dia 5. Sendo assim juntando a Setembro temos 19,5mm. Essa noite rendeu por isso 0,5mm em Apra. Já nem sei o que diga:facepalm:
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
estamos condenados à seca. ainda me vêem dizer que os restos do furacão Joaquim vão provar mau tempo, ai aia enfim.... se tivermos chuvisco será o muito
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
estamos condenados à seca. ainda me vêem dizer que os restos do furacão Joaquim vão provar mau tempo, ai aia enfim.... se tivermos chuvisco será o muito

É muito mais provável chover mais no Sul que nos últimos 2 eventos juntos... sei que a desilusão é muita eu estou no mesmo barco mas dai até ser corvo a força toda...
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
estamos condenados à seca. ainda me vêem dizer que os restos do furacão Joaquim vão provar mau tempo, ai aia enfim.... se tivermos chuvisco será o muito
Parece que depois dos "restos" do furacão passarem pelo Continente, haverá uma reativação do sistema e poderá trazer chuva e trovoada, podendo ser assim mais intenso que os ex-furacão :thumbsup:
Esperar para ver :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Para acabar com a seca no Sul só com este cenário...
Muito distante ainda

NV8Tyoy.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
de 47mm em apenas 24 horas passou para isto
CpNpzPD.png

isto em 3 dias não é nada
miséria de eventos estes :facepalm: infelizmente é só o que temos...uns modelos dão uma coisa outros dão outra
só já acredito em vendo
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Pelo menos chove mais que aqui :disgust:
na ultima saida nao é grande a diferença dai para aqui...frentes numa seca como esta é o mesmo que nada...mais uma repetição dos dois ultimos eventos:dry::facepalm:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Numa seca destas cada milímetro conta...
O de Setembro foi mesmo para esquecer e este pelos vistos também...
sim... Mas precisamos de mm suficientes para esta seca chegar ao fim...nada melhor que cut offs nestas situações
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC
Estado
Fechado para novas mensagens.