Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Boas.

As noites vão ficando mais frescas, mas os dias têm-se mantido algo quentes, a máxima deve ter rondado os 26ºC.
Sol durante todo o dia, apenas ocultado momentaneamente durante a tarde pelo aparecimento de cúmulos.

Mínima de 13,9ºC.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Um dia semelhante aos de verão, sem dúvida!

No entanto aqui em Carcavelos praia não aqueceu devido à brisa marítima de oeste:

Máxima de 22,9ºC pelas 16h; mínima foi 16,9ºC pouco depois da 8h.
Mais seco do que nos dias anteriores, variou entre 57% e 74%.

Bruma e cumulus sobre terra mas longe, a sueste.
Dois curtos vídeos para ilustrar o dia, cumulus mediocris a tentar ser congestus mas a durarem pouco, ou seja, convecção fraca em lume brando:





17,4ºC nesta altura, vento nulo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

16,3ºC, que é a mínima até agora, com 71% de humidade neste momento.

Vento nulo. Céu com alinhamentos de cumulus humilis, mas talvez altocumulus castellanus, e altostratus também.

Ontem o poente da Lua apenas uma hora depois do sol revelava muita humidade nos níveis médios.

YbzVFFB.jpg


Antes do nascer do sol hoje estava assim a calmaria com uma visibilidade velada por névoa fraca:
dv9OqMQ.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mínima: 16,2ºC (ainda desceu um pouco depois de nascer o sol).

Para se ver o aspecto que revela a humidade nos níveis acima da superfície, duas imagens mais abrangentes:

Antes do nascer do sol:
Yxn2qsQ.jpg


Depois do nascer:
Zt0wIdg.jpg



Com este aspecto atrevo-me a dizer que espero um fim-de-semana deveras interessante, com possíveis trovoadas aqui.
Já nem me lembro de como é ver um raio! :lol:
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Não sei quantos graus estão porque o serviço do wunderground está em baixo :facepalm:
Parece que o Verão não quer deixar-nos porque hoje foi um dia perfeito, como o de ontem :D
Ao desenrolar da tarde foram aparecendo alguns cumulus mediocris (creio eu) e tirei algumas fotos:
Diminui o brilho e aumentei o contraste só para dar mais ênfase aos contornos das nuvens...
yoQTTz2.jpg

FZAkT8J.jpg

F6DUHmS.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ao desenrolar da tarde foram aparecendo alguns cumulus mediocris (creio eu) e tirei algumas fotos:

:thumbsup: boas fotos! Cumulus mediocris, sim, e com evidências de humidade a criar pequenas faixas de pileus nas camadas estáveis empurradas verticalmente pelo desenvolvimento cumuliforme.

Deste lado, virado para o mar, não me apercebi destes cumulus. Foi um dia de sol, a nebulosidade matinal dispersou-se rapidamente, manteve-se bruma e névoa. Ao fim da tarde começaram a aproximar-se nuvens altas e o horizonte do poente estava carregado delas, poucas cores logo muita nebulosidade a centenas de quilómetros da costa.

Pôr-do-sol "enfarruscado" pela bruma e neblina no oceano, e umas caudas de cavalo...

6GGcVsW.jpg


Vento nulo neste momento.

Lua linda a ver-se perfeitamente a luz cendrada.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

T.minima: 13,6ºC
T.máxima: 21,5ºC
T.actual: 17,2ºC

Ao inicio da manhã andei por Odivelas, interessantes as inversões por lá, era notório o muito orvalho nas áreas de vale, parecia que tinha chovido. Estava algum frio.
 
Última edição: