Avisos e Alertas oficiais (Outubro 2015)



Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Vou repetir: " A partir de amanha de manha...." :)

:) Sim Rui eu percebi que são para amanha mas os AVISOS do IPMA também são para amanha e já sairam.... daí a minha pergunta mas tambem sei que primeiro os ALERTAS da ANPC são distribuidos geralmente em primeiro lugar pelos elementos integrantes do SIOPS e depois é que os publicam na respectiva página... dai a minha pergunta.... ;) Abraço.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Todos os distritos estarão em AVISO amarelo do IPMA . Não tem nada a ver com os ALERTAS da protecção civil. Duas coisas distintas :)

Caro Vitamos,

Eu sei o que estou a dizer! Eu estou a falar de ALERTA AMARELO não estou a falar de AVISO AMARELO .. O IPMA emite Avisos, a ANPC emite alertas!
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
:) Sim Rui eu percebi que são para amanha mas os AVISOS do IPMA também são para amanha e já sairam.... daí a minha pergunta mas tambem sei que primeiro os ALERTAS da ANPC são distribuidos geralmente em primeiro lugar pelos elementos integrantes do SIOPS e depois é que os publicam na respectiva página... dai a minha pergunta.... ;) Abraço.

Por isso é que estou a dizer :)
 
  • Gosto
Reactions: Firefigther

sielwolf

Cumulus
Registo
18 Out 2009
Mensagens
259
Local
portimão
AVISO À POPULAÇÃO | PROTEÇÃO CIVIL | LAGOA

No seguimento do contacto estabelecido com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje pelo Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), e de acordo com a informação meteorológica disponibilizada, salienta-se para o período entre sábado (17OUT15) e segunda-feira (19OUT15):

// Precipitação pontualmente intensa com acumulados de 60mm/12h e que poderá superar os 10mm/h, acompanhados de queda de granizo, incidindo inicialmente nas regiões Litoral Centro e Sul e gradualmente estendendo-se a todo o território, desagravando a sua intensidade;

// Vento moderado a forte de quadrante Sul (30-50km/h) com rajadas que poderão chegar aos 70km/h. Nas terras altas soprará com intensidade a variar entre os 50-70km/h, possibilidade de ocorrência de rajadas que poderão atingir os 120km/h;

// Agitação marítima de SW, que poderá chegar aos 3m na costa sul.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Rui Jacome passou a Alerta Amarelo o DIOPS ? é que na pagina da ANPC continua a verde....
Também não vi a ANPC lançar nenhum alerta amarelo.
Existe, sim, um aviso amarelo, do IPMA, para amanhã desde o início da manhã.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Confirma-se a passagem ao Estado de Alerta Especial, de Nível Amarelo, entre amanhã e 2.ª Feira
A Protecção Civil aqui de Lagoa já emitiu comunicado também.
Onde se pode encontrar esse alerta???
Já vi os comunicados e os avisos do IPMA. O alerta não encontro.
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Oki, mas onde estão divulgados que não encontro? :(
Olá,

Nem irá encontrar! Os Alertas da ANPC para o DIOPS/SIOPS são divulgados aos agentes de protecção civil nacionais e não à população pois contém informação técnica e operacional que não interessa ao comum cidadão!
 
  • Gosto
Reactions: Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Olá,

Nem irá encontrar! Os Alertas da ANPC para o DIOPS/SIOPS são divulgados aos agentes de protecção civil nacionais e não à população pois contém informação técnica e operacional que não interessa ao comum cidadão!
Sim isso para o DIOPS. E conheço esse procedimento bastante bem!
No entanto, pela sua primeira mensagem (passou todos os distritos a Alerta amarelo a partir de amanha de manha!) que veio na sequência do post anterior, entendi que a ANPC já teria emitido alerta amarelo! E esses sim são comunicados aos cidadãos, muitas das vezes através da comunicação social.

