IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora
Penso que ainda não foi referido. O IPMA tem agora imagens de satélite melhoradas (canto inferior direito da página principal). Incluindo o infravermelho a cores (mal traduzido do enhanced infrared):

A8wc0NK.png


As imagens têm um espaçamento de 15 minutos com um desafasamento de 10 minutos mais ou menos (o que eu conseguir apurar). Também é possível aproximar a imagem:

nROlBIf.png


Parabéns ao IPMA :palmas: (tenho grande expectactiva para a ferramenta final do Eumetsat - redução do desfasamento dos 30 mins, melhor definição, etc).

@Vince

Também se pode ser no canto superior esquerdo na seção Espaço
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Um bom progresso por parte do IPMA, que inclui as imagens do novíssimo MSG-4, lançado em Julho deste ano. O único "defeito"/sugestão que tenho a apontar é que a resolução podia ser um pouco melhor, ao fazer-se zoom. As imagens de radar dinâmico pecam um pouco pela mesma coisa devido ao método de processamento de imagem que utilizam nos overlays, mas são ferramentas extremamente úteis que o IPMA adicionou.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Pergunta de quem percebe muito pouco disto, as zonas a vermelho são onde esta a chover mais?

Pela escala do IPMA as cores correspondem a temperaturas.

Andei a pesquisar as nuvens de grande desenvolvimento vertical e percebi que são as de trovoada, mas não percebo bem a ligação com a temperatura.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,644
Local
Açores
Pergunta de quem percebe muito pouco disto, as zonas a vermelho são onde esta a chover mais?

Pela escala do IPMA as cores correspondem a temperaturas.

Andei a pesquisar as nuvens de grande desenvolvimento vertical e percebi que são as de trovoada, mas não percebo bem a ligação com a temperatura.

Há uma legenda com o intervalo de cores, mas alguém poderá explicar isto melhor porque também tenho curiosidade!
scale3.png

O @Vince já abordou isso:

http://www.meteopt.com/forum/topico...adeira-setembro-2015.8388/page-24#post-505572
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Estou com dificuldades em aceder ao site do IPMA, demasiados acessos? Mais alguém com o mesmo problema?

EDIT: Gil_Algarvio, assim não vale. :malandro:
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Com um evento destes e o IPMA não actualizou a previsão descritiva, e colocou apenas aviso amarelo para o Alentejo e Algarve :facepalm:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
130 mm em Almancil... :maluco:

Aqui, está sol agora. :unsure:

Eu tinha chamado a atenção, que podia ser o irmão gémeo do 13 de Outubro de 1989, embora não seja em Faro e Olhão, mas a quantidade de precipitação em algumas estações é quase idêntica a esse dia, Almancil só está a 34 mm do recorde de Faro (Aeroporto).

Se esta situação, fosse em Lisboa, as autoridades talvez tivessem emitido o alerta mais cedo, mas como foi no Algarve e quase nunca chove é isto. Isto é tudo muito engraçado, mas não esqueçam que a maré está vazia, já imaginaram se fosse no pico da maré cheia. Albufeira era literalmente engolida.

Desde de 5ªf/6ªf que era notório nos modelos que ia acontecer isto, com alguma severidade no Algarve, a ANPC tapou os olhos e lançou ontem ao final da tarde, um alerta, então, o IPMA com o seu medo ou cagufa, lançou um aviso vermelho à 1h da manhã, quando o mesmo devia ter sido lançado logo na manhã de ontem, quem é que está a ver o site do IPMA a essa hora, depois as tragédias acontecem e vão acontecer futuramente mas nunca mais aprendem.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Aqui, está sol agora. :unsure:

Desde de 5ªf/6ªf que era notório nos modelos que ia acontecer isto, com alguma severidade no Algarve, a ANPC tapou os olhos e lançou ontem ao final da tarde, um alerta, então, o IPMA com o seu medo ou cagufa, lançou um aviso vermelho à 1h da manhã, quando o mesmo devia ter sido lançado logo na manhã de ontem, quem é que está a ver o site do IPMA a essa hora, depois as tragédias acontecem e vão acontecer futuramente mas nunca mais aprendem.

Agora é fácil criticar o ipma que lançou o aviso vermelho tarde demais, eles têm de ter quase a certeza do que vai acontecer, não podem ter a certeza porque na meteorologia não há certezas, imagina que a depressão tinha ficado toda no mar e não tinha chovido tanto como se esperava com que cara o ipma ia ficar? Aliás até me parece que o pior ficou no mar. Lançaram o aviso quando tiveram quase certezas que ia acontecer algo grave, não se lançam avisos vermelhos sem se ter quase a certeza do que vai acontecer.
Podemos dizer que o lançou tarde demais, mas lançou.
 
  • Gosto
Reactions: Mike26 e TiagoLC