Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Ontem foi um dia muito animado na RAM, dados IPMA: ;)

Top 3 Rajadas:
102.6Km/h __ Areeiro
81.0 Km/h __ Caniçal - S. Lourenço
76.7 Km/h __ Lombo da Terça

Top 3 Precipitação:
136 mm __ Areeiro
68.5 mm __ Santo da Serra
54.1 mm __ Lombo da Terça
 

Funchalense

Cirrus
Registo
4 Nov 2014
Mensagens
32
Local
Funchal
IPMA volta a colocar esta tarde a Madeira sob aviso laranja de aguaceiros por vezes fortes com possibilidade de trovoadas, devido à proximidade de instabilidade atmosférica a sul da Região.

2je8ohy.png
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Na Calheta chove forma moderada.
Ia agora escrever que a trovoada já tinha passado... nunca foi muito perto... quando tive de interromper a minha escrita para desligar o computador da eletricidade... após um enorme trovão.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Já está famoso: "mini-tornado" :D
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas,

partilharam agora este video no facebook, impressionante:



(espero que consigam abrir)
(também é uma boa oportunidade para os nossos colegas continentais apreenderem um pouco de madeirense :lol:)

Para quem ainda não reparou a publicação desse vídeo é de 19 de outubro de 2014!!!
Quando colocarem aqui vídeos e fotos que não são da vossa autoria verifiquem sempre as datas!
 

Lipegno

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
23
Local
Madeira
Para quem ainda não reparou a publicação desse vídeo é de 19 de outubro de 2014!!!
Quando colocarem aqui vídeos e fotos que não são da vossa autoria verifiquem sempre as datas!

De facto não reparei na data, o facto de estar a chover imenso na Ponta do Sol e este video ter aparecido no meu facebook agora, fez-me ignorar o resto.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Olhando para a instabilidade na Madeira, o GFS não indicava a possibilidade de tal acontecer:

lbUR45Q.png


ogeASA9.png


Mas não só aconteceu mas a realidade indicou condições mais instáveis do que as modeladas:

M0y2RnT.png


mY6SZL3.png


8lDVnxv.gif


Continua a haver convecção dispersa a sul da Madeira.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Desculpa, não percebi ao que te referes.;)

O GFS não modelava a instabilidade que hoje aconteceu. Pelo menos nos atuais moldes.

Acho que a tua dúvida refere-se à utilização do termo 'tal'. Não quebrei nenhuma regra do português. A expressão existe :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O GFS não modelava a instabilidade que hoje aconteceu. Pelo menos nos atuais moldes.

Acho que a tua dúvida refere-se à utilização do termo 'tal'. Não quebrei nenhuma regra do português. A expressão existe :)

Não se referia à utilização do termo, apenas fiquei na dúvida se podias estar a referir-te à mensagem sobre o tornado que afinal era do ano passado. :hehe: