Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Calma, que em 2008, também tivemos um Outono monótono como tudo depois o inverno foi histórico ( ainda me lembro das máximas de 2 graus e de estradas cortadas devido a neve a poucos km do mar:D) .

Mas reconheço que este tempo vai aborrecido como tudo, ainda hoje me senti tentado a desligar o aquecimento em minha casa. A 3 semanas do natal, algo não vai bem. :intrigante:

E possível que o " El nino " esteja também a ter alguma influência nisto a par das alterações climáticas ( o termo aquecimento global está a ser abandonado, atenção) .

Cada vez há mais fenómenos extremos fora de época. Dou 3 exemplos para a minha zona este ano:
1 - a maior tempestade de vento ocorreu em maio
2- a maior vaga de calor ocorreu no final maio / início Junho
3 - o maior período de chuva intensa e continua ocorreu no início de Setembro

Três exemplos que neste é noutros anos tem vindo a ocorrer cada vez mais fora de época!

Se calhar, ainda levamos com uma vaga de frio em Abril ou maio, nunca se sabe...


Para já, não se vislumbra nada de extraordinário para os próximos tempos. Enquanto que a costa leste da América do Norte não começar a ter grande instabilidade, para cá não vem nada de jeito. :mad:
Basta recuarmos 2 anos, novembro nesse ano também foi pouco chuvoso mas muito frio, lembro me de grandes geadas, mas este ano até nisso temos pouco, só começou a chover no dia 24 de dezembro, e a partir dai foi sempre a chover e muitas e grandes cheias...veremos com será com o avançar de dezembro, era bom que isto mudasse depressa...pelo menos para temperaturas da época porque para chover é sempre mais difícil...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tenham calma, as coisas vão mudar lá para meados de Dezembro :rolleyes::hmm:

FgwRlLP.png
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Realmente as temperaturas andam mesmo fora do vulgar. Pode dizer-se que já houve anos com temperaturas altas por esta altura, mas não me recordo de estarem altas por um período muito longo, como agora. Digam o que disserem, isto não é normal, é uma verdade de la Palice.
Acredito que a chuva só deve regressar lá para meados de Dezembro...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A Europa debaixo do " monstro"

Isto nem para frio dá:

KeCiIJI.png


qqPTNZS.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sei que as previsões para +240h são (quase) tiro no escuro, mas sou só eu que vejo uma "luz ao fundo do túnel" no dia 12? :unsure:


A uns tempos atrás, a luz ao fundo do túnel era para o final de Novembro...

Esta sempre a ser adiado, o que só mostra a forca do AA.

Mudança de padrão para os próximos tempos?
- Neste momento apenas uma miragem...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
A uns tempos atrás, a luz ao fundo do túnel era para o final de Novembro...

Esta sempre a ser adiado, o que só mostra a forca do AA.

Mudança de padrão para os próximos tempos?
- Neste momento apenas uma miragem...
O menos necessário é o que nunca é adiado...assim será nos próximos tempos.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O menos necessário é o que nunca é adiado...assim será nos próximos tempos.


Eu desconfio que vamos levar com o anticiclone até ao final do ano. A haver uma mudança, ocorrerá no início de Janeiro. Se não acontecer, será provavelmente mais um ano perdido ( para quem gosta de entradas de massas de ar frio a sério e neve) .
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu desconfio que vamos levar com o anticiclone até ao final do ano. A haver uma mudança, ocorrerá no início de Janeiro. Se não acontecer, será provavelmente mais um ano perdido ( para quem gosta de entradas de massas de ar frio a sério e neve) .

Será extremamente atípico se não caír uma gota de água em Dezembro e terminar o mês a 0 mm, penso que a partir da 2ª quinzena deverá começar a chover. :unsure:

Em relação ao frio e neve, os meses mais favoráveis e até sob o ponto de vista histórico, costumam ser Janeiro/Fevereiro :cold:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Será extremamente atípico se não caír uma gota de água em Dezembro e terminar o mês a 0 mm, penso que a partir da 2ª quinzena deverá começar a chover. :unsure:


Cá no NO, pelo menos, há - de sempre chover alguma coisa, mas temo que o AA não desarme e que caia apenas, nos próximos tempos, alguns aguaceiros esporádicos e muito tímidos como hoje.

Mas esta situação não seria virgem, em Dezembro de 1994 ( ano muito similar à este, atenção) , se não estou em erro, Dezembro teve 0 mm ou perto disso. Choveu bem até ao início de novembro, mas depois esteve quase 2 meses sem chover. Espero que não continue o deja - vu, pois esse Outono ( a partir de novembro) / inverno / Primavera foi Historicamente seco.
Curiosamente, compensou no verão seguinte, com um Verão extremamente chuvoso.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.