Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

A minha entrou agora em fase de testes e é precisamente a do LIDL que aparece na foto! :D

Bom para já é um pré teste... a estação ainda está em Lisboa e vou ter depois de a por em Coimbra. Como está em teste coloquei-a num alçapão que tenho no terraço coberto e que dá para o telhado. Ou seja está encostado a uma frincha do exterior mas numa área relativamente coberta! Em Coimbra tentarei colocá-la do lado de fora da janela... mas ainda tenho de ver o melhor sítio. A estação é porreira para começar... é pena é ter apenas o valor de humidade do sensor interno... Mas pelo preço não se pode querer tudo!

Amanhã dou os primeiros dados porque agora o sensor ainda tá a estabilizar... mas já vai nos 15 graus e a descer :p
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Pessoal tenho que por uma pequena dúvida (de novato por estas andanças).

Estou neste momento com 1013 hPa (em Lisboa), mas o IM afirma que estao 1025 hPa o que entra em concordância com as condições da noite (o céu está limpo). Presumo que tenha de reconfigurar a estação. Que valor de referência devo colocar? :huh:

Desde já obrigado pela vossa paciência... Um tipo não nasce ensinado :p

PS: Acabei por colocar a pressão do IM... já agora a temperatura desceu até aos 12 graus e continua a descer... parece que o sensor de temperatura está fino :)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

PS: Acabei por colocar a pressão do IM... já agora a temperatura desceu até aos 12 graus e continua a descer... parece que o sensor de temperatura está fino :)

É isso mesmo, ajustar sempre a pressão pela estação do IM mais próxima de nós e de preferência em situações anticiclonicas em que as isobaras estão mais separadas.
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Tb quero:sad::angry::sad:
Vou esperar pode ser que o Pai Natal traga uma...
Mas na varanda será fiável?:huh:
Viva a Académica:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D

Grande Briosa...Mais três pontos...E ja la vao duas vitorias seguidas eheh
Em relação a estas discuções sobre as estações eu comprei uma precisamente igual as imagens atras postadas em Coimbra, no Lidl da Pedrulha...mas já foi em Abril... 1º tinha ido ao de santa clara...ja nao tinham mas ligaram ao da pedrulha e ainda tinha uma...Antes dessa vez ja tinha tentado anteriormente sem sucesso:(
Já agora posso saber em que zona moras? Quando tiveres estação avisa para podermos comparar dados... Infelizmente Coimbra ainda não tem nenhuma estação na cidade... (pelos vistos está uma nos HUC mas é bastante inconstante) e a Oficial IM fica quase a dez quilómetros do centro...:angry::angry:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Bom para já é um pré teste... a estação ainda está em Lisboa e vou ter depois de a por em Coimbra. Como está em teste coloquei-a num alçapão que tenho no terraço coberto e que dá para o telhado.

Epa logo duas pessoas em Coimbra que vão arranjar uma estação...nada mau...finalmente alguem para eu comparar os meus dados...Em que região de Coimbra moras,ou em que região colocarás a estação? A minha está em Montes Claros, junto ao novo parque infantil:)
 

PedroNGV

Cirrus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
64
Local
Pinhel (620m)
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Morei 5 anos em Coimbra, sempre com seguimento das temperaturas! Pena não ter conhecimento do fórum nessa altura... :mad:
Adquiri também essa estação do Lidl! Só fiquei desiludido porque pensava que tinha sensor exterior de humidade, mas enfim... Coloquei-a junto da janela, para refectir o mais possível a humidade exterior!

Abraço!
 

PedroNGV

Cirrus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
64
Local
Pinhel (620m)
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Para o pessoal que adquiriu a estação do Lidl, não sei se já repararam que o manual refere Portugal (e inclusivamente a Grã-Bretanha) como estando no fuso -1... :eek: A minha questão é a que fuso se estarão a referir:huh: Certamente não será à hora UTC! No entando eu configurei a minha como "0" UTC, ainda que não veja grande aplicação para este parâmetro, a não ser que a estação actualize automáticamente o horário para hora de Verão/Inverno.

Minho, alguma vez reparaste para este pormenor?

Abraço!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Epa logo duas pessoas em Coimbra que vão arranjar uma estação...nada mau...finalmente alguem para eu comparar os meus dados...Em que região de Coimbra moras,ou em que região colocarás a estação? A minha está em Montes Claros, junto ao novo parque infantil:)

Eu vou colocar em minha casa em celas! moro perto aí dos Montes Claros! O jardim do parque infantil... aquele que há uns dias atrás estava bem branquinho de manhã! :p

Eu passo mais tempo no Polo II e é daí que comunico mais vezes aqui com o Forum (ainda não tenho Net em casa). No entanto não vou por a estação no polo... sinto-me mais tranquilo com ela em casa do que num sítio onde circulam centenas de pessoas. Acho que compreendem o que quero dizer ;)

Abraços
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

O melhor local para ter o sensor é sempre o mesmo, local arejado e dentro de um Radiation Shield. Existem topicos no forum de como construir um.

E isto serve para as estações de 10 EUR e para as de 10.000 EUR. :rolleyes:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Para o pessoal que adquiriu a estação do Lidl, não sei se já repararam que o manual refere Portugal (e inclusivamente a Grã-Bretanha) como estando no fuso -1... :eek: A minha questão é a que fuso se estarão a referir:huh: Certamente não será à hora UTC! No entando eu configurei a minha como "0" UTC, ainda que não veja grande aplicação para este parâmetro, a não ser que a estação actualize automáticamente o horário para hora de Verão/Inverno.

Minho, alguma vez reparaste para este pormenor?

Abraço!

Oias!

Já reparei mas normalmente não ligo nada a isso. Acerto a hora que está directamente no relógio. A estação não te altera a hora na mudança de hora inverno/verão. O único interesse que pode haver nesse parâmetro é de teres de mudar apenas o offset da hora quando se muda a hora de verão/inverno e poupar ter de acertar o relógio, coisa que não me parece nada trabalhosa :p
 

PedroNGV

Cirrus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
64
Local
Pinhel (620m)
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Oias!

Já reparei mas normalmente não ligo nada a isso. Acerto a hora que está directamente no relógio. A estação não te altera a hora na mudança de hora inverno/verão. O único interesse que pode haver nesse parâmetro é de teres de mudar apenas o offset da hora quando se muda a hora de verão/inverno e poupar ter de acertar o relógio, coisa que não me parece nada trabalhosa :p

Pois é isso!
Só achei estranho eles apontarem o fuso -1 para Portugal e Grã-Bretanha! :confused:

Abraço!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

Pois é isso!
Só achei estranho eles apontarem o fuso -1 para Portugal e Grã-Bretanha! :confused:

Abraço!

Deve ter sido feita na Alemanha e por defeito o 0 são as horas da Europa Central... penso eu :huh:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Re: Onde comprar uma estação meteorológica?

E não é que o Pai Natal deixou por aqui uma Bluesky BWS 689:eek::thumbsup::p
Obrigado Pai Natal
Continuação de boas festas para todos