Aquecimento Global

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
2000 cientistas estão reunidos em Paris para debater o aquecimento global , denunciando que não estão a ser cumpridos os parâmetros acordados para a diminuição de co2 e que o desastre climático ( faz - me lembrar o filme " o dia depois de amanha " , onde o protagonista afirma que o cataclismo pode demorar apenas poucos seculos e de repente , ocorre de um dia para p outro ) pode estar próximo .

Isto fez - me ficar um pouco pensativo , nunca tinha ouvido um cientista afirmar tao diretamente que poderemos estar a beira do desastre
CClimático , um termo muito forte . E se o desastre climático ocorresse mesmo nos tempos mais próximos ?

Ha muita gente que pensa que o aquecimento global vai dar para ir mais vezes a prais e que os paises frios vão ficar mais amenos .

Nada mais enganador , Segundo os estudos que li , o aquecimento global vai provocar fenômenos violentos , muito violentos , para alem de tornar inférteis vastas zonas que por agora são férteis ( devido ao excesso de calor e falta de agua ) .
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Durante mais de 30 milhões de anos depois de os primeiros dinossauros aparecerem na Terra, estes animais optaram sempre por viver fora da região equatorial, vivendo ora num hemisfério ora noutro e atravessando o Equador sempre que necessário, mas sempre sem se fixarem nesta zona tropical. Os únicos dinossauros que optavam por viver nesta zona eram carnívoros de pequeno porte.

Este longo período em que os grandes carnívoros e herbívoros não habitaram as baixas latitudes é uma das grandes questões sobre a ascensão dos dinossauros sem resposta. Porém, uma nova investigação vem dar resposta à questão.

O novo estudo feito por uma equipa internacional de cientistas conseguiu recriar com detalhe as condições climatológicas e ecológicas de há mais de 200 milhões de anos na região de Ghost Ranch, no estado norte-americano do Novo México, um local rico em fósseis do Período Triásico Superior.

Grandes incêndios, secas, falta de alimentos e alterações climáticas extremas são alguns dos factores que ajudam a explicar a escassez de dinossauros nesta região do globo ao longo de mais de 30 milhões de anos.

“Os nossos dados indicam que não era um local divertido”, afirma Randl Irmis, um dos autores do estudo e professor assistente na Universidade do Utah, cita o Discovery News. “Era um tempo de extremos climáticos que oscilavam de forma imprevisível e os grandes dinossauros herbívoros não conseguiam subsistir na região equatorial”, explica o investigador.

A investigação é a primeira a fornecer dados detalhados do clima e ecologia durante o aparecimento dos dinossauros. Os resultados são igualmente importantes para se melhor perceber o aquecimento global provocado pela actividade humana. Os níveis atmosféricos de dióxido de carbono (CO2) durante o Triásico Superior eram quatro a seis vezes superiores aos actuais. “Se continuarmos com o padrão actual de emissões, poder-se-ão desenvolver condições semelhantes num mundo com elevadas concentrações de CO2, que destruirão os ecossistemas a baixas latitudes”, acrescenta Irmis.

As conclusões foram publicadas na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

http://greensavers.sapo.pt/2015/07/...nossauros-nunca-viveram-na-regiao-equatorial/
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Estando a ler este livro, não deixo de ver algumas semelhanças entre o tabaco e o aquecimento global. Um deles foi e outro continua a ser um tópico muito controversos. Basta ver a história do primeiro tópico controverso para se chegar à conclusão que certas coisas só se tornam óbvias muito tempo depois por diversos motivos:

Vkd857o.png


lWQbXTB.png


---

cZRzlUH.png


Não tenho dúvidas que os relatórios do IPCC tenham problemas. Não tenho dúvidas que alguns dados possam ter sido distorcidos, que haja interesses encapotados (das renováveis e das petrolíferas) e que algumas pessoas possam ter exagerado as conclusões para criar uma situação de emergência (os humanos são reativos, raramente previnem algo). Há pouco tempo saiu isto (2013), algo que dificilmente acontecerá:

An ongoing US Department of Energy-backed research project led by a US Navy scientist predicts that the Arctic could lose its summer sea ice cover as early as 2016 - 84 years ahead of conventional model projections.

http://www.theguardian.com/environment/earth-insight/2013/dec/09/us-navy-arctic-sea-ice-2016-melt

A Terra é um sistema muito complexo. As várias conecções não são obviamente lineares (acidificação dos oceanos, diminuição da espessura mas não da extensão das calotas polares...). Como no tabaco, penso que será necessário passar mais algum tempo e haverem mudanças inegáveis e algo dramáticas para que conclusões mais livres de ruído surjam. Infelizmente cai-se no erro de generalizar pequenos eventos como um inverno mais frio ignorando as secas brutais noutros locais e etc.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Galactica

Cirrus
Registo
12 Mar 2013
Mensagens
19
Local
Lagoa
Só quero deixar claro que concordo que a Humanidade deva procurar minimizar os efeitos nocivos nesta nossa única casa planetária, procurar por formas de energia mais ecológicas, mas deixo aqui "food for thought", para ver além da propaganda:
- http://www.livescience.com/1349-sun-blamed-warming-earth-worlds.html - "Sun Blamed for Warming of Earth and Other Worlds"
- http://www.canada.com/nationalpost/story.html?id=edae9952-3c3e-47ba-913f-7359a5c7f723 - " Look to Mars for the truth on global warming - Climate change is a much, much bigger issue than the public, politicians, and even the most alarmed environmentalists realize."
- http://www.climatedepot.com/2013/12...ther-little-ice-age-within-the-next-30-years/ - "
New paper by Russian solar physicist by Habibullo Abdussamatov predicts another Little Ice Age within the next 30 years"
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Basicamente as mudanças climatéricas estão a acontecer mais rapidamente que o normal devido à acção do homem. A vida na terra é feita de ciclos, o que nós estamos a fazer é permitir que o próximo ciclo chegue mais depressa. Também já li que o homem vai presenciar uma idade do gelo muito em breve.
 
Última edição: