Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Imagem das 00:15 (eumetsat; infelizmente tem enorme desfasamento):

c7sCrnt.jpg


Esta zona de instabilidade tem-se movido lentamente para este nas últimas 3 horas com força variável (moderada a forte). Tem o potencial de despejar grandes quantidades de chuva. A ilha de Sta. Maria poderá ser afetada com especial intensidade:

JGo6LaG.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Já repararam nisto?!


E já começa amanhã...


Se eu tivesse que escolher um só parâmetro para saber quanta chuva cairá na Madeira seria mesmo a humidade a 700 hPa. Vai ser bastante hostil (pouco saturada na maioria do tempo). Mas, o CAPE será bastante elevado. É quase como ter uma bomba pronta mas faltar o detonador (humidade).

Parece-me (sem ter olhado para a maioria dos parâmetros) que este evento será muito semelhante ao outro. Convectividade dispersa. Claro que a orografia sempre trará alguns litros de chuva. É ir acompanhando.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Se eu tivesse que escolher um só parâmetro para saber quanta chuva cairá na Madeira seria mesmo a humidade a 700 hPa. Vai ser bastante hostil (pouco saturada na maioria do tempo). Mas, o CAPE será bastante elevado. É quase como ter uma bomba pronta mas faltar o detonador (humidade).
É ir acompanhando.
É exatamente isso que anda a faltar... Este último evento cá na região foi bastante penalizado pela falta de humidade em altitude.... Tive isso em conta na minha previsão é não me saí nada mal... Esqueci-me foi de falar no vento...