Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mike26

Cumulus
Registo
12 Ago 2015
Mensagens
143
Local
Rio de Mouro/Campo Grande
Que ignorância...
As pessoas deviam informar-se mais em vez de andarem a mandar bitaites sem fundamento algum...
Enfim...

Infelizmente, o problema não é só devido à falta de informação por parte das pessoas mas sim da informação mal transmitida e incompleta por parte da imprensa.. É verdade que há muita gente que não se informa mas também há uma parte que "come e cala". Infelizmente, a grande parte da população "encaixa" tudo o que a imprensa diz e nem sequer se questiona sobre a veracidade dessa informação (já não falando apenas no que toca à meteorologia) e, na minha opinião, é esse o grande problema. Ora, como temos uma imprensa muito fraca e manipuladora cá em Portugal, o povo passa por burro quando o grande problema aqui não é só não saber interpretar mas sim não procurarem outras formas de se informarem relativamente ao tema em questão. :unsure:
 


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
o grande problema aqui não é só não saber interpretar mas sim não procurarem outras formas de se informarem relativamente ao tema em questão. :unsure:
As pessoas não o fazem por preguiça e falta de tempo. Falo por mim: tenho acesso aqui ao site e à internet em geral, posso muito bem aceder ao IPMA e ver as previsões, mas são muitas as vezes em que o vejo na TV, logo pela manhã e me engano redondamente (algo que já falei aqui). Dizerem que no sul não chove, vai estar um sol magnífico de verão e no fim aparecem trovoadas doidas que ninguém percebe como é que isso aconteceu. Lá está, as pessoas confiam naquilo que dizem na TV e nem vão confirmar a outro lado, porque tomam-no como certo.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e Mike26

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
2015 nos Açores até tem sido uma excelente representação dos cenários do aquecimento global. Um padrão meteorológico tendencialmente seco a muito seco. E os episódios de chuva têm sido relativamente pouco frequentes e com uma expressividade curta na duração mas tendencialmente intensa nos valores. Escrevo isto porque está novamente modelado mais um episódio de chuva severa, o segundo ou terceiro este ano.

Continuam desaparecidas as frentes que trazem (ou traziam) chuva consistente para todas as ilhas. Isto para não fazer referência às vezes em que diversos sistemas frontais passavam sucessivamente. O Accuweather prevê um inverno seco para a PI. A Madeira deve também sofrer dada a sua proximidade. Os Açores são uma incógnita devendo-se esperar pela posição do anticiclone. Mas duvido muito que o inverno seja (muito) chuvoso.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Estou a ver que vamos ter uma situação idêntica ao Outono/Inverno 2014/2015...meses de outono bastantes chuvosos e meses de inverno secos...este ano o cenário é pior porque as barragens e coisas desse genero estão muito baixas...esperemos que não se concretize mas com o avanço dos anos o aquecimento global começa a fazer cada vez mais efeito :hmm:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isso do aquecimento global tem muito que se lhe diga.

Por exemplo, aqui na minha zona, o recente ano hidrológico esteve quase na média, a maior parte dos últimos anos hidrológicos esteve na média ou alguns estiveram mesmo muito acima da média.
Este ano, houve de facto um período com temperaturas acima da média, mas desde Julho, às temperaturas estão dentro ou abaixo da média.

Em 2006, 2009 , 2010 e 2011 tivemos dos invernos mais frios dos últimos 20-25 anos ( e alguns nevões históricos) .

Por vezes, há a tendência , após um ano um pouco menos chuvoso, para entrar no campo da especulação e no desânimo.

E andar também a falar já de previsões para 3/4 meses e quase como andar a tentar descobrir os números do euromilhoes.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Isso do aquecimento global tem muito que se lhe diga.

Por exemplo, aqui na minha zona, o recente ano hidrológico esteve quase na média, a maior parte dos últimos anos hidrológicos esteve na média ou alguns estiveram mesmo muito acima da média.
Este ano, houve de facto um período com temperaturas acima da média, mas desde Julho, às temperaturas estão dentro ou abaixo da média.

Em 2006, 2009 , 2010 e 2011 tivemos dos invernos mais frios dos últimos 20-25 anos ( e alguns nevões históricos) .

Por vezes, há a tendência , após um ano um pouco menos chuvoso, para entrar no campo da especulação e no desânimo.

E andar também a falar já de previsões para 3/4 meses e quase como andar a tentar descobrir os números do euromilhoes.
sim, é verdade que ainda falta muito para o inverno...previsões como estas falham muitas vezes...mas quanto a isso da média, 2015 aqui está muito abaixo da média quanto a chuva, em 10 meses só abril é que esteve na média, quanto a temperatura têm sido quase todos acima, vamos ver como será daqui para a frente, mas pode-se dizer que isto já pode ter a ver algo com o aquecimento global
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Nesta saída do GFS houve mais um grande corte na precipitação. Até sábado vai ser só cortar como sempre
Para quê insistir na seca?! Estão sempre a ser pessimistas e não pensam por um segundo na hipótese de chover...
Lá porque os últimos meses têm sido secos, não quer dizer que esse padrão continue para sempre...
Até já há bastantes provas de que as coisas estão a mudar...
Estão sempre a dizer "de certeza que vão cortar na chuva" ou "que a seca continue"...Já irrita! Pensem por um segundo na probabilidade de haver mais instabilidade. Por amor de Deus...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Para quê insistir na seca?! Estão sempre a ser pessimistas e não pensam por um segundo na hipótese de chover...
Lá porque os últimos meses têm sido secos, não quer dizer que esse padrão continue para sempre...
Até já há bastantes provas de que as coisas estão a mudar...
Estão sempre a dizer "de certeza que vão cortar na chuva" ou "que a seca continue"...Já irrita! Pensem por um segundo na probabilidade de haver mais instabilidade. Por amor de Deus...
É verdade o pessimismo, antes de chover tambem era assim, porque todos os eventos passavam de mais de 40mm para menos de 10mm, se isso acontecesse desta vês já nao teria esperanças, agora cortou, na próxima run pode voltar a meter, alias, os acumulados previstos nunca de chegam a concretizar porque ora chove mais do que aquilo ou menos...sei que a seca ainda nao acabou, mas posso dizer que pelo menos aqui desagravou muito porque o rio voltou a correr e os campos já estão a ficar verdes...como é óbvio quero que chova mais, isto nao é suficiente, esperemos que assim continue e que nao pare...agora o que falta são cheias normais no rio para a barragem voltar a encher...estou com esperanças de que este inverno vá ser bom...pensemos positivo...nada está perdido
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Eu só gostava de ter as certezas que certos colegas têm por aqui....certezas meteorológicas é algo que nunca entendi e nem sei como há gente que as tem.
 

stormiday

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
216
Local
Fermentelos (Águeda) 25 mts altitude
Espero que ainda possa ser um bom evento, mas pelo GFS, no Norte tem vindo quase a sempre a baixar a sua severidade. No Sul, com mais ou menos precipitacao, acho que está garantido um bom evento.
Pois, por aquilo que tenho vindo a acompanhar estou a ficar cada vez mais triste. A cada run que sai, de facto, a precipitação cada vez é menos :(
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Bem o pessoal do Sul vai ter um evento daqueles. O primeiro é logo em grande. Lá está, no Algarve quando é para cair cai a sério, pois estas situações provêm sempre de depressões a SW que provocam muita instabilidade. Que saudades que tenho de um bom evento convectivo por cá. Ultimamente temos tido bons eventos de chuva cá no Norte, mas fracos no que diz respeito a trovoadas.

Venha de lá então essa instabilidade e chuva que tanta falta faz. Agora é a vez do pessoal do Norte seguir pelo computador. :D
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Bem o pessoal do Sul vai ter um evento daqueles. O primeiro é logo em grande. Lá está, no Algarve quando é para cair cai a sério, pois estas situações provêm sempre de depressões a SW que provocam muita instabilidade. Que saudades que tenho de um bom evento convectivo por cá. Ultimamente temos tido bons eventos de chuva cá no Norte, mas fracos no que diz respeito a trovoadas.

Venha de lá então essa instabilidade e chuva que tanta falta faz. Agora é a vez do pessoal do Norte seguir pelo computador. :D
Já era sem tempo :D Nunca se sabe se o norte ainda leva com alguma trovoada :thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.