Previsões curto prazo: até 3 dias (Novembro 2015)

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não se está a formar absolutamente nada neste momento, só se deverá começar a formar durante a madrugada na extremidade leste da massa nebulosa, actualmente sobre a Andaluzia e no mar a oeste de Marrocos.

:thumbsup:

Nem mais... será essa depressão em superfície que se irá formar na próxima madrugada que arrasta as massas de ar húmidas e quentes procedentes de leste e que irão originar condições para a ocorrência de precipitação.

O Algarve no mínimo devia ter um aviso laranja.
Eu acredito mais no GFS do que no ECM :)

Sim; o aviso laranja vai vigorar a partir das 6h00 da manhã para os distritos de Faro e Beja. Mas acho que faz pouco sentido estar agora a discutir avisos, mais cor menos cor ... O que é importante é informar correctamente sobre o que se vai passar, analisar os modelos e perceber-se o que vai ocorrer...
 
Última edição:


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vai surgindo o esboço daquilo que será o evento que evoluirá ao longo das próximas 24-36h..

ZLF8SmF.png
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Tenho duas perguntas (desculpem o off-topic, não sei qual é o tópico mais indicado): Esta chuva prevista é de origem convectiva ou estratiforme? Como é que destingimos uma da outra? Desculpem o incómodo :hehe:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Tenho duas perguntas (desculpem o off-topic, não sei qual é o tópico mais indicado): Esta chuva prevista é de origem convectiva ou estratiforme? Como é que destingimos uma da outra? Desculpem o incómodo :hehe:

Será de origem convectiva. Mas, esta precisão do Estofex deixou-me algo confuso. Parece que não prevêem nenhum evento significativo, no que toca a convectividade.

showforecast.cgi
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tenho duas perguntas (desculpem o off-topic, não sei qual é o tópico mais indicado): Esta chuva prevista é de origem convectiva ou estratiforme? Como é que destingimos uma da outra? Desculpem o incómodo :hehe:

Boa parte deverá ser estratiforme, mas parte também convectiva. Não há muita instabilidade em terra, mas há um forçamento vertical enorme num fluxo de ar muito húmido. Provavelmente nem deverá haver muitas descargas eléctricas em terra, a atmosfera deverá estar muito saturada em toda a vertical.

Por exemplo nestas 2 cartas do wrf do meteociel para a mesma hora tens a distinção da precipitação da componente convectiva da total.
http://www.meteociel.fr/modeles/wrfnmm.php?ech=3&mode=1&map=8

DfTf4k9.png



Mas nunca é demais repetir, que isto é apenas uma simulação de um modelo, na realidade as coisas acabam por ser quase sempre diferentes nos pormenores. Alguma instabilidade mais significativa a entrar em terra, orografia à mistura, alguma convecção mais profunda ocorrer, podem transformar rapidamente a humidade disponível em precipitação bastante intensa localmente. Interessa é olhar para a "big picture" entre variados modelos, e depois acompanhar em nowcasting.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O contexto sinóptico continua a evoluir, com uma baixa de mesoescala bem definida a sul de Faro, uma frente fria que se desloca para norte e nordeste e uma frente quente que avança de leste sobre ar mais frio e sobre a própria cold pool de origem convectivo-estratiforme.

Tudo isto deverá continuar a evoluir para norte, á frente de um cold core em altura que se adentra no Golfo de Cadiz, gerando uma baixa pressão madura com actividade convectiva associada nomeadamente junto da frente fria, com sistemas convectivos lineares que deverão afectar o Algarve e Alentejo, e a manutenção de um aglomerado mais globular junto do centro onde o forçamento dinâmico, a instabilidade e o padrão de fluxo na vertical são adequados.

Kw1rAzl.png
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tudo isto deverá continuar a evoluir para norte

Apenas para ajudar a compreender melhor... a linha vermelha contínua a partir do B representa a superfície frontal quente, responsável pela nebulosidade estratiforme a oeste da respectiva frente, e a linha azul contínua representa a superfície frontal fria, responsável pela nebulosidade convectiva por onde está a passar, dando origem a aguaceiros moderados a fortes e possivelmente acompanhados de trovoadas. Esta superfície frontal fria vai deslocar-se em sentido contrário ao do ponteiros do relógio e atingir o Algarve, do litoral para o interior.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Estive a verificar o movimento dela no Sat24 e no IPMA e parece-me que efectivamente se desloca uma grande parte para Setúbal-Lisboa, posso estar enganado mas é essa a impressão.
 
  • Gosto
Reactions: Rui Alex e Mike26

Rui Alex

Cumulus
Registo
7 Out 2015
Mensagens
125
Local
Amora
Estive a ver agora animação do Radar e agora já me parece mais certo que chegue a Setúbal e AML. A componente de movimento para norte parece-me estar mais vincada agora.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC