Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

Lipegno

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
23
Local
Madeira


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O Pico está com um capacete engraçado. É-me difícil afirmar se há neve:

AkGrVih.jpg


UFhng6n.jpg


A câmara que está apontada para a montanha não tem visibilidade:

hgv24S5.jpg
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
Penso que não foi referido aqui mas ontem nas Ilhas Desertas caiu 107 mm de precipitação num espaço de uma hora. Deu uma reportagem nas notícias da RTP-Madeira hoje à noite e foi referido que provocou alguns estragos na ilha. Atenção que a ilha não é habitada, tem apenas uns vigias. Dada a proximidade destas ilhas para a ilha da Madeira deu para perceber que poderia ter sido bem pior.

http://www.rtp.pt/play/p85/telejornal-madeira
Ver 2:36
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Penso que não foi referido aqui mas ontem nas Ilhas Desertas caiu 107 mm de precipitação num espaço de uma hora. Deu uma reportagem nas notícias da RTP-Madeira hoje à noite e foi referido que provocou alguns estragos na ilha. Atenção que a ilha não é habitada, tem apenas uns vigias. Dada a proximidade destas ilhas para a ilha da Madeira deu para perceber que poderia ter sido bem pior.

http://www.rtp.pt/play/p85/telejornal-madeira
Ver 2:36

Infelizmente não disse a hora. Se tivesse que apostar diria que ocorreu durante a passagem daquela célula que abordei antes (14h - 15h) que acabou por ser uma 'desilusão' aquando da passagem pela Madeira (as correntes ascendentes estiveram por cima das desertas). Aquela convecção profunda, com o seu lento movimento e grande intensidade, certamente teria o potencial para gerar tal chuva.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bom dia ! Manha com alguma chuva moderada, durante a noite tambem choveu !!
Acomulados nas ultimas ( 24H ) Chão do Arieiro com o valor mais alto.

É pena Bico da Cana não estar a funcionar.

Nas webcams é visível muita água nas ribeiras e cascatas, que resultam da muita chuva que tem caído no interior da ilha da Madeira.

rRwV77I.jpg

wESPJjP.jpg

FnskKiq.jpg

osEgzvq.jpg
 

Lipegno

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
23
Local
Madeira
É pena Bico da Cana não estar a funcionar.

Pois essa é a estação mais próxima da minha casa e estava curioso dos acumulados, pois tem chovido muito.

Já agora lembro-me de ter uma estação metereológica na Serra de Agua, mesmo ao lado de um terreno que costumávamos cultivar.

Algum membro do Forum sabe onde posso consultar algum histórico de dados dessa estação?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Na Caleta tem chovido desde que me levantei, cerca das 7 horas da manhã.
É uma chuva ligeira, acompanhada por algum vento. Por vezes para, mas nunca por muito tempo, e numa das paragens até já fez sol e tudo.
O mar está calmo e já vi vários barcos a sair.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Durante a tarde uma zona de instabilidade afetou principalmente as desertas. Debitou alguns raios:

gBfWxS1.jpg


i4b6u86.gif


Infelizmente não há uma estação pública nas referidas ilhas. Quanto ao núcleo depressionário, este desloca-se com alguma velocidade. Deve chegar ao arquipélago daqui a algumas horas:

9IAKQh9.gif


Se o núcleo mantiver a intensidade, chuva forte e trovoada podem ocorrer (só acompanhando é que se saberá):

ol47Azu.jpg


jSuiafw.gif