Parece foi um mal entendido por questões linguísticas e agora já entendemos todos :D
 

PedroMAR

Cumulus
Registo
13 Nov 2011
Mensagens
214
Local
S. Miguel de Machede, Évora
Atualização

COMUNICADO Nº. 185/2015

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Na sequência do comunicado anterior, emite-se:


__________________

- AVISOS LARANJA -

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ »»» VENTO - RAJADA MÁXIMA ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ Nos distritos de LEIRIA, LISBOA, SETÚBAL e SANTARÉM Desde as 09:00UTC de 17.10.15

até as 15:00UTC de 17.10.15

Vento forte com rajadas da ordem de 90 km/h, e nas terras altas da ordem de 120 km/h.


__________________

- AVISOS AMARELO -

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ »»» PRECIPITAÇÃO ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯ Nos distritos de VISEU, GUARDA, CASTELO BRANCO, AVEIRO, COIMBRA

e LEIRIA, LISBOA, SETÚBAL, SANTARÉM, PORTALEGRE

e ÉVORA, BEJA e FARO

Desde as 08:00UTC de 17.10.15

até as 00:00UTC de 18.10.15

Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada.


Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, VILA REAL e BRAGANÇA Desde as 15:00UTC de 17.10.15

até as 00:00UTC de 18.10.15

Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada.


»»» VENTO - RAJADA MÁXIMA

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Nos distritos de ÉVORA e BEJA

Desde as 06:00UTC de 17.10.15

até as 18:00UTC de 17.10.15

Vento forte com rajadas da ordem de 80 km/h.


Nos distritos de VISEU, GUARDA, CASTELO BRANCO, AVEIRO, COIMBRA

e PORTALEGRE e FARO

Desde as 06:00UTC de 17.10.15

até as 18:00UTC de 17.10.15

Vento forte com rajadas da ordem de 80 km/h, e nas terras altas da ordem de 110 km/h.


Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, VILA REAL e BRAGANÇA Desde as 12:00UTC de 17.10.15

até as 21:00UTC de 17.10.15

Vento forte com rajadas da ordem de 80 km/h, e nas terras altas da ordem de 110 km/h.


Nos distritos de LEIRIA, LISBOA, SETÚBAL e SANTARÉM Desde as 06:00UTC de 17.10.15

até as 09:00UTC de 17.10.15

Vento forte com rajadas da ordem de 80 km/h, e nas terras altas da ordem de 110 km/h.


Nos distritos de LEIRIA, LISBOA, SETÚBAL e SANTARÉM Desde as 15:00UTC de 17.10.15

até as 18:00UTC de 17.10.15

Vento forte com rajadas da ordem de 80 km/h, e nas terras altas da ordem de 110 km/h.


»»» AGITAÇÃO MARÍTIMA

¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Nos distritos de FARO

Desde as 06:00UTC de 17.10.15

até as 15:00UTC de 17.10.15

Na costa Sul, ondas de sueste com 2 a 3 metros.
 

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Olá,

Nem irá encontrar! Os Alertas da ANPC para o DIOPS/SIOPS são divulgados aos agentes de protecção civil nacionais e não à população pois contém informação técnica e operacional que não interessa ao comum cidadão!

Boa tarde apenas faço aqui um reparo os ALERTAS da ANPC sejam eles quais forem desde que integrados no SIOPS são publicados na pagina dos Alertas da protecção Civil e são PUBLICOS. Todo o outro tipo de ALERTAS são enviados via CDOS da respectiva área para os CBs aos quais são dirigidos e geralmente são feitos via telefone para as Centrais dos respetivos CBs. Ex. Ameaça de bomba.... ;) Aqui junto o referido ALERTA que está em vigor e é PUBLICO,
PS. O que acontece na generalidade é que os CBs recebem primeiro através das suas Centrais e via SMS para os Comandos dos CBs os referidos ALERTAS muito antes de serem publicados na pagina da ANPC de acesso ao PUBLICO
 

Attachments

  • Mapa_de_alertas (1).pdf
    382 KB · Visto: 42

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Avisos atualizados para a madeira, agora Laranja para a ( precipitação ) na costa norte, sul , regiões montanhosas e porto santo !!
f8idk5q.jpg

4y7PjPl.jpg
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